ago 07

A iniciativa da docente Paula Ferreira Vermeersch de introduzir na Biblioteca da Unesp um espaço destinado à História das Artes e da Arquitetura – através de um Acervo Cultural – obteve a mais ampla repercussão. Como conseqüência desse elogiável trabalho que começou na Rede Social é que já existem mais de 150 obras em Exposição. E o mais importante: todas elas vieram espontaneamente (mediante doação por parte de voluntários), incluindo a própria autora dessa iniciativa, que foi a primeira a oferecer nada menos que 50 obras de seu acervo pessoal.

Paula é integrante do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – com graduação e pós-graduação em Teoria e História Literária. Recentemente viajou para a Estônia, realizando importante trabalho de pesquisa na área de sua especialidade. Na volta, trouxe inclusive algumas idéias que pretende colocar em prática na região de Presidente Prudente. Uma delas é a de levantar todas as manifestações artísticas e culturais que se desenvolvem no interior do país, com destaque especial para a música folclórica.

Quanto ao Acervo História das Artes e da Arquitetura (nas dependências da Biblioteca da Unesp) ela prestou informações da mais alta relevância: Nós temos já, cerca de 150 obras, que podem ser divididas em algumas coleções. A saber: 1º – Da Editora alemã Taschen que publica alguns títulos sobre artistas, como: Van Gogh, Gauguin, Cézanne, entre outros. 2º – Da Editora brasileira Cosac & Naify, especializada na publicação de títulos sobre períodos históricos e movimentos estéticos, como: “A Arte no Século de Ouro Espanhol”.

Paula Ferreira Vermeerscch acrescenta outros ítens: 3º – Doação de Oscar D’Ambrósio – Jornalista e Crítico de Arte – que trabalha no Setor de Comunicação da Reitoria da UNESP, que nos enviou todos os títulos que escreveu sobre artistas brasileiros. 4º – Alguns Dicionários sobre artistas e movimentos, em Português e Inglês. 5º – Coleções diversas, como: Grandes Pintores, da Abril Cultural.

Todas as obras recebidas até agora, já se encontram em Exposição no Espaço Cultural destinado ao Acervo História das Artes e da Arquitetura, junto à Biblioteca da Unesp. E por se tratar de um Acervo precioso com obras de alto valor artístico, cultural e científico não será permitida sua retirada do local. Mas o acesso para visualização ou pesquisa, está liberado a todos os interessados – disse Paula.

Cumpre ressaltar a gentileza de alguns doadores, como os Bibliófilos de Campinas e São Paulo, Artistas, Tradutores e pessoas ligadas à área cultural, que se comunicaram com a Direção da Faculdade e da Biblioteca da Unesp, no sentido de cooperar com a brilhante iniciativa de implantação do Novo Acervo Cultural e Científico. A resposta foi altamente positiva – segundo a Professora Paula – e somente de Campinas foram disponibilizados 70 livros que virão para enriquecer a Biblioteca com uma nova coleção sobre Acervos de Museus.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Banner exposto no interior da Biblioteca da UNESP anuncia a implantação do novo Acervo – histórico, cultural e científico – e informa que os primeiros títulos já estão disponíveis para consulta da comunidade.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Professora Paula Ferreira Vermeersch – além de fazer parte como Docente do Departamento de Geografia – é Doutora em Teoria e História Literária, com dedicação especial ao novo Acervo criado na FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Este foi o 1º resultado obtido com o apoio de voluntários, que atenderam ao chamamento da Profª Paula (através de uma Rede Social), de formar o Acervo da História das Artes e da Arquitetura em Prudente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Todas as expectativas foram superadas, graças ao apoio recebido de vários pontos, juntamente com Instituições, Editoras e Profissionais da Área de Comunicações. Entre eles, o Jornalista Oscar D’ Ambrósio, da Reitoria da Unesp.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.