out 02

Nada menos que três dissertações de Mestrado (duas do Programa de Geografia e uma na área de Educação) marcaram a última semana do mês de Setembro de 2012 na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – defendidas pelos candidatos: Michelle Venâncio Kituti (dia 27); Simone Maria Carlos Gakya e Rodrigo Cezar Criado (dia 28). Orientadores: Profª.Drª.Renata Maria Coimbra Libório, Prof.Dr.Klaus Schluzen Junior e Prof.Dr.Edson Luiz Piroli, respectivamente. As defesas públicas ocorreram no CPIDES e Anfiteatro VI da FCT/UNESP.

No Programa de Educação, as dissertações versaram sobre: “Políticas educacionais e concepções de Licenciandos sobre violência sexual” e “Formação continuada e inclusão escolar de alunos com deficiência: concepções, sentimentos e praticas de educadores da Rede Municipal de Ensino de Presidente Prudente”. Já o Programa de Geografia, definiu como tema a “Análise do uso da terra nas áreas de preservação permanente dos corpos d’água da Bacia do Córrego Espraiado, com técnicas de Geoprocessamento como subsidio para pagamento por Serviços Ambientais”.

Da 1ª. Banca Examinadora fizeram parte os Profs. Drs.: Renata Maria Coimbra Libório, do Deptº de Educação/Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente; Maria Ângela Mattar Yunes, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (por Sk ype) e Maria de Fátima Salum Moreira, do Deptº de Educação da FCT/UNESP.

Pela 2ª. Banca atuaram os Profs. Drs.: Klaus Schlunzen Jr., do Deptº de Matemática, Estatística e Computação da FCT/UNESP; Maria Luiza Furlan Costa, do Deptº de Fundamentos da Educação/Universidade Estadual de Maringá/PR e Maria de Fátima Salum Moreira, da FCT/UNESP. Da 3ª Banca, os Profs.Drs.:Édson Luiz Piroli, da Coordenadoria de cursos/Unidade Ourinhos; Antonio Cezar Leal, do Deptº de Geografia da FCT/ UNESP e Rodrigo Lila Manzione, da Coordenadoria de cursos/Unidade Ourinhos.

Resumo dos trabalhos apresentados

Michelle Ikefuti relata: O presente trabalho vinculado à linha de pesquisa teve como objetivo identificar o nível de conhecimento que os futuros professores dos cursos de licenciatura de três campus da Unesp têm acerca da violência sexual e temas afins, bem como elucidar se essa temática é trabalhada dentro das Faculdades (Araraquara, Prudente e S.J.do Rio Preto). Como resultado, percebemos que nas 3 unidades os alunos não se sentem preparados para lidar com casos de violência sexual. Ressaltam ainda que a maioria deles nunca teve o tema abordado em alguma disciplina no processo de formação inicial, esperando que esse estudo possa gerar reflexões.

Simone Gakya analisa as potencialidades e indicadores quanto à presença de novas posturas e práticas frente à exclusão, influenciadas pelo Curso de Aperfeiçoamento “Tecnologia Assistiva, Projetos e Acessibilidade: promovendo a inclusão”. A pesquisa envolveu outros instrumentos de coleta de dados e baseou-se os princípios da abordagem qualitativa. O resultado revelou as características do contexto de atuação dos Cursistas, os dilemas pessoais vividos com o processo de inclusão, bem como os indícios de superação. O medo do novo (do diferente), sentimentos de insegurança, descrença, despreparo profissional e outras manifestações revelaram que o processo de formação continuada promoveu novas reflexões, posturas e práticas pedagógicas junto ao aluno com deficiência . Na Sala comum; antes não vislumbradas entre os Educadoras da Rede Municipal de Ensino de Presidente Prudente.

Rodrigo Cezar, orientado pelo Prof.Dr. Piroli, da Unidade de Ourinhos aborda a questão das APPs com a utilização do Sistema de Informações Geográficas (com imagens do Satélite) e declara: Baseando-se no Código florestal brasileiro, procurou-se identificar os usos adequados e inadequados das APPS. Após identificar os usos inadequados nas APPS procurou-se desenvolver debates a respeito dos usos hídricos e pagamento por serviços ambientais, com ferramentas de auxílio à gestão ambiental na bacia hidrográfica do Córrego Espraiado. Nessa área, 34% das APPS encontram-se com uso indevido, necessitando ser isoladas com plantio de espécies florestais nativas.

Michelle Venâncio Ifuti, candidata do Programa de Pós-graduação em Educação, defendeu dissertação de Mestrado perante a Banca Examinadora, tendo como Orientadora a Profª.Drª. Renata Coimbra Libório/Deptº de Educação da FCT/UNESP.

Também fizeram parte da Banca Examinadora, a Profª.Drª: Maria Angela Mattar Yunes (por Skype-Online),da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Profª.Drª;Maria de Fatima Salum Moreira, do Deptº de Educação da FCT/UNESP.

Simone Maria C. Gakya fez sua defesa de dissertação de Mestrado/Programa de Pós-gaduação em Educação perante a Banca Examinadora, tendo como Orientador o Prof.Dr.Klaus Schlunzen Jr/Deptº de Matemática,Estatística e Computação da FCT/UNESP.

Demais integrantes da Banca Examinadora, constituída pelas Profªs.Drªs: Maria Luisa Furlan Costa,do Deptº de Fundamentos da Educação/Univ.Estadual de Maringá/PR

Rodrigo Cezar Criado defendeu dissertação de Mestrado/Progama de Pós-graduação em Geogafia, tendo como Orientador o Prof.Dr.Edson Luiz Pi roli, da Coordenadoria de Curso da Unidade de Ourinhos.

Os Profs.Drs.Antonio Cezar Leal, do Deptº de Geografia da FCT/UNESP e Rodrigo Lilla Manzione, da Coordenadoria de Curso da Unidade de Ourinhos também fizeram parte da Banca Examinadora, ao lado do Orientador.