nov 24

Doutoranda do Programa de Educação da FCT/UNESP defende tese sobre culturas lúdicas infantis na escola.

Tendo como Orientador, o Prof.Dr.José Milton de Lima, do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/Presidente Prudente, a candidata Nair Correia Salgado de Azevedo defendeu tese de Doutorado na Sala de Videoconferência. A defesa pública foi desenvolvida no dia 18 de Nov de 2016, a partir das 13h45. Tema: “Culturas lúdicas infantis na escola: Entre a proibição e a criação”.

Fazendo parte da Comissão Examinadora, os seguintes docentes: Prof.Dr.Mauro Betti, do Departamento de Educação Física, da Faculdade de Ciências de Bauru/SP; Profª.Drª.Fátima Aparecida Dias Gomes Marin, do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da FCT/Unesp; Profª.Drª.Luciana Aparecida de Araujo Penitente, do Departº de Didática e Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Filosofia e Ciências/ UNESP – Câmpus de Marília/SP e Prof.Dr.Marcos Vinicius Francisco, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade do Oeste Paulista/UNOESTE.

A tese desenvolvida

A Doutoranda Nair Correia Salgado de Azevedo deu início à sua defesa pública de tese de Educação, dizendo que o tema abordado, relaciona-se à produção das culturas lúdicas infantis, nos contextos escolares. Mesmo ocorrendo muitas formas de cerceamento dessas, com enfoque no jogo e na brincadeira. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter etnográfico que usou de fundamentos da sociologia da infância para inserir as crianças como principais sujeitos durante esse processo acadêmico.

Os procedimentos metodológicos usados para a coleta de dados, tiveram a participação direta das crianças. Isso significa que foram realizados com e pelas crianças como: filmagens em video,registros em diários de campo individual e coletivo, entrevistas, produção de imagens (fotos-filmagens), diário coletivo e textos ilustrados. Como objetivo geral, essa pesquisa buscou observar, descrever e interpretar as experiências lúdicas em diversos ambientes – dentro de uma escola pública na cidade de Presidente Prudente/SP. E ainda: que se mostrassem relevantes para identificar o processo de construção da cultura lúdica das crianças. Entre a proibição e a criação.

Na defesa de sua tese, Nair Correia Salgado de Azevedo acentua: Sabemos que muitas vezes ocorre uma disciplinarização das crianças por meio do corpo e do não reconhecimento das culturas lúdicas infantis, nas escolas, além de a relação de poder entre adultos e crianças contribuírem para exista um hierarquia que contempla muito mais aspectos relacionados a conteúdos “mais importantes”, ocasionando assim, uma desvalorização da ludicidade por parte do adulto. As crianças porém, elencam os jogos e as brincadeiras como elementos importantes dentro da escola, pois, além de auxiliarem no processo escolar, contribuem com os aspectos relacionais e no processo de produção cultural da infância. O que implica enxergar as práticas lúdicas escolares, como um direito das crianças. Muitas delas vêem na escola um local privilegiado para que tais experiências aconteçam; e elas reivindicam tais ações.

Finalizando diz a Doutoranda: “As crianças nos indicaram que são muitas as ações de proibições das culturas lúdicas dentro da escola. Mas também nos mostraram que o contrário é possível, por meio da mediação do professor, como exemplo. Podemos concluir que as razões para que existam tantas proibições das manifestações culturais infantis nas escolas, podem ter origens históricas e até ideológicas. Mas isso não é sinônimo para que deixemos as coisas como estão. As crianças pedem que valorizemos suas opiniões e que possamos incluí-las nos processos educacionais, de maneira que elas possam participar da Educação como um todo”.

Na Sala de Videoconferência da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, a candidata Nair Correia Salgado de Azevedo (do Programa de Pós-Graduação em Educação ) defendeu tese de Doutorado perante a Comissão Examinadora.

O local onde foi desenvolvida a tese de Doutorado/Educação, reuniu grande número de participantes. Especialmente convidados se incluem: docentes, discentes,amigos e familiares da Doutoranda.