nov 28

As comemorações aconteceram através de intervenções teatrais e palestras no SESC/Thermas de Prudente.

O mês de Novembro marcou a realização de importantes eventos diretamente ligados à história brasileira. Com ênfase especial nas comemorações dedicadas à consciência negra. Com isso, a promoção se desdobrou não só em locais diferentes, como também no calendário anual de Novembro, com destaque no dia 1º, na semana e no mês da consciência negra. Com duas intervenções teatrais do coletivo Mãos negras. Tema do Seminário: “Acorda Causa Negra”.

O Seminário de Consciência Negra é um evento anual prestigiado pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – e organizado pelo Coletivo Estudantil “Mãos Negras”: juntas construindo uma sociedade livre de racismo e preconceito. O evento comemorativo realizou-se em parceria com o SESC/Thermas de Prudente.

Em sua quarta edição, o seminário trouxe como tema (Acorda causa negra), proposto para continuar as discussões de empoderamento negro que aconteceram nos anos anteriores. O tema constituído propôs e adotou formas de combate ao genocídio do feminismo e da população negra, como agenda indispensável. Tudo isso, visando compartilhar experiências de sucesso no combate ao racismo.

Extensa programação

A Profª.Ivonete Alves é quem faz o relato: Pela 1ª vez, o IV Seminário de Consciência Negra realizado nos dias 17 e 18 de Novembro no Sesc/Thermas de Prudente, cumpriu extensa programação. O evento contou inclusive com a 1ª mesa redonda (Enegrecendo o feminismo), tendo como participantes, Tais Teles e Priscila Novaes interpretando “Mulheres de Ori”.

A Coordenadora informa ainda a realização de minicursos – com o objetivo de registrar experiências intra-acadêmicas – e da militância do movimento negro. Para tanto – diz ela – propomos atividades culturais com exposições e intervenções, discussões e mesas redondas, que foram bastante prestigiada pelas pessoas interessadas.

Como consequência, no dia 18 de Novembro no Sesc/ Thermas de Prudente: realizou-se nova mesa redonda no período noturno, com enfoque especial nas “Formas de combate ao genocídio da população negra”. Participantes: Ivonete Alves e Vinícius de Almeida.

Ações conjuntas

“Esta é a forma que influencia, reverbera e propõe ações conjuntas de combate ao racismo. Com especial atenção nas atividades afrocentradas. Sejam elas: de aplicação do Estatuto da Igualdade racial e demais legislações pautadas pelo Movimento Negro, ora em vigor no país. Como também, na implementação da Lei 10.639/2003 e sua Diretriz Curricular. De legislações pautadas pelo Movimento Racial e demais ações pautadas pelo Movimento Negro. Ora em vigor no país ou nos acordos internacionais. Ou ainda: nos acordos internacionais, dos quais o Brasil é signatário” – conclui a Professora Ivonete.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No SESC/Thermas de Prudente, a Profª. Ivonete Alves coordenou toda a programação alusiva ao mês da Consciência Negra (Novembro).

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
– A comunidade local se fez presente, a fim de prestigiar a realização de vários eventos alusivos aos eventos da Consciência Negra.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Aqui, uma ilustração que chamou a atenção dos participantes do evento comemorativo ao dia, semana e mês da Conciência Negra.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Uma programação especial qu e incluiu minicursos, palestras e mesas redondas marcou o período de comemorações no SESC/Thermas de Prudente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O publico presente nesta e outras promoções culturais e científicas, teve a oportunidade de dialogar e expor suas idéias sobre os temas debatidos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Marcando o final das comemorações alusivas ao mês da Consciência Negra, a Professora Ivonete Alves, externa seus agradecimentos pelo apoio.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.