nov 01

No período compreendido entre 22 a 26 de Outubro realizou-se a XI Semana da Computação – Unesp – Presidente Prudente – com grande número de participantes e no balanço final, excelentes resultados. O evento sediado no Auditório da Faculdade de Ciências e Tecnologia foi aberto na noite de 22 de Outubro pelo Prof.Dr.Marcelo Messias, seguindo-se a 1ª.palestra ministrada pelo Prof.Dr.Rafael Carlos Alcântara Tamamaru que abordou o tema:”Inovação e estratégia em empresas Startups”.

Os demais temas abordados versaram sobre: Telecomunicações e TI a Convergência gerando oportunidades (Carlos Henrique Dias); Tendências e Perspectivas no Desenvolvimento e Utilização de Recursos Educacionais Abertos (Ellen Francine Barbosa); Reconhecendo pessoas em cenas – Biometria não cooperativa (Adilson Gonzaga); Recrutamento e Seleção – Aspectos relevantes no processo seletivo (Joana Braga Bronze).

No enfoque geral, a Semana da Computação em sua décima primeira versão (sob a Coordenação do Curso de Ciência da Computação) foi constituída por Minicursos, Oficinas, Palestras e Mesa redonda no encerramento do evento. Também o que alcançou repercussão – especialmente no meio social e comunitário – foi a iniciativa da Empresa Junior de Computação/EJCOMP – de promover uma mobilização para coleta e doação de sangue ao Núcleo de Hemoterapia da Santa Casa de Presidente Prudente.

Face à essa decisão adotada pelos voluntários – com o apoio da Direção da Unesp e EjComp – e de forma expontânea, 34 estudantes de graduação do curso de Ciências da Computação foram conduzidos até o Hemocentro da Instituição, onde incorporados e num gesto profundamente humano doaram 61 bolsas de sangue. Foi um fato digno de registro e louvores.

No balanço geral do evento 2012 foram registradas: 170 inscrições e desenvolvidas cinco palestras e três minicursos. Entre os palestrantes convidados participaram inúmeros docentes, dentre os quais: Adilson Gonzaga (EESC-USP); Carlos Henrique Dias (HP); Ellen Francine Barbosa (ICMC-USP); Joana F.M.Bronze (Meta RH) e Rafael Carlos Alcântara Tamamarui (Geobuilder), como Palestrantes.

Da Mesa redonda que marcou o encerramento da Semana da Computação na Unesp de Presidente Prudente, houve participação inclusive estudantes e ex-estudantes do curso de Ciências da Computação na FCT/UNESP. Renan Ricardo Tateoka; Rafael Messias Martins, Maila Zorzan dos Santos, Gabriel Spadon e Joana Braga Bronze tiveram atuação destacada, não só durante suas apresentações. Mas também na Interação, com perguntas e respostas sobre os mais diferentes assuntos ligados ao tema desenvolvido pelos integrantes da mesa.

O Prof.Dr.Marcelo Messias – Vice-Dir.da FCT/UNESP – presidiu o ato de abertura de mais um evento que reuniu cerca de 170 inscritos.

O Prof.Dr.Marco Antonio Piteri coordenou a XI SECOMP/2012. E o 1º palestrante o Prof.Dr.Rafael Carlos Alcântara Tamamaru

Professores, alunos, ex-alunos e convidados especiais participaram da XI Semana da Computação na Unesp, campus de Presidente Prudente.

Na etapa final,Mesa redonda com a participação da palestrante Joana Braga Bronze (da Meta RH), estudantes,ex-estudantes e convidados.

Cada participante desempenhou seu papel da melhor forma. E as dúvidas levantadas, foram esclarecidas pelos integrantes da mesa.

Aqui, um detalhamento geral dos componentes da mesa, de conformidade com a programação da Semana da Computação da Unesp.

Ao lado do Prof.Marco Antonio Piteri e outros palestrantes, alunos do curso de graduação em Ciências da Computação da FCT/UNESP.