dez 14

No último dia 12 de Dezembro, realizou-se no Anfiteatro II da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – mais uma defesa de tese de Doutorado relacionada ao Programa de Pós-graduação em Geografia. O candidato Antonio Sérgio da Silva, orientado pelo Prof. Dr. José Gilberto de Souza (do Deptº. de Geografia/Instituto de Geociências e Ciências Exatas), desenvolveu seu trabalho de pesquisa e enfrentou a Comissão Examinadora por várias horas, a partir das 13h30.

Além do Orientador, atuaram como membros da Comissão: o Prof. Dr. Bernardo Arantes do Nascimento Teixeira (do Deptº. de Engenharia Civil/Universidade Federal de São Carlos); Profª. Drª. Encarnita Salas Martin (do Deptº. de Planejamento, Urbanismo e Ambiente da FCT/UNESP); Prof. Dr. Ioshiaqui Shimbo (do Deptº.de Engenharia Civil/Incoop-Ufscar/Universidade Federal de São Carlos) e Profª. Drª. Iara Regina Nocentini André Carriel (do Deptº.de Geografia/Instituto de Geociências e Ciências Exatas).

O tema defendido por Antonio Sérgio versou sobre “Espaço urbano, desigualdade e as dimensões da sustentabilidade: análise de Formosa-GO”, onde o Doutorando manifestou seu ponto de vista a respeito do assunto, que ele assim definiu: “A idéia de construção de diversos índices e indicadores vem ganhando força como subsídio para o monitoramento das ações em políticas públicas no que diz respeito à qualidade de vida e à qualidade ambiental. No entanto, as formulações desses índices e indicadores podem não oferecer um retrato dos reais aspectos

das desigualdades sociais e dos elementos condicionantes para uma vida com qualidade e um ambiente sustentável”.

A pesquisa foi realizada no município de Formosa/GO e sua estratégia teve por finalidade a investigação dos referenciais teóricos e análise das possíveis relações entre as dimensões da sustentabilidade e as desigualdades sociais, incluindo a segregação ambiental, espacial e de renda no espaço urbano. O levantamento envolveu 225 domicílios de 9 bairros em setores censitários urbanos delimitados pelo IBGE, representando a população urbana.

Na conclusão, após citação de cinco aspectos envolvendo a questão, o Doutorando Antonio Sérgio da Silva assegura que “os mapas temáticos em dimensões, permitiram uma análise geoespacial da distribuição das diferenças entre as unidades territoriais. A metodologia desenvolvida permite inferir a relação entre as dimensões de sustentabilidade, bem como ratificar a importância desta perspectiva multidimensional na determinação das desigualdades da segregação ambiental e espacial e suas formas de distribuição espacial”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!Diante da Comissão Examinadora, o candidato ao Doutorado Antonio Sérgio da Silva faz sua defesa de tese como integrante do Programa de Pós-graduação em Geografia.

O tema desenvolvido através desse trabalho de pesquisa se relacionou a 225 domicílios de 9 bairros em setores censitários do IBGE na cidade de Formosa/GO.