jun 07

Na primeira 4ª feira do mês (05/Junho) a partir das 14hs, realizou-se no Anfiteatro VI da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – mais uma dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada e Computacional. A defesa pública foi feita pelo candidato Juliano Aparecido Verri, tendo como Orientador, o Prof.Dr.Marcelo Messias, do Departamento de Matemática, Estatística e Computação (Vice-Diretor) da FCT/UNESP.

Os demais integrantes da Comissão Examinadora foram o Prof.Dr.Luis Fernando de Osório Mello e a Profª.Drª.Vanessa Avansini Botta Pirani, ambos do Departamento de Matemática, Estatística e Computação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp. O tema da dissertação defendido foi: “Estabilidade global e bifurcação de HOPF em um modelo de HIV baseado em Sistemas do tipo Lotka-Volterra“. Para desenvolver seus trabalhos de pesquisa, Juliano usufruiu de bolsa concedida pelo PROPG/UNESP.

Estudo de modelos biológicos

Juliano Aparecido Verri abre seu relato nesta defesa de dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada e Computacional fazendo um estudo de modelos biológicos (do tipo Lotka-Volterra), utilizando como ferramenta principal a teoria qualitativa das equações diferenciais ordinárias. Abordamos – diz ele – no plano e no espaço, alguns modelos do tipo predador-presa.

“Analisamos os comportamentos das soluções sob a variação dos parâmetros e tratamos com detalhes a bifurcação de Hopf, que dá origem a uma órbita periódica isolada (ciclo limite).Estudamos também um teorema devido a Li e Muldowney [16] sobre a estabilidade global de um ponto de equilíbrio, para um sistema x = f (x), x E R 72 “.

Juliano complementa sua defesa de dissertação: “Aplicamos esse resultado no estudo de um modelo de HIV tridimensional, provando a estabilidade global de um ponto de equilíbrio, para certos valores dos parâmetros. Para o mesmo modelo, verificamos a ocorrência de uma dupla bifurcação de Hopf, que leva ao surgimento e posterior desaparecimento de um ciclo limite, ao variarmos um dos parâmetros envolvidos no sistema” – ressalta.

As bifurcações de Hopf ocorrem simultaneamente à perda de estabilidade global do ponto de equilíbrio – conclui o Mestrando.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Juliano Aparecido Verri fez sua defesa de dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada e Computacional, tendo como Orientador, o Prof. Dr.Marcelo Messias.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Mãe e a Irmã de Juliano, acompanharam a defesa pública no Anfiteatro VI da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – por mais de uma hora, até o Veredictum final.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Concluída satisfatoriamente mais essa missão e declarado “Aprovado”, o Mestrando é cumprimentado e abraçado pelo Orientador e por todos os integrantes da Comissão Examinadora, reunidos no Anfiteatro VI da FCT/UNESP.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.