ago 03

O 2º semestre de 2013 registrou no 1º dia, uma defesa pública de dissertação de Mestrado/Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente. A candidata inscrita, Tatiane Potela Vinhal se apresentou logo cedo no Anfiteatro VII, tendo como Orientadora a Profª.Drª. Renata Junqueira de Souza, do Departamento de Educação da FCT/UNESP.

A Banca Examinadora (além da Orientadora já citada), contou também com a presença e participação da Profª.Drª. Maria Betania Platzer , docente da Univesidade Federal de São Carlos/SP e Prof.Dr.Odilon Helou Fleury Curado, do Departamento de Lingúistica da Faculdade de Ciências e Letras de Assis/SP. Os trabalhos tiveram início às 08hs da manhã, e só foram concluídos por volta das 11ho00.

O tema escolhido pela Mestranda foi: A produção textual na Escola e a prática docen te na sala de aula: Dos materiais aos documentos oficiais – o caso de uma 4ª e 5ª séries de Presidente Prudente-SP. Trata-se de um trabalho vinculado à linha: “Infância e Educação”, do Programa de Pós-graduação em Educação da FCT/UNESP de Presidente Prudente/SP.

E por essa razão preocupa-se em investigar os processos educativos; em particular, o ensino da escritas nas 4ªs e 5ªs séries, mediante na análise dos materiais didáticos e a prática docente.Para desenvolver suas atividades na área de pesquisa, Tatiane usufruiu de bolsa concedida pela FAPESP.

Profundas mudanças a partir de 1980

A candidata ao Mestrado, Tatiane Portela Vinhal, destacou em seu trabalho de pesquisa importantes informações, sob a forma de resgate histórico. E acentua que profundas mudanças ocorreram no ensino do país, a partir de 1980, cujas alterações refletiram na educação no que tange à política e concepções que começaram a permear as práticas escolares. Cita a seguir: “no campo político, temos em 1996 a Lei de Diretrizes e Bases que norteia a educação nacional e fomenta a elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais em 1997.

Esse documento torna-se referência para todas as escolas públicas nacionais. Na esfera educacional, novas perspectivas conduzem os pesquisadores a refletir sobre a escola que se tem e a instituição que se quer. Entre as características marcantes dessa concepção está a linguagem como atividade internacional em um contexto histórico e sociocultural. Em face disso, o texto passa a desempenhar um papel crucial, uma vez que nele se constitui a interação dos sujeitos que o realizam para determinado fim; e a escrita é uma das manifestações.

Mestranda Tatiane lembra que “entre os recursos disponíveis em sala de aula, elegemos os manuais didáticos distribuídos pela Secretaria do Estado de Educação de São Paulo, já que esses se fazem presentes nas instituições públicas paulistas de ensino. Os procedimentos metológicos desse estudo de caso de abordagem qualitativa, organizaram-se em quatro eixos: a pesquisa bibliográfica que o sustenta teoricamente e uso dos materiais em duas instituições públicas e ensino do município de Presidente Prudente/SP”.

Componentes da Comissão Examinadora teceram considerações sobre o trabalho apresentado por Tatiane Portela Vinhal, com elogiosas referências ao seu conteúdo. O Prof.Odilon Helon Fleury Curado chegou mesmo a declarar que o texto elaborado pela Mestranda “tem uma série de peculiaridades”. E por isso, justifica sua publicação em livro didático que ele recomenda.

A defesa de dissertação de Mestrado/Educação por Tatiane Portela Vinhal foi a primeira do 2º semestre do ano no Câmpus da FCT/UNESP em Pres.Prudente/SP.

Para desenvolver seu trabalho de pesquisa (Mestrado/Educação), Tatiane contou com a Orientação da Profª.Drª. Renata Junqueira de Souza, do Departamento de Educação da FCT/UNESP.

O Anfiteatro VII da FCT/UNESP recebeu muitos colegas, amigos e familiares da Mestranda Tatiane – além dos membros da Comissão Examinadora – no dia 1º de Agosto de 2013.