dez 16

Provocados a pensar a Educação sobre a Pedagogia, centenas de Professores participaram de um evento marcante na história da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente: a XXV Semana da Educação e Pedagogia, realizada no período de 8 a 11 de Dezembro no Auditório do Discente V. A abertura – embora tenha sido realizada no Feriado de 8 de Dezembro – foi bastante prestigiada, tendo como tema: Formação e atuação dos Professores na Escola Pública.

O Encontro do 1º ao último dia do evento foi enriquecido com a presença de convidados especiais dedicados à atividade cultural, a começar pelo Grupo composto por alunos de Arquitetura e Urbanismo, Geografia, Química e Pedagogia, sob denominação de “Quarta Justa”. Esse grupo é constituído pelos seguintes alunos: Rappael Capponero, do curso de Arquitetura e Urbanismo Mestre da Bateria Furiosa); Jhelfry Paulo, aluno do curso de Geografia (pandeiro); Luan Costa, aluno do curso de Química (toca vários instrumentos de percussão – rebolo – integrante da Banda Furiosa); Victor Carnevali, aluno do curso de Geografia (pandeiro) e Maria Letícia, aluna do curso de Pedagogia (Canta desde os 7 anos, sendo formada em música).

Depois, houve reflexão sobre as perspectivas para o desenvolvimento de uma atuação com qualidade na escola pública atual; valorização e importância dos profissionais formados no curso de Pedagogia no contexto educacional; desafios e integração à graduação, pós-graduação e sistemas de ensino, sendo também anunciados os nomes dos componentes da mesa. Seguiu-se a execução do Hino Nacional Brasileiro (cantado por todos), com pronunciamentos do Prof.Dr.Marcelo Prattes, que representou o Diretor da FCT/Unesp, Prof.Dr.Marcelo Messias; Paulo Henrique da Silva Leonardo, em nome dos alunos e alunas do curso de Pedagogia e as Profªs.Cinthia Magda Fernandes Ariosi, da Comissão Organizadora, Raquel Gomes de Oliveira e Drª Vanda Machado Moreira Lima.

O aluno que criou o logotipo da XXV Semana da Educação e Pedagogia, Rogério Ferreira Coelho, mereceu singela homenagem prestada pela Professora Vanda, Coordenadora do curso de Pedagogia. Em seguida, a conferência de abertura proferida pela Profª.Drª.Lilian Mércia de Oliveira Pacheco. A continuidade dos trabalhos ficou sob coordenação da Profª. Drª.Marta Campos de Quadros, que convidou a conferencista, Professora Lilian Márcia de Oliveira Pacheco – Coordenadora do Projeto Rede de Economia Solidária de Turismo de Base Comunitária da Chapada Diamantina – para a conferência de Abertura.

Na programação da semana, convidados especiais como o Prof.Dr.Shirleide Pereira da Silva Cruz, da Universidade de Brasilia; Prof.Júlio Maria Xavier Simões, Biólogo e Pedagogo da Waldorf; Profª.Drª. Patrícia Couto Gemael, Pesquisadora na área de Psicologia do desenvolvimento humano de Bauru e Profª.Drª.Célia Maria Guimarães, da área de Educação Infantil – programa de pós-graduação em Educação – da FCT/Unesp. O evento foi mais uma realização do Conselho de curso de Pedagogia/Departamento de Educaçao da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A XXV Semana da Educação e Pedagogia realizou-se no período de 8 a 11 de Dezembro na FCT/Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O evento foi bastante prestigiado, contando inclusive com a presença e participação de inúmeros convidados.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
As atividades culturais foram enriquecidas com o Grupo “Quarta Justa”, com alunos da FCT/Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Profª.Drª.Vanda Moreira Lima (Membro do Conselho) faz seu pronunciamento na abertura do evento.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Seguem-se com a palavra, outras integrantes da mesa de abertura da XXV Semana da Educação e Pedagogia.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Dois aspectos em observação: estudantes que se inscreveram para participar do evento, dirigentes e convidados.

Outras atividades desenvolvidas na Semana da Educação e Pedagogia

Durante a realização desse evento dedicado à Formação e Atuação dos Professores na Escola Pública, contou com uma extensa programação, desenvolvendo atividades com 17 minicursos de diferentes temáticas, com vários trabalhos na modalidade “comunicação oral”. Destaque especial para a palestra sobre Pedagogia Griô, na qual se fez pensar a educação sob outra perspectiva. Posteriormente, houve momentos de rica discussão sobre a atuação e formação do Professor para os alunos nos anos iniciais do ensino fundamental. A polivalência foi debatida e a Pedagogia Waldorf inquirida sobre suas potencialidades educativas.

