mai 29

Estudos científicos das áreas de Medicina e da Reabilitação preconizam como “Evidência A”, a atualização de exercícios físicos para o tratamento de doentes pulmonares crônicos: DPOC (Enfizema, Bronquite Crônica, Bronquiectazia) entre outras. Isto é, todos; exatamente todos os doentes pulmonares crônicos se beneficiam com o treinamento físico. Inclusive no período de exacerbação, representados por crises de tosse, dispnéia e excesso de secreção. No entanto, somente Profissionais capacitados conseguem avaliar adequadamente e empregar a modalidade adequada de exercício e a carga devidamente dosada e monitorada.

Não é simplesmente andar sem orientação – diz a Profª.Drª.Ercy Mara Cipulo Ramos, que coordena o Projeto. Subir em uma esteira, bicicleta, ou utilizar equipamentos de musculação e todas as ações devem ser supervisionadas por Fisioterapeutas. A propósito, é bom lembrar que o Setor de Fisioterapia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/Presidente Prudente, está realizando mais estudos científicos com pacientes pulmonares crônicos. A finalidade é a de avaliar adequadamente os efeitos dos exercícios funcionais e resistidos em pacientes com DPOC (Doença pulmonar obstrutiva crônica).

Os exercícios são realizados no CEAFIR, no período da manhã, todos os dias da semana durante 60 minutos. Os principais efeitos dos exercícios são: a diminuição e alívio da Dispnéia (falta de ar), cansaço e aumento da força muscular, equilíbrio e condicionamento físico. Os interessados devem ligar para o telefone: 3229-5821 ou 3229-5800 e deixar seu contato para Agendamento das avaliações. Lembre-se: Exercitar é preciso; porém, é necessário exercitar de forma segura e com orientação. A coordenação geral é da Profª.Drª.Ercy Mara Cipulo Ramos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No Centro de Estudos e Atendimento em Fisioterapia e Reabilitação/CEAFIR da Unesp em Presidente Prudente, são desenvolvidos inúmeros projetos que beneficiam toda a comunidade local e regional.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Um dos Projetos que tem a coordenação da Profª.Drª. Ercy Mara Cipulo Ramos atende prioritariamente a população idosa. Em especial, exercícios físicos e tratamento de doentes pulmonares crônicos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Subir em esteira, bicicleta ou utilizar equipamentos de musculação e todas as ações são supervisionadas por Fisioterapeutas da FCT/Unesp. A finalidade é avaliar adequadamente os efeitos dos exercícios.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Profª.Drª. Ercy informa que os Agendamentos das pessoas interessadas devem ser feitos através de contato telefônico – para 3229-5800 ou 3229-5821. Exercitar é preciso; porém com orientação segura.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.