set 28

Nos dias 22 e 23 de setembro aconteceu o XXVIII Congresso de Iniciação Científica da FCT/Unesp – 1ª. fase – com a participação de 300 alunos, incluindo a presença de uma representação do Campus Experimental de Ourinhos. Os trabalhos de pesquisas foram desenvolvidos nos doze cursos de graduação, nas áreas de Biológicas, Exatas e Humanas da Faculdade de Ciências e Tecnologia. Em termos de Unesp, isto representa quase 10 % dentre as 34 unidades e 24 cidades da Universidade. Sem dúvida alguma, o maior evento da 1ª. Fase da CIC UNESP.

O Congresso encaminha o aluno para um futuro como pesquisadores de ponta, fazendo sua inserção nos grupos e linhas de pesquisas da FCT/ Unesp, contribuindo para a produção de conhecimentos. A pesquisa é essencial para qualquer país e universidade com o propósito de ser referência mundial, mesmo com o processo de desvalorização em curso defendido por certos agentes políticos. É uma pena não conhecer a profundidade dos trabalhos desenvolvidos; e que em muitos casos não apresentam resultados imediatos,mas com certeza – ao longo dos anos – transformam a vida das pessoas para melhor.

Assim, foram classificados 33 trabalhos para a segunda fase a ser realizada nos dias: 3 e 4 de novembro na cidade de Baurú/SP.Ao todo 13 trabalhos da área de Exatas; 13 de Humanas e 7 de Biológicas. Cálculo feito em função da proporção dos trabalhos inscritos. Na parte científica do CIC, tivemos: palestras e mesa redonda subsidiando e contribuindo para o desenvolvimento das pesquisas, com a participação dos alunos dos cursos de graduação.

No dia 22/Setº aconteceu uma mesa redonda que discutiu a questão metodológica, abordando a pesquisa qualitativa e quantitativa envolvendo as diversas áreas do conhecimento, com Prof. Dr. Nécio Turra do Departamento de Geografia; Prof. Dr. Diego Giulliano Destro Christofaro, do Departamento de Educação Física ; Prof. Dr. Sergio Antonio Marques de Lima, do Departamento de Química. Concomitante, ocorreu uma Oficina de Fotolinguagem: As promessas da formação profissional com o Prof. Dr. Cassiano Ricardo Rumin.

No dia 23/Setº, o Prof.Dr. João Lima Sant’Anna Neto desenvolveu a palestra: “A pesquisa científica e a produção do conhecimento”. Na sequência,o Prof. Dr, Antônio Maria Garcia. Tommaselli falou sobre a ferramenta: Curriculum Lattes. Não se esqueceu da parte artística e cultural, arte e ciência que precisam andar juntas. Nesse sentido, a Profª. Drª. Kátia Kodama, do CAC Local – Comitê de Arte e Cultura – coordenou as atividades artísticas. No dia 22, uma emocionante apresentação musical envolveu o Prof.Paulo Rabone (Violão); a Diretora da Biblioteca, Sra. Teresa Raquel Vanalli (Vocal) e a aluna do curso de Pedagogia, Maria Letícia da Silva (Vocal).

Ainda em 23/Setº, Intervenção Cultural com a “contação de histórias“: La Loba, que teve a apresentação da aluna Karoline Trevisan Maia, do curso de Pedagogia. No fim da tarde, um filme relacionado à pesquisa científica, encerrou as atividades do dia. Os trabalhos de pesquisas foram apresentados em forma de Poster e em apresentações orais. Esse trabalho de base nos dá a oportunidade de ter na sequência, pesquisadores qualificados para os cursos de Pós-Graduação, a nível de Mestrado e Doutorado.

Alunos com trabalhos qualificados

Avaliados pelos alunos de Pós-Graduação e Professores da FCT/Unesp, foram classificados pelos trabalhos apresentados, os seguintes alunos:

Amanda Fernandes da Silva , Ana Clara Silveira, André Antunes da Silva, Andressa Ruys de Mello, Barbara Cardoso da Cunha, Barbara Pozza Scudeller, Beatriz Liara Carreira, Bianca de Paula Ramos, Bruna Hamanaka, Daniela Eduardo Rodrigues de Sousa, Daniele Carobina Santos, Danilo Gomes Resendes, Diana Mirela da Silva Toso, Eliel Constantino da Silva, Felipe da Silva Manrique Canisares, Fernanda Gonçalves Silva, Flávia Alves de Carvalho, João Antonio Oliveira Santos, José Vitor Frizarin dos Santos, Juliane Mendonça Komazaki, Karina Saviero Rampazzi, Karina Silvia Matheus, Luis Fernando do Carmo Morato, Marcelo Rodrigues Ribeiro dos Santos, Marcia Regina Mendes Venâncio, Mariana Graça Gutierrez, Mariana Lopes Nishizima, Matheus Alcântara Silva Chaparin, Melina Bunelli Nunes, Patricia Missae Takaki, Rogério Ramos Rodrigues do Carmo, Thiago Oyan Aguiar, Vinicius Vedovotto

Mesmo com o contexto de dificuldades em razão da crise política e greve geral na Instituição, professores, funcionários e alunos da Universidade contribuem sempre, para garantir o ensino superior de qualidade.

Na abertura do Congresso de Iniciação Cientifica/ CIC da Faculdade de Cîências e Tecnologia da Unesp – Presidente Prudente – a palavra do Diretor, Prof.Dr.Marcelo Messias.

O evento foi também prestigiado pelo Vice-Diretor da FCT/Unesp, Prof.Dr. José Carlos da Silva Carvalho Filho e outras personalidades, especialmente convidadas.

Na cerimônia do 1º dia de realização do evento, no Auditório/Discente V, um show musical abrilhantado pelo Prof.Paulo Rabone, a aluna Maria Letícia e Teresa Raquel Vanalli.

No Boulevard “Prof.Dr.Messias Meneguette Junior”, foi feita a exposição de trabalhos de pesquisas envolvendo mais de trezentos participantes, todos da Unesp.

A movimentação no local de exposição dos trabalhos foi muito grande, desde as primeiras horas que marcaram a presença e participação de palestrantes e convidados.

Uma mesa rednda realizada no dia 22/Setº discutiu a questão metodológica, abordando a pesquisa qualitativa e quantitativa, com a participação de vários docentes da área do conhecimento, integrados à FCT/Unesp.