No último dia (11 de Dezembro), ocorreu o desfecho dessa jornada cultural, com duas mesas redondas, onde foram debatidas diversas questões ligadas diretamente à formação e atuação de professores na educação infantil, com uma abordagem mais acadêmica; e outra voltada para a educação, atenta aos cuidados do bebê. Foi dada uma pausa, a fim de permitir a apresentação e representação teatral do Grupo Experimental de Teatro da FCT, sob a coordenação e direção de Robson Guimarães de Farias, aluno do curso de Pedagogia.

Na excelente apresentação teatral “Performance” – que começou no Boulevard “Messias Meneguette Jr – ao lado do Discente V, com estudantes conduzindo “guarda-chuvas” e características futuristas com rostos pintados. A primeira exibição foi desenvolvida no Auditório, ao som de músicas e ritmos exóticos complementados por efeitos de expressão corporal. O grupo, bastante aplaudido foi constituído pelos alunos: Karoline Trevisan Maia e Fabiana Alves dos Santos, do curso de Pedagogia; Kissy Luan Pereira Silva Camargo, Maria Luiza Martins dos Santos e André Paulino, do curso de Geografia; Elderban Barbosa Lopes, Roberto da Costa Cruz e Jaqueline Antunes Cortes, do curso de Estatística; Elsyen Marian Nogueira da Silva, Victor Miranda Oliveira e Gabriel Galdino, do curso de Arquitetura e Urbanismo.

Homenagens especiais

Convidada a fazer parte da mesa de trabalhos, a Professor Kátia Kodama conduziu o cerimonial para homenagear ilustres personalidades, dignas do reconhecimento pelo desempenho de uma missão que teve por principal finalidade a formação de Professores de qualidade. De acordo com a apresentadora, tornou-se possível a colheita de muitos e bons frutos dessa atividade, sendo contempladas com a escolha cinco das mais importantes figuras do Magistério Público. Desta maneira, foram homenageadas as Professoras: Maria Peregrina Fátima Rotta Furlanetti; Maria de Fátima Salum Moreira; Ilíada Pires da Silva; Sonia Maria Coelho e Maria Suzana de Stefano Menin.
Concluída a cerimônia – com uma foto coletiva – para documentar a autenticidade de um evento cultural voltado à XXV Semana da Educação e Pedagogia na FCT/Unesp, realizou-se o lançamento de livros (no Espaço de Convivência do Discente V). Com destaque para os seguintes autores: 1) – Profª.Drª.Arilda Inês Miranda Ribeiro; 2) – Profª.Drª.Eliane Vani Ortega; 3) – Profª. Drª.Onaide Schwaetz Correa de Mendonça; 4) – Prof.Dr.Fábio Camargo Bandeira Villela; 5) – Profª.Drª.Vanda Moreira Lima; 6) – Profª.Drª. Yoshie Ussami Ferrari Leite.

No mesmo local destinado ao lançamento editorial, realizou-se uma interessante exposição de trabalhos elaborados por alunos do 1º ano, sob a denominação de “Criação dos livrinhos didáticos artesanais”. Simultaneamente, alunos do 2º ano participaram da mostra didática, com “Expedições formativas” do curso de Pedagogia. Também foram realizadas vendas de livros com autógrafos de seus autores; além de troca na Sala 2, a qual recebeu o título de “Escambo cultural”. Todos os visitantes e participantes do evento foram brindados com sucos, refrigerantes, salgadinhos, pipoca, paçoquinha, algodão doce, pirulitos, crepes e outros.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Outra importante atração foi representada pelo Grupo Experimental de Teatro (formado por estudantes) da FCT/Unesp .

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O que não poderia faltar:justas homenagens prestadas a cinco docentes da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Seguem-se as homenagens a outros dedicados professores, reconhecidos publicamente pela sua dedicação à causa da Educação.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
E aqui, a manifestação dos escritores e professores que trouxeram livros para lançamento no Espaço de Convivência/Disc.V

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Reunidos para uma foto histórica, os participantes da XXV Semana da Educação e Pedagogia, têm agora outra agradável missão.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No Boulevard “Messias Meneguette Jr”, uma ampla exposição de livros. Alguns com lançamentos programados no local.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Entre dezenas de escritores inscritos no evento, destaque especial para o novo lançamento da Profª.Drª. Arilda Inês Miranda Ribeiro.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Outra escritora que também inscreveu sua obra para um re-lançamento: Profª.Drª. Eliane Vani Ortega em parceria c/Kátia Kodama.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
E finalizando: um aspecto do local onde se realizou esse importante evento, no Espaço de Convivência do Discente V da FCT/Unesp.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.