nov 26

De 07 a 11 de Novembro realizou-se o XI Simpósio de Engenharia Ambiental da Unesp de Presidente Prudente – que surpreendeu – pelo número de participantes.

Com abertura solene no Auditório/Discente V pelo Vice-Diretor, Prof.Dr.José Carlos Silva Camargo Filho, foi desenvolvido no período de 07 a 11 de Novembro de 2016, o XI Simpósio de Engenharia Ambiental da Unesp de Presidente Prudente. O evento reuniu centenas de participantes, incluindo profissionais da maior expressão – especialmente convidados – para proferir palestras e ministrar minicursos, bem como visitas técnicas a locais previamente determinados. Coordenação da Profª.Drª. Encarnita Salas Martin, do Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente, da FCT/Unesp.

No Boulevard “Messias Meneguette Jr” – ao lado do Auditório/Discente V, funcionou de forma eficiente durante a realização do Simpósio, uma ampla exposição de trabalhos, devidamente identificados que foram apresentados por empresas especializadas da região, com “Pitch’s e Stands”. Os espaços disponibilizados foram totalmente ocupados por ongs, empresas, órgãos públicos e entidades diversas. Dentre as quais, a GeoAmbiental, Energisa, Codasp, América,BS/FGV e outras. Uma indústria da cidade, especializada na produção de Cogumelos e a Estação Ecológica “Mico Leão Preto” (Unidade de Conservação Federal) também fizeram parte dessa exposição inédita, realizada em Presidente Prudente.

No 1º dia de realização desse evento, participaram: o Promotor de Justiça Estadual do Meio Ambiente, Gabriel Lima de Paula Pires, abordando em sua palestra a “Exposição aos Agrotóxicos e Gravames à Saúde e Meio Ambiente”. Alexandre Godinho falou sobre “Possibilidades de desenvolvimento no oeste paulista”. José Carlos de Oliveira, Arruda e Haroldo Borges (Pesquisador IPE) abordaram a “Agricultura familiar e produção sustentável”.

Importantes palestras

No período da tarde, duas palestras: “Práticas de conservação do solo: experiências no Oeste Paulista e no Sudoeste do Paraná”, com Rubens de Jesus André e Henrique Carlos M.Fraga. Finalmente, participação do Prof.Dr.Antonio César Leal, da FCT/Unesp; Leandro Franzen e Maria Glória F.Rodrigues, abordando: “Cooperativas de catadores de materiais recicláveis e Gerenciamento de resíduos sólidos urbanos: Experiências no Oeste Paulista, Sudoeste do Paraná e Cuba”.

No 2º dia do XI SEAUPP, a programação elaborada especialmente incluiu visitas técnicas com “Práticas de conservação do solo” por Diego Henrique Santos (da CODASP); Instituto Biogás; e ”Exploraçao de gás de Xisto no Pontal do Paranapanema”, com o Procurador da República e representante do MPF, Dr. Luiz Roberto Gomes. Em seguida, documentário sobre o Pontal do Paranapanema e mesa redonda, com o representante do MPE, Dr. Nelson Roberto Bugalho, José Fernandes Castilho e o ecologista Djalma Weffort, bem como representantes do MST.

No dia 09/Novº, a 1ª abordagem se relacionou às “Perspectivas da produção agropecuária para o Oeste Paulista”, com os Pesquisadores: Ricardo Firette e Andrea Cristina; “Panorama da Engenharia Ambiental no Brasil e no Estado de São Paulo e o papel do Associativismo; conquistas e desafios”, com o Engº Paulo Sérgio (da ANEAM e APEA); “Regulação Ambiental de propriedades rurais” com o Biólogo Thiago Roncon e “Resíduos da construção civil, gestão e aproveitamento” com Fernando Okimoto, da FCT/Unesp.

Visitas técnicas incluídas na programação

O dia 10/Novº foi reservado especialmente para visitas técnicas e trabalhos de campo, com Recomposição de APP no rio Capivari; Recepções de sucessão ecológica e gerenciamento de reserva florestal (APOEMA); Industrias cerâmicas e seu processo produtivo, face ao meio ambiente; Parque Estadual do Morro do Diabo; Corredor de Biodiversidade e Assentamento Rural. No encerramento do evento – dia 11/Novº – três palestras programadas – das 8 às 17hrs, com os seguintes temas: “Gerenciamento de Unidades de Conservação” com Natália (da Fundação Florestal) e Wesley Murad (Biólogo). A seguir: “Identidade e Personalidade do Oeste Paulista” por Bruno Toniello e Guilherme Carvalho (da BS/FGV) e “Escolha de área e licenciamento de aterro sanitário” por Fernando Luizari e Rodrigo Coradello – da SCT – Engenharia Florestal e GeoAmbiental Engenharia – respectivamente.

Abertura do XI Simpósio de Engenharia Ambiental na Unesp/Presidente Prudente, na manhã do dia 07 de Novembro/2016 foi presidida p/Vice-Diretor, Prof.Dr.José Carlos Silva Camargo Fº.

O evento foi dos mais significativos, pois reuniu além de profissionais, um grande número de participantes, incluindo convidados, docentes e alunos de Graduação e Pós-Graduação.

Dentre os palestrantes convidados, presença e participação do Procurador da República e representante do MPF-Regional de Prudente- Dr. Luiz Roberto Gomes, que falou sobre “Gás de Xisto”.

Os temas aqui abordados foram os mais diversificados. Com abordagem especialmente nos problemas ambientais que mais preocupam a comunidade local e regional, com ampla exposição.

Conservação do solo – é sempre um tema envolvente – que neste Simpósio de Engenharia Ambiental da Unesp/PP, mereceu destaque especial, com enfoque na sua importância atual.

Os palestrantes (que foram inúmeros) fizeram ampla exposição sobre os problemas que afligem a comunidade, revelando ao mesmo tempo o resultado obtido através de suas pesquisas.

Ao lado do Auditório/Disc.V, que sediou o XI Simpósio de Engenharia Ambiental na Unesp de Presidente Prudente, foram montados “Pich’s e Stands”envolvendo atividades diversas.

Palestrantes e Pesquisadores trouxeram para conhecimento público, os dados mais atualizados sobre a situação predominante nos pontos de maior desenvolvimento rural e urbano do país.