out 03

No período de 21 a 23 de Setembro, a Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente, promoveu com pleno êxito o V Encontro do Núcleo de Ensino da FCT/UNESP. Os objetivos desse evento foi o de aprofundar os conhecimentos sobre ética na pesquisa e procedimentos metodológicos que envolvem professores, crianças e jovens. E mais: promover a integração entre os pares,no contexto dos projetos de extensão e pesquisa a partir de atividades de formação, trocas de experiências, cooperação e integração.

Na abertura a presença ilustre da Assessora da Pró-Reitoria de Graduação da UNESP, Profª. Drª. Maria de Lourdes Spazziani, representando a Profª. Drª. Sheila Zambello de Pinho (Pró-Reitora de Graduação); do Diretor da FCT/UNESP, Prof. Dr. Antonio Nivaldo Hespanhol, membros do Corpo docente e estudantes que integram a comunidade acadêmica, professores e discentes de outras instituições.

O 1º. palestrante foi o Prof. Dr. Dagoberto Buim Arena, do Deptº.de Didática e do Progr.de Pós-graduação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp/Marilia. Tema abordado “Ensino na graduação: implicações para a pesquisa e para a formação humana e profissional”. No dia seguinte, palestras com o Prof. Paulo César Rodrigues Carrano, da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense; Prof. Dr. José Cerchi Fusari, do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Educadores, Professor-pesquisador da FEUSP, com atuação na graduação e pós-graduação (Pedagogia e Licenciatura).

No encerramento (dia 23/Setº), pesquisa com crianças: diferentes abordagens e perspectivas para o contexto histórico atual, com a Professora Fernanda Muller (Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – curso de Pedagogia). Ela abordou temas como: educação infantil, socialização, família, sociologia da infância e metodologia de pesquisa com crianças. A Profª. Drª. Suely Amaral Mello, da Unesp/Marília, falou sobre a teoria histórico-cultural; aquisição da escrita, relação teoria e prática; formação de professores e práticas educativas com crianças de 0 a 10 anos.

Assessora da Pró-Reitoria de Graduação da UNESP, Profª. Drª. Maria de Lourdes Spazziani , que veio até o Campus de Presidente Prudente, especialmente para prestigiar a realização desse Encontro.

A conferência de abertura ficou por conta do Prof.Dr. Dagoberto Buim Arena, que falou sobre o Ensino na Graduação: implicações para a pesquisa e para a formação humana e profissional.

O Prof.Adj.Paulo César Rodrigues Carrano, da Univ.Federal Fluminense e a Profª.Adj.Fernanda Müller,da Univ.de Brasília também participaram desse importante Encontro.

Os organizadores do evento – realizado na FCT/UNESP – se mostraram satisfeitos com o resultado do Encontro, a começar pelo Prof.Dr.José Milton de Lima, que aí está ao lado de outros participantes.

O V Encontro do Núcleo de Ensino da FCT/UNESP contou com excelente participação da comunidade acadêmica e os temas apresentados foram os mais atualizados, com excelente repercussão.