out 13

Há quase dois anos, todos os meses na última 6ª feira/16hs. A platéia não é grande, mas satisfatória! São Professores e Estudantes que se reúnem numa das salas do Discente V ou VI. Motivação: debate de um tema que envolve o Projeto de Extensão Universitária, na área de Filosofia e Educação. Até agora – de acordo com os cálculos – foram aproximadamente 20 palestras voltadas especialmente para alunos de todos os níveis, ministrados na FCT/Unesp. O ideal é que eles participem de todas as palestras.

Cumpre ressaltar que o encontro é organizado pelo grupo do Projeto Filosofia e Ciência e reúne mensalmente um bom número de participantes formado principalmente por docentes e discentes; ficando também aberto a eventuais interessados. O último tema desenvolvido na Sala 6 (Disc.VI), esteve relacionado à Arte e Razão. Daí a interrogação: Qual a relação entre a Arte e verdade? A Arte deve ser usada como instrumento ideológico?

Há alguns meses, tivemos a oportunidade de acompanhar uma palestra proferida pelo Prof.Dr.Nery Alves. Tema: “O que é a vida”? O tema foi extenso e está contido em vários livros. Entre os quais: “O aspecto físico da célula viva”, de Erwin Schröding, da Editora Unesp. E mais: “O que é vida?” – 50 anos depois, de Michael P.Murphy e Luke A.J.O’neill – Especulações sobre o futuro da Biologia.

Neste mês de Outubro, a palestra veio no início do mês, isto é na 1ª sexta-feira e certamente terá repetição na última sexta-feira, dia 27 de Outubro. Quem conduziu a última palestra foi o Prof.Dr.Messias Meneguette Junior e o título: “A beleza salvará o mundo”, do livro “As grandes catedrais”, de Auguste Rodin. O palestrante explica que não é privilégio de professores, mas também dos alunos com base em algum livro que o estudante já tenha lido.

Em termos de palestra, o Professor Meneguette disse: “As grandes catedrais foram constituídas a exemplo dos corpos vivos: suas concordâncias, seus equilíbrios são exatamente na ordem da natureza, procedendo de leis gerais. As catedrais impõem o sentimento de confiança, de segurança, de paz. Pela harmonia.

Os grandes mestres que edificaram essas maravilhas monumentais possuíam toda a ciência e podiam aplicá-la, porque haviam bebido em suas fontes naturais, primitivas, e porque ela (natureza) havia permanecido neles.

As cores em que os pintores então molhavam os pinceis são a luz e a sombra dos dias e dos crepúsculos. Tudo se relacionava, o mais ínfimo elemento de verdade sugere verdade inteira, o belo não é distinto do útil: é a força que produz a graça: é uma perversão do gosto ou uma perversidade do espírito buscar a graça na debilidade”.

A próxima palestra já tem um convidado especial: o Professor Rodrigo, que no dia 27 de Outubro (última 6ª feira do mês), às 16hs na Sala 6 do Discente VI da FCT/Unesp, falará sobre “Filosofia da Educação”.

O Prof.Dr.Messias Meneguette Junior foi o convidado especial para proferir palestra pelo Projeto Filosofia & Ciência, no início deste mês na FCT/Unesp.

O Encontro realizado na Sala 6 do Discente VI, reuniu Professores e Estudantes interessados na questão relacionada à Arte e Razão.

Em período anterior, o Prof.Dr.Nery Alves foi convidado a falar sobre o aspecto físico da célula viva. O que é vida? Especulações sobre o futuro da biologia.

Em sua palestra, o Professor Meneguette abordou a relação entre Arte e Verdade (a Arte e a Razão). E citou o livro: “As grandes catedrais”.