dez 01

O Programa de Pós-Graduação em Geografia, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – promoveu durante o mês de Novembro mais uma tese de Doutorado, defendida publicamente no último dia 20. Candidata: Juniele Martins Silva, tendo como Orientadora a Profª.Drª.Rosângela Aparecida de Medeiros Hespanhol, do Deptº de Geografia da FCT/Unesp. Local da defesa: Anfiteatro VII, com início às 08h30.

Da Comissão Examinadora, fizeram parte – além da Orientadora já citada – os seguintes docentes: Dr.Luiz Antonio Barone, do Deptº de Planejamento, Urbanismo e Ambiente da FCT/Unesp; Dr.Carlos de Castro Neves Neto, Pós-Doutorando da FCT/Unesp; Dr.Adriano Rodrigues de Oliveira, do Instituto de Estudos Sócio-Ambientais da Universidade Federal de Goiás/GO e Drª. Ruth Youko Tsukamoto, do Deptº de Geociências da Universidade Estadual de Londrina/PR.

Tema abordado

Juniele Martins Silva em sua defesa pública de tese de Doutorado/Programa de Pós-Graduação em Geografia desenvolveu o tema: “As dimensões econômica e simbólica/cultural dos Agricultores familiares do município de Catalão/Goiás”. Nesse contexto ela afirma que o meio rural brasileiro passou por intensas transformações – principalmente na década de 1970 – em virtude do processo de modernização da agricultura.

Esse processo ocorreu de forma desigual, favorecendo os produtos destinados à exportação, nas regiões: Sul, Sudeste e posteriormente, o Centro-Oeste aos grandes e médios produtores rurais, em detrimento dos pequenos. Juniele cita o caso de Catalão no Estado de Goiás, por ter vivenciado o processo de expansão da modernização da agricultura, ocorrendo também de forma desigual. Depois, a Doutoranda cita as comunidades rurais de Custódia, Ribeirão, São Domingos e Tambiocó, no município de Catalão.

Nas comunidades rurais pesquisadas – diz Juniele Martins Silva – são importantes os rendimentos provindos de atividades não agrícolas, como: a participação e comercialização dos produtos agropecuários em feiras livres e o benefício da Previdência Social Rural. Destaque também para a diversificação de produtos agrícolas e criação de animais.

Políticas públicas como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) são relevantes para o desenvolvimento e, por conseguinte, para a comercialização dos produtos agropecuários.

Por fim, a Doutoranda salienta em sua defesa de tese: “Os agricultores familiares das comunidades pesquisadas, possuem um sentimento de pertencimento ao lugar, constituindo suas identidades através das relações de sociabilidade, fundadas nos eventos comunitários (festas e terços religiosos); e nos vínculos de parentesco, amizade e vizinhança”.

A candidata Juniele Martins Silva se apresentou perante a Comissão Examinadora para a defesa pública de tese de Doutorado/ Geografia, tendo como Orientadora a Profª.Drª.Rosângela Aparecida de Medeiros Hespanhol, da FCT/Unesp.

O tema desenvolvido pela Doutoranda está relacionado com o processo de desenvolvimento do meio rural brasileiro, com enfoque especial no processo de expansão no município de Catalão e comunidades rurais do Estado de Goiás.