nov 22

Realizado no período de 16 a 19/Novº o XI SMAT reuniu centenas de participantes.

Sob a coordenação do Prof.Dr.José Carlos Rodrigues realizou-se na FCT/Unesp, o XI Simpósio de Matemática/SMAT que foi aberto oficialmente no dia 16/Novº pelo Vice-Diretor, Prof.Dr.José Carlos Silva Camargo Fº. O evento de quatro dias de duração teve o apoio dos seguintes docentes: Prof.Dr. Aylton Pagamisse; Pofª.Drª. Gilselene Sanches de Paulo; Prof.Dr. José Roberto Nogueira; Prof.Dr. Suetônio de Almeida Meira e Profª.Drª.Maria Raquel Miotto Morelatti (todos membros da Comissão Organizadora), bem como discentes do curso de Matemática Aplicada e Computacional.

Na programação elaborada especialmente para o período de 16 a 18/Novº constaram – além do ato inaugural no Auditório/Discente V – a realização de minicursos, palestras e debates versando sobre temas atuais. Começando pela Introdução aos Grupos e Álgebras de Lie, ministrada pelos Professores: Ronan Antonio dos Reis e Leonardo Kenji Kashimoto. Na programação seguinte, atuação dos Professores: José Carlos Rodrigues e Mônica Furkotter. Ref.”Aplicação da metodologia de resoluções de problemas e o conceito de perímetro”.

Introdução ao cálculo em escalas temporais – das 9h30 às 11hs – ficou por conta dos docentes: Patrícia Hilário Tacuri Cordova e Henrique Sonvenso Ambrosio. No mesmo período, a docente Regina Célia Ramos desenvolveu no minicurso 03M: ”O uso do ábaco aberto na construção dos algoritmos das operações básicas. O Prof.Dr.Maurício Araujo Dias,destacou: “Introdução às curvas elípticas aplicadas à Criptografia, ressaltando que hoje, as pessoas se comunicam amplamente, usando rede de computadores.

Sessão técnica, apresentação de trabalhos, atividades esportivas, minicursos e palestras deram continuidade à programação correspondente ao XI Simpósio de Matemática, estando presente para a palestra P1 – “PNDL na área de Matemática, breves traços de uma longa história”, pronunciada aos participantes do XI SMAT pelo Prof.Dr.Paulo Figueiredo Lima (da UFPe). Um olhar sobre algumas características que permearam a avaliação dos livros didáticos de Matemática.

Minicursos ministrados

Na sequência, outros miniscursos ministrados durante o evento SMAT: Flávio Gonçalves e Isabella Marinho Menezes, abordando “A Matemática em sinais”. Os docentes: Maria Raquel Miotto Morelatti, Eliel Constantino da Silva e Wellen Cristian Teixeira Rodrigues, defenderam “A tecnologia na Educação: a robótica e o ensino da Matemática”, enquanto os docentes José Roberto Nogueira e Elcie Sanches Eller, abordaram no minicurso o tema: “Equações de diferenças com aplicações na sala de aula”.

Os minicursos seguintes versaram sobre: “Tecnologia Assistiva para estudantes surdos no Ensino da Matemática”, pelos docentes: Elisa Tomoe Moriya Schlunzen, Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos, Denner Dias Barros, Ana Mayra Samuel da Silva e Ana Virginia Isiano Lima. Silvery Nogueira de Almeida Salomão Neia, defendeu a “Otimização linear baseada em problemas”. Raquel Gomes de Oliveira e Érika Aparecida Navarro Rodrigues, defenderam o tema: “Resolução de problemas como tendência metodológica para o ensino e aprendizagem da Matemática Escolar” e finalmente, a docente Maria Célia Ramos desenvolveu: “O uso do Ábaco Vertical Aberto na construção dos algoritmos das operações básicas”. Toda a organização do evento se deve ao empenho do Departamento de Matemática e Computação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – SP.

Outras palestras

Na noite de 17/Novº, o principal convidado para proferir palestra, foi o Prof.Dr.Laurence Duarte Colvara – Pró-Reitor de Graduação da Unesp) que abordou a questão referente aos Cursos de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – “Problemas e Perspectivas”. Em seguida, o Pró-Reitor abordou outra questão em sua palestra: “Matemática bem na foto”. Professor Laurence acentuou: “A base teórica empregada para exercer essa mágica nas fotografias digitais faz uso da teoria de grafos, resolução de problemas de auto-valores e otimização matemática”.

A Profª.Drª. Vera Lúcia Carbone – da Universidade Federal de São Carlos/UFSCar, abordou o Teorema de Stampacchia para garantir existência de solução para um problema de contorno. O tema de sua palestra (que encerrou o evento XI SMAT),versou sobre “Existência de Solução para problemas com condições de Dirichlete Homogêna”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Vice-Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/Presidente Prudente, Prof.Dr.José Carlos Silva Camargo Fº presidiu o ato de Abertura do XI Simpósio de Matemática/SMAT.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A 1ª palestra realizada no Auditório/Discente V da FCT/Unesp contou com a presença e participação do Prof.Dr. Paulo Figueiredo Lima – da Universidade Federal de Pernambuco.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O XI Simpósio de Matemática da FCT/Unesp reuniu docentes e discentes do curso de Matemática Aplicada e Computacional, sob a coordenação do Prof.Dr. José Carlos Roldrigues.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Outros convidados tomaram parte no evento, abordando nos minicursos e palestras proferidas em Presidente Prudente, com enfoque especial nos temas previamente estabelecidos para o SMAT/2016.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Neste Encontro de Matemáticos, não poderia faltar o Pró-Reitor de Graduação da Unesp, Prof.Dr. Laurence Duarte Colvara, aqui recepcionado pelo Vice-Diretor da FCT/Unesp e o Coordenador José Carlos Rodrigues.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Aqui, o palestrante (Prof.Dr.Laurence Duarte Colvara),dá sua versão abalizada sobre: “A base teórica empregada para exercer essa mágica nas fotografias digitais, resolução de problemas de altos valores e otimização matemática”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os participantes do XI Simpósio de Matemática/2016, acompanharam com o maior interesse o tema desenvolvido pelo Pró-Reitor de Graduação da Unesp, Prof.Dr.Laurence Duarte Colvara, no Auditório/Discente V.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Marcando o encerramento deste evento dos mais significativos no Câmpus da Unesp em Presidente Prudente, a palestra com a Profª.Drª.Vera Lúcia Carbone, da Universidade Federal de São Carlos/UFSCar.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.