set 06

Uma equipe representativa da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – participou mais uma vez no ano de 2013 do Projeto Rondon, tendo como ponto central a cidade de Aurora do Pará, onde se desenvolveu a Operação “Forte do Presépio”. Nessa Operação realizada entre 05 e 22 de Julho, estiveram presentes como Coordenadores a Profª.Drª. Olga de Mello Malheiro (Educação Física) e Claudemilson dos Santos (Arquitetura e Urbanismo). Tema do Projeto: “Economia Solidária – Cooperativismo”!

Juntamente com os Coordenadores que deixaram Presidente Prudente em Ônibus Especial até São Paulo; e depois por via aérea alcançando Belém e daí, por estrada de terra (250 km) até Aurora do Pará, estavam oito estudantes de graduação da FCT/UNESP, a saber: Amanda Jardim; Carolina Sayuri e Guilherme Bortoluzze (Engenharia Ambiental); Dominic Nara (Pedagogia); Laura Maria Roselli (curso de Licenciatura em Química); Pedro de Abreu (Geografia); Tamires Vicente e Ricardo Ribeiro Agostinete (Educação Física).

Relato de uma Experiência Rondonista

Depois de assentar a poeira, todos os integrantes do Grupo fizeram uma avaliação do que foi apresentado durante o Projeto Rondon em Aurora do Pará. E as conclusões são bem gratificantes. Pelo menos no entender do Graduando em Educação Física e Presidente da Empresa Júnior de Educação Física (Performance Jr), Ricardo Ribeiro Agostinete, que também acumula as funções de Membro do Grupo de Pesquisas Investigativas relacionadas à atividade de Educação Física (GICRAT) e Membro do Centro de Estudos e Laboratório de Avaliação e Prescrição de Atividade Motora (CELAPAM).

Eis o relato que nos apresenta o Graduando em Educação Física, Ricardo (Cielo) sobre o Projeto Rondon, que contou com a eficiente atuação da equipe representativa da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/Presidente Prudente: “Foram vinte dias de muito e trabalho e dedicação no município de Aurora do Pará. No inicio de nossa expedição já foi possível constatar como nosso Brasil é grande; mas como é desigual na mesma proporção de sua imensidão.

Nossa Equipe teve como objetivo principal, deixar para a população preceitos que teriam possibilidades de serem viabilizados e fortalecidos a longo prazo com auxilio dos governos locais, como a construção de fossas sépticas biodigestoras para serem usadas como modelos, com objetivo que ocorre-se a correta destinação dos dejetos, atualmente despejados as margens do rio Coite, sendo este mesmo rio que abastece o município de Aurora”.

População receptiva

Ricardo Ribeiro Agostinete (Cielo), dá continuidade ao seu relato: ”A população foi receptiva conosco durante toda operação, sempre muito carinhosos e atenciosos, a maior parte desta população acompanhou todas atividades e tiveram a oportunidade de aprender novos métodos e possibilidades de aumentarem a renda familiar.

É incrível, ter a oportunidade de sair dos livros de biologia, história e geografia do ensino médio e conhecer na pratica a biodiversidade brasileira seja ela de plantas, aves, mamíferos dentre outros. E principalmente ter o privilégio de conhecer diferentes manifestações culturais enraizadas por todo processo histórico presente em cada região do nosso enorme Brasil.

Acredito que o Projeto Rondon é uma oportunidade única e que todos universitários sejam eles oriundos de instituições publicas ou privadas deveriam privilegiar sua formação participando do mesmo, pois além de ser uma ótima experiência profissional de desempenhar na prática, todo aporte teórico aprendido na universidade, é uma excelente experiência pessoal, no qual a entendimento de mundo e a maneira de pensar ou agir sobre certas situações cotidianas mudam completamente. Tenho total convicção em dizer que minha formação e minha concepção de vida nunca mais serão as mesmas”.

O Graduando em Educação Física pela FCT/UNESP, concluiu seu testemunho: “Não basta olhar o mapa do Brasil aberto sobre a mesa de trabalho ou pregado à parede de nossa casa. É necessário andar sobre ele para sentir de perto as angústias do povo, suas esperanças, suas alegrias , seus dramas; sua história, e sua fé no destino da nacionalidade.” (Equipe Projeto Rondon USP, 1979).

Perfeitamente integrados ao Projeto Rondon em Aurora do Pará, os estudantes universitários de Presidente Prudente/SP, cumprem sua primeira tarefa: a construção de fossas céticas.

A segunda tarefa consiste na implantação de uma Horta Comunitária, um aprendizado de grande utilidade para a comunidade local e parte da Operação Forte do Presépio, com apoio das Forças Armadas.

Alongamento e exercícios físicos foram ministrados pelos integrantes da Equipe da FCT/UNESP em Aurora do Pará. A presença do Graduando e Coordenadora de Educação Física, foi fator importante nessa atividade.

Ao concluir mais esta Operação na Amazônia, a representação da UNESP – Campus de Presidente Prudente – sentiu-se prestigiada e registrou esta foto com outros integrantes, como documento precioso de uma Jornada histórica: a Experiência Rondonista!