nov 04

Foi um gesto digno de registro: mais de trinta estudantes universitários do Curso Ciência da Computação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp de Presidente Prudente, decidiram com o apoio da direção da Faculdade, docentes e dirigentes da Empresa Junior de Computação/EJCOMP a se incorporar aos doadores de sangue, dirigindo-se até o Núcleo de Hemoterapia da Santa Casa, onde expontaneamente deram sua preciosa contribuição.

Ao todo, 61 bolsas coletadas, o que representa significativo apoio à causa da Santa Casa de Presidente Prudente. O conteúdo de cada bolsa precisa passar por um processamento, daí extraindo Plasma e Concentrado de Hemácea. Se o paciente tiver deficiência de Proteina, receberá o Plasma devidamente processado. Pelo menos, esta foi a informação que nos passaram a respeito do assunto.

A iniciativa de doar sangue ao Núcleo de Hemoterapia de Presidente Prudente surgiu durante a realização da XI Semana da Computação da Unesp, evento científico e cultural que se desenvolve todos os anos. Lançada a ideia, houve aprovação imediata; e de um total de 170 estudantes, pelo menos 20º aceitaram a proposta de participar de uma campanha humanitária: doar sangue para salvar vidas . Então, ficou acertado um translado do minicurso verificado no final do dia (25 de Outubro) para um auto-ônibus que os aguardaria na saída da Universidade, o que foi feito exigindo cerca de 20 minutos para cumprir o percurso até chegar à Santa Casa.

A frente dos voluntários estiveram alguns professores e dirigentes da Empresa Junior de Computação, com destaque especial para o Diretor-Presidente do EJCOMP, Gabriel Spadon de Souza e os demais Diretores: Antonio Carlos B.Garçon, Caue Pizoll, Gustavo da Mota Ramos, Pedro Henrique Gomes Andrade, Carolina Chaves, João Lucas Pattaro Costa, Bruno Assis e Thiago Lima. A Comissão Organizadora da XI Semana da Computação: Profs. Drs.:Marco Antonio Piteri, Celso e Almir Olivette Arteiro, Danilo Medeiros Eler e Milton Hirokazu Shimabukuro.

Estudantes da FCT/UNESP (Curso Ciência da Computação) embarcam em ônibus especial com o propósito de doar sangue à Santa Casa.Iniciativa da Empresa Junior de Computação/EJCOMP.*

O trajeto percorrido entre a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp e a Santa Casa (Núcleo de Hemoterapia de Pres.Prudente) onde os voluntários farão a doação, dura pouco mais de vinte minutos. *

Aqui, todos têm a obrigação de fazer o seu cadastro com dados pessoais a fim de passar por um exame preventivo e de avaliação do tipo de sanguínio e das condições de sanidade de cada doador.

Desta vez, até os funcionários que prestam serviços ao Nucleo de Hemoterapia da Santa Casa ficaram impressionados com a disposição dos estudantes, em número superior ao previsto: 34 voluntários.

A coleta de sangue é fator importante para manter a Santa Casa em condições de dar atendimento à sua imensa clientela, cujos pacientes vem de toda parte. O gesto dos estudantes da Unesp foi um ato digno de registro.

A Empresa Junior de Computação – EJCOMP – cumpriu sua missão humanitária de apoio e reconhecimento das causas nobres em favor dos menos favorecidos pela sorte. No balanço final: 61 bolsas de sangue coletadas!