out 12

Defendidas cinco dissertações de Mestrado na FCT/Unesp.

Durante o mês de Outubro de 2017 foram agendadas para defesas de Mestrado nada menos que cinco dissertações, envolvendo Geografia (3) e Educação (2). Os candidatos inscritos se apresentaram perante as Bancas Examinadoras nos Anfiteatros: I, VI e VII, bem como a Sala de Reuniões Gasperr e Sala de Projeção da Biblioteca da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – SP. No dia 05 de Outubro/15hs, a dissertação de Mestrado foi defendida pela candidata Indira Aparecida Santana Aragão, do Programa de Pós-Graduação em Educação.

O tema desenvolvido pela Mestranda no Anfiteatro VII, versou sobre “A organização da prática pedagógica do Professor de Pré-Escola: Contribuições dos projetos de trabalho segundo Hernández (1998)”. Orientadora Profª.Drª. Célia Maria Guimarães, do Departamento de Educação da FCT/Unesp. Membros integrantes da Comissão Examinadora:Profª.Drª./zilma de Moraes Ramos de Oliveira, da FE/USP/PPG e Profª.Drª.Edileuza Aparecida de Lima, do Departamento de Didática e Programa de Pós-Graduação em Educação da FFC/Unesp-Câmpus de Marília-SP.

A 1ª dissertação de Mestrado do mês de Outubro foi defendida pela candidata Indira Aparecida Santana Aragão, do Progr.dePós-Grduação em Educação.

No dia 06/Outubro às 14hs, na Sala de Reuniões do Gasperr, o candidato Washington Paulo Gomes, do Programa de Pós-Graduação em Geografia fez sua defesa pública de dissertação de Mestrado perante a Comissão Julgadora, tendo como Orientadora a Profª.Drª. Margarete Cristiane de Costa Trindade Amorim, do Departamento de Geografia da FCT/Unesp. Como membros da Comissão, os seguintes Docentes: Prof.Dr.Vincent Dubreuil, da Géographie et Amenagement/ Universidade de Rennes 2 e Prof.Dr.João Lima Santanna Neto, do Departamento de Geografia da FCt/Unesp. Tema desenvolvido: “Características da temperatura na zona costeira: análise do clima urbano em Ubatuba-SP”.

A defesa seguinte ocorreu em 06/Outº e a defesa, desenvolvida no Gasperr pelo Mestrando Washington Paulo Gomes, do Progr.de Pós-Graduação em Geografia.

O tema seguinte, desenvolvido no mesmo dia (06/Outº), na Sala de Projeções da Biblioteca da FCT/Unesp/14hs versou sobre: “ Análise do uso da terra e suas implicações na qualidade microbiológica da areia destinada à construção civil, nos municípios de Ourinhos/SP, Jacarezinho/PR e Ribeirão Claro/PR”. Na defesa da dissertação, a candidata Angélica Scheffer da Motta Abrantes, do Programa de Pós-Graduação em Geografia. A Mestranda teve como seu Orientador, o Prof.Dr.Édson Luís Piroli, da Coordenadoria Executiva/ Unidade de Ourinhos, da Unesp. Componentes da Banca Examinadora: a Profª.Drª.Maria Cristina Perussi, da Unidade Ourinhos, da Unesp e Prof.Dr.João Osvaldo Rodrigues Nunes, do Departamento de Geografia, da FCT/Unesp-Presidente Prudente – SP.

A candidata Angélica Scheffer da Motta Abrantes fez sua defesa pública de dissertação de Mestrado/Geografia dia 06/Outº.

No dia 10/Outº no Anfiteatro VI da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/Presidente Prudente, apresentou-se a candidatada Denise Watanabe, do Programa de Pós-Graduação em Educação, tendo como seu Orientador, o Prof.Dr.José Milton de Lima, do Departamento de Educação da FCT/Unesp. Tema desenvolvido pela Mestranda:”A Interactividade como fomentadora da ludicidade: Tudo fica “típico” quando as crianças brincam na Educação Infantil” Compondo a mesa que presidiu os trabalhos e a Comissão Examinadora, a Profª.Drª.Cínthia Magda Fernandes Ariosi, do Departamento de Educação da FCT/Unesp/Presidente Prudente e Prof.Dr.Marcos Vinicius Francisco, do Departamento de Educação – Programa de Pós-Graduação em Educação – da Universidade do Oeste Paulista/UNOESTE.

A candidata do Programa de Pós-Graduação em Educação, Denise Watanabe se apresentou para sua defesa de dissertação de Mestrado no dia 10/Outº.

Fechando a quinzena de Outubro/2017, a dissertação de Mestrado defendida pela candidata Natália Poiani Henriques, do Programa de Pós-Graduação em Geografia. Orientador: Prof.Dr. Raul Borges Guimarães, do Departamento de Geografia da FCT/Unesp e membros da mesa e da Comissão Julgadora, os seguintes docentes: Profª.Drª.Encarnita Salas Martin, Don Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente da FCT/Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – e Profª.Drª.Cláudia Marques Roma, do Departamento de Geografia, da Universidade Federal da Grande Dourados/MS. Tema desenvolvido no Anfiteatro II pela Mestranda: “Leishmaniose Tegumentar Americana e a relação doença-espaço geográficos: aportes para a gestão dos Parques Estaduais do Aguapeí e do Rio do Peixe – SP”.

Para o fechamento da quinzena no dia 11/Outº, a Mestranda Natália Poiani Henriques (do Progr.de Pós-Graduação em Geografia), da FCT/Unesp.