dez 30

Caminhando para o encerramento do ano 2015, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – registrou somente na 1ª quinzena de Dezembro um total de 15 defesas públicas: Mestrado e Doutorado. Foram 11 dissertações e 4 teses, previamente agendadas pelo Programa de Pós-Graduação em Física (6); Geografia (6); Fisioterapia (2) e Educação (1). Os candidatos inscritos se apresentaram em companhia dos Orientadores e demais membros da Comissão Examinadora.

As defesas públicas foram desenvolvidas nos locais determinados: Anfiteatros II, III, VI e VII, CPIDES; Biblioteca, bem como a Sala de Vídeoconferência. Os trabalhos foram desdobrados em dois períodos: manhã e tarde, com maior incidência no Anfiteatro VI, com 5 sessões de Mestrado e Doutorado.
Candidatos que desenvolveram defesas de dissertação de Mestrado: Éverton Piza Perez, Rodrigo Cândido Alves, Mariana Romanholi Palma, Vinícius Moura Mendonça, Gabriel Scoparo do Espírito

Santo, Taís Roque Giacon, Priscila Estevam Engel, Osmar Pereira Silva Júnior, Sérgio Roberto Mantovani, Danilo Cardoso Ferreira e Rayana Loch Gomes. Doutorado: Luis Carlos Braga, Jodenir Calixto Teixeira, Rudolph dos Santos Gomes Pereira e Eduino Rodrigues da Costa.

Integrando as diversas Comissões Examinadoras, atuaram na 1ª quinzena de Dezº os seguintes orientadores: Angel Fidel Vilche Peña; Moacir Pereira de Souza Filho; Cristina Helena Prado Fregonesi e Ana Maria Osório Araya Balan (todos da FCT/Unesp) e Vitor Engracia Valenti (FFCM/Unesp), Marilia/SP – Ref. Mestrado. Seguem-se os Orientadores nas teses de Doutorado:Dr.Marco Aurélio Saquet (UNIOESTE/PR); Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol (FCT/Unesp); Dr.Klaus Schlunzen Junior (FCT/Unesp); e Dr.José Tadeu Garcia Tommaselli (FCT/Unesp).

Os temas desenvolvidos pelos Mestrandos versaram principalmente sobre assuntos os mais diversificados, como: Proposta para o ensino da Astronomia; O ensino de Física com Louza Digital; Repensando as situações de aprendizagem em Física; Clima Urbano de Londrina; Desloctºs Pendulares, consumo e Shopping Centers em cidades médias de SP; O mirabolante mundo das partículas elementares; Sequência didática como instrumento para aprendizagem significativa do efeito elétrico; Modulação autonômica cardíaca de mulheres pós-cirurgia de câncer de mama; Caixa Experimentotécnica:uma proposta para o ensino da Astronomia; Elaboração de material didático e Efeitos do estímulo auditivo musical sobre a resposta autonômica cardíaca e parâmetros cardiorespiratórios.

TESES DE DOUTORADO

Os temas desenvolvidos pelos candidatos inscritos para a defesa de tese de Doutorado, foram os seguintes: As temporalidades que caracterizam a agricultura familiar no município de Marmeleiro/PR; A produção da diferenciação socioespacial em Mossoró/RN; Os efeitos socioespaciais da expansão canavieira na Bacia Hidrográfica do Rio Ivinhema/MS; O campo térmico e a qualidade ambiental urbana em Chapecó/SC; Educação à distância e a formação continuada de Professores de Matemática, dentre outras.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.Marco Aurélio Saquet da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, atuou como Orientador do candidato que defendeu tese de Doutorado em Geografia, Luiz Carlos Braga.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Jodenir Calixto Teixeira se apresentou perante a Comissão Examinadora para defesa de Tese de Doutorado/Geografia. Orientador: Prof.Dr.Antonio Nvaldo Hespanhol, da FCT/Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
– O Prof.Dr.Klaus Schlunzen Junior, do Deptº de Matemática, Estatística e Computação da FCT/Unesp foi o Orientador do candidato Rudolph dos Santos Gomes Pereira, em sua defesa de tese/Educação.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.José Tadeu Tommaselli, do Deptº de Geografia da FCT/Unesp foi o Orientador do candidato Eduino Rodrigues da Costa,do Programa de Pós-Graduação em Geografia, defendeu tese de Doutorado.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.