mai 14

Como bolsista, egresso de Pós-Graduação da FCT/Unesp realizou estágio de dois meses.

Sob orientação do Prof.Dr.Danilo Medeiros Eler, do Departamento de Matemática Aplicada e Computacional da FCT/Unesp, o ex-aluno Wilson Estécio Marcílio Jr (regularmente matriculado no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação) cumpriu importante estágio de dois meses na Dalhouse University – Computer Science – Halifax/Canadá. Nos meses de Março e Abril deste ano, ele participou de um curso de bacharelado e realizou estágio através de um Projeto de Pesquisa de curta e média duração. Trata-se da modalidade BEPE/Bolsa de Pesquisa no Exterior que é concedida a bolsistas FAPESP.

O Projeto De Pesquisa que contemplou o bolsista da Faculdade de Ciências e Tecnologia foi desenvolvido satisfatoriamente e se enquadra na linha de visualização de Informações. Seu objetivo é o de elaborar uma nova técnica de exploração multinível em representações geradas por técnicas de projeção multidimensional, o que auxiliará usuários na exploração de conjuntos de dados, com base na similaridade e diversidades das instâncias de dados. No exterior, o projeto foi desenvolvido sob supervisão do Prof.Dr.Fernando Vieira Paulo Vick, com atuação no VVA/Vizualization and Visual Analytics. Resumo do Projeto pode ser obtido na Biblioteca Virtual da FAPESP.

Retornando a Presidente Prudente, o egresso Wilson Estécio Marcilio Jr nos contou que o projeto apresentado no Canadá, foi originário de uma aplicação, no sentido de produzir imagens (mais de 50 mil fotos) para seleção de acordo com suas necessidades. Na etapa final, uma seleção em torno de 1 mil fotos, embora dispondo de 5 mil previamente selecionadas, com prioridade para as do meio ambiente. Depois da seleção, as fotos são utilizadas como melhor motivação.

O Orientador – desde 2016 – Prof.Dr.Danilo Medeiros Eler é de opinião que seu Orientando Wilson Estécio desenvolveu o projeto relacionado ao que foi coordenado pelo Prof.Dr.Fernando Vieira Paulo Vick. O projeto relacionado de Mestrado foi desenvolvido no Brasil e é um complemento de outro projeto que deve apoiar a exploração de um conjunto de imagens. Visa utilizar técnicas de visualização da informação para gerar representações gráficas, que auxiliem o usuário na exploração e organização de conjuntos de dados.

A técnica de visualização utilizada no projeto é conhecida como projeção multi-dimensional, a qual cria representações que refletem a similaridade dos dados de um conjunto. Ou seja: dados que são similares aos posicionados, próximos à tela do computador. Assim, grupos de dados similares são gerados para facilitar a organização exploração de conjuntos de dados. Um conjunto identificado é a sobreposição dos dados apresentados para o usuário: sendo necessário o estudo de novas estratégias para minimizar esse problema.

Embora a literatura apresente muitas técnicas para remoção de sobreposição, o espaço requerido para gerar representações – sem sobreposição – é proporcional ao tamanho do conjunto de dados. Para minimizar tal limitação, projeto desenvolvido no estágio da pesquisa no exterior, foram estudadas maneiras de facilitar a exploração das representações gráficas, quando conjuntos de dados muito grandes são utilizados. Então, foi desenvolvida uma técnica de exploração multinível, para que o usuário possa ter uma melhor experiência durante o processo exploratório.

As novas técnicas – diz o Prof.Dr.Danilo Medeirso Eler – foram aplicadas em conjuntos de imagens, permitindo que imagens similares sejam agrupadas e sendo representativas fossem apresentadas ao usuário. Além da técnica multinível, novos recursos foram estudados e implementados, permitindo assim que o usuário recupere imagens similares àquelas de maior interesse. O Orientando, Wilson Estécio Marcílio Jr é natural de Santo Anastácio, tem 23 anos de idade e ingressou na FCT/Unesp em 2012 como aluno do curso de Graduação em Ciência da Computação, que concluiu em 2016. Aprovado como bolsista da FAPESP, viajou para o Canadá, onde desenvolveu estágio de pesquisa na Dalhousie University em Halifax/Canadá, cumprindo estágio de pesquisa nos meses de Março e Abril de 2018.

Bolsista e ex-aluno do curso de Ciência da Computação, Wilson Estécio Marcílio Jr teve como seu Orientador, o Prof.Dr.Danilo Medeiros Eler, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp.

O ex-aluno Wilson Marcílio regularmente matriculado no curso de Pós-Graduação foi aceito como Bolsista da FAPESP e cumpriu sua jornada de estágio no Canadá, nos meses de Março e Abril de 2018.

Clique para ampliar!
Participando do curso de Bacharelado na Dalhouse University (do Canadá), o bolsista Wilson Estécio Marcílio Jr desenvolveu Projeto de Pesquisa na linha de visualização e informações, tendo por objetivo elaborar uma nova técnica de exploração multinível.