jun 02

A exemplo dos anos anteriores, a Profª.Drª.Ercy Mara Cipulo Ramos – Coordenadora do Programa de Orientação e Conscientização Anti-tabagismo/PROCAT – desenvolveu na noite de 29 de Maio/2018, uma nova Caminhada rumo ao Parque do Povo, para comemorar o “Dia mundial sem tabaco”. O trajeto foi cumprido com dezenas de participantes, a maioria abstinentes, partindo do Bloco III da FCT/Unesp até alcançar a Praça do Centenário, onde evento foi comemorado por todos. A caminho do local determinado para a comemoração especial, foram mostrados faixas e cartazes com dizeres alusivos ao testemunho de alguns abstinentes.

Logo ao se aproximar da Praça do Centenário, a Professora Ercy reuniu os acompanhantes – incluindo alunos de Fisioterapia e Educação Física – para os exercícios rotineiros. A Caminhada teve um significo especial. De forma ordenada, foram realizados alongamentos, atividades físicas e demonstrações de danças com coreografia. Para as pessoas que estavam presentes foi uma agradável surpresa, pois de forma inesperada assistiram a um espetáculo totalmente diferenciado.

Faixas e cartazes conduzidos pelos participantes da caminhada – Abstinentes ou não – revelaram o segredo do tempo de abstinência de cada um deles. A faixa que abriu a Caminhada dizia: Quer parar de fumar ? PROCAT – Programa de Orientação e Conscientização Anti-tabagismo – 3229-5821. Os cartazes traziam frases como testemunho dos abstinentes, estabelecendo o tempo que transcorreu sem uso do tabaco. “Estou há 60 dias, sem fumar”; “Estou há 8 ou 10 meses, sem fumar”; ou ainda: “Pare de fumar: Sua saúde agradece”! “Corta essa, é possível”. E assim por diante a caminhada prosseguiu e só terminou uma hora depois. (Veja fotos).

O “Dia mundial sem tabaco” criado em 1987 pela Organização Mundial de Saúde é comemorado oficialmente no dia 31 de Maio, que é considerado Feriado Nacional. Mas por coincidência a data caiu numa 5ª feira, dedicada a Corpus Christi e por se tratar de um calendário religioso, foi preciso antecipar a comemoração para o dia 29 de Maio. Esse projeto vem sendo desenvolvido pela Faculdade de Ciências e Tecnologia a Unesp/Presidente Prudente há 17 anos, com excelentes resultados na recuperação de pessoas ligadas ao tabagismo. Esse programa tem o apoio do PROEX.

A Profª.Drª.Ercy Mara Cipulo Ramos opina que uma das estratégias para a cessação do vício do cigarro é o tabagista entender o porquê das dificuldades que vai enfrentar no período de abstinência. Como driblar essas dificuldades ? Encontrar e admitir motivos pelos quais ele quer ou precisa cessar o hábito. É preciso entender que ele quer ou precisa de tratamento. Por isso, deve aceitar a proposta de tratamento e ser participativo do seu sucesso. O fator importante é iniciar todo processo e conhecer três tipos de dependência, pelos quais todo tabagista está propenso: a química (nicotina); psicológica (emoções) e a comportamental (hábitos). Das três, a mais importante é a comportamental.

No Bloco III da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – os preparativos para o início da Caminhada.

A Caminhada começou sob a coordenação da Profª.Drª. Ercy Mara Cipulo Ramos e segue em direção ao Parque do Povo, a menos de 500 metros do local.

Aproximando-se da “Praça do Centenário” são desenvolvidas diversas atividades que envolvem principalmente Alongamento e Danças com coreografia.

Muitos abstinentes tomaram a linha de frente e ostentam faixa e cartazes com testemunhos ou dizeres alusivos ao programa de apoio no combate ao tabagismo.

Chegando à entrada da “Praça do Centenário” a faixa que identifica o Programa de Orientação e Conscientização Anti-tabagismo, conduzida p/estudantes.

O grupo se reúne numa concentração que se desenvolve nessa praça pública, recém-implantada em Presidente Prudente para comemorar o seu Centenário.

Concluindo a comemoração alusiva ao “Dia mundial sem tabaco”, abstinentes e acompanhantes deixam o local, certos de que sua atuação é digna de louvores.