out 01

Programação especial, elaborada pelo Conselho do Curso de Estatística e Departamento de Estatística da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – marcou a realização da XIV Semana da Estatística e Workshop de Análise Estatística em dados médicos. O ato de abertura realizou-se na manhã de 26 de Setembro de 2012 sendo presidido pela Profª. Dra.Yoshie Ussami Ferrari Leite. Como parte integrante da mesa, a Coordenadora do Curso de Estatística Profª.Drª.Aparecida Donizete Pires Leite e Prof.Dr.Mario Tarumoto, Chefe do Departamento de Estatística da FCT/UNESP . O evento tradicional foi dedicado este ano ao Prof.Dr.Jorge Alberto Achcar, que recebeu as mais expressivas homenagens.

Ao lado do ilustre homenageado estiveram: o Prof.Dr.Edson Z.Martinez, representando a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/FMRP-USP; a Profª.Drª. Vilma Mayumi Tachibana, do Curso de Estatística e o Prof.Dr.Fernando Antonio Moala, ambos da FCT/UNESP e o Prof.Dr.Josmar Mazuchelli, da Universidade Estadual de Maringá/UEM-PR que traçou o perfil do Prof.Dr.Achcar, desde o inicio de sua carreira (na IBILCE de S.J.do Rio Preto em 1971), até sua mais alta projeção de liderança e empreendedorismo, com publicações conjuntas e de repercussão nacional e internacional.

O Prof.Jorge Alberto Achcar possui Graduação em Matemática pela UNESP; Mestrado em Estatística pela IME-USP (S.Paulo 1975); Doutorado (PhD) em Estatística pela Universidade de Wisconsin-Madison/EUA (1972). Obteve o título de Professor Livre Docente pela ICMC-USP (1990) e possui Pó-Doutorado pelas Universidade de Nottingham/Inglaterra; de Strathchyde/Escócia; Connecticut e Carnegie-Mellon/EUA. O Professor Achcar é também bolsista de Produtividade em pesquisa do CNPq – Nível 1 – B; e também Professor Visitante em diversas Universidades brasileiras e estrangeiras.

Ele também atua como Docente na UNESP, UFSCAR e USP na área de Estatístico, desde 1974. Atualmente exerce atividades profissionais como Professor Colaborador no Departamento de Medicina Social da USP, campus de Ribeirão Preto e como Docente do Programa de Pós-graduação em Matemática Aplicada e Computacional da FCT/UNESP. Tem atuado em docência e pesquisa em diversas áreas de Estatístico – com ênfase em inferência Bayeriana – Estatístico aplicada à Medicina, Engenharia e Economia, Análise de sobrevivência e credibilidade, probabilidade, planejamento de experimentos, ingerência estatístico, análise multivariada e processos estocásticos aplicados.

Segundo suas próprias palavras, no período de 1994 até 2012 ele escreveu 159 artigos, outros 9 textos aguardam publicação; prestou orientação em 7 teses de Doutoramento; 36 dissertações de Mestrado; 14 monografias de especialização e diversos trabalhos de conclusão do curso de graduação. Na área de pesquisas, ênfase especial na Estatística Aplicada – com publicações em inúmeros periódicos nacionais e internacionais.

Destaque – Principais publicações
São exemplos de trabalhos do Prof.Dr.Jorge Alberto Achcar: Statistic in Medicine; Communications in Statistics, Statistics, The Statistics, Biometrical Journal; Annals of the Institute of Statistical Mathematics, Computational Statistics and Data Analysis; Journal of Biopharmaceutical Statistics; Journal of Applied Statistics; Braziian Journal of Probabili ty; Journal of Epidemiology; Memórias do Instituto Oswaldo Cruz; Journal of Applied Statistics Science; Aplied Economics; Journal of Italian Statistical Society; Envirometrics, entre outras. Possui comunicações científicas com artigos completos e resumos publicados em destacados congressos nacionais e internacionais.

Ao receber um Cartão de Prata entregue pela Profª.Drª. Aparecida D.P.de Souza em nome de todos os integrantes do Curso de Estatística (incluindo o Departamento), por seus docentes e discentes, seguiu-se a entrega como lembrança de outro presente ao homenageado, que ao mesmo tempo, ouviu mais palavras elogiosas a seu respeito. Foi uma manifestação que veio de ex-companheiros de Universidade. Os oradores falaram sobre sua atuação em todos os campos da Matemática e da Estatística no Brasil e no mundo. E o sempre querido Professor Jorge Alberto Achcar fez seu pronunciamento de improviso, relembrando diversas passagens e agradecendo a lembrança de seu nome para as homenagens da FCT/UNESP.

Ele acentuou que “a Estatística é um desafio fantástico! Com a abertura de novos campos é muito importante e representa uma contribuição nova para a comunidade. São muitos os desafios e a Medicina é área contrastante, mas promissora. Tive as portas abertas desde que saí, após concluir meu curso na FCT/UNESP. A Indústria precisa de inovações e este é o momento de fortalecer a Estatística a fim de valorizar a Profissão. Fico muito feliz em participar dos projetos de Estatística no Brasil e no Exterior”.

O homenageado disse mais: ”Estamos apenas começando. Fui um fã incondicional do desenvolvimento; temos Estatística bem feita. E como exemplo, cito a Embrapa e a pesquisa é muito gratificante. Este é o momento de fortalecer a Estatística e valorizar a profissão. Agradeço muito por este momento que jamais será esquecido” – finalizou.

O Prof.Dr.Jorge Alberto Achcar foi um dos primeiros a chegar no Auditório da FCT/UNESP – ao lado de seu companheiro Josmar Mazuchelli, da UEM, recebendo as boas-vindas e da Profª.Drª Yoshie, em nome da FCT/UNESP.

A Profª.Drª. Vilma Mayumi Tachibana, em nome do Departamento de Estatística e o Prof.Dr.Messias Meneguette Junior expressaram a alegria de receber seu colega de longa data,para ser homenageado.

E não faltaram presentes e flores em honra do Mestre e Doutor de renome nacional e internacional que dignifica a ciência, a cultura e a pesquisa brasileira, Dr. Jorge Alberto Achcar, reunido com os principais dirigentes da Estatística na FCT/UNESP.