out 07

No último final de semana, o Professor Luis Alberto Gobbo, do Departamento de Educação Física da FCT/Unesp recebeu expressivas homenagens de um Grupo da 3ª idade por dois motivos:a passagem da Semana do Idoso e os benefícios recebidos durante o período de realizaçao do Projeto “Viva Forte!”. Em razão dessa deliberação – que teve aprovação de todos os integrantes do Grupo – foi elaborada uma listagem dos escolhidos para as homenagens, começando pela mais idosa, Sra.Maria Aparecida Bolssolani; a mais dedicada Hilda Aparecida Leite Dominato e a figura mais importante: o Professor ! E assim, o jovem e dinâmico professor Luis Alberto Gobbo foi agraciado com uma tela de 1,30 x 1,00 m produzida especialmente pela Sra. Nilza Fumagalli, juntamente com um Cartão de Prata e outros brindes, entregues pessoalmente, como forma de agradecimento e reconhecimento.

Foi uma autêntica Festa de Confraternização em plena manhã de 2 de Outubro, com o Coffee-Break, muita animação com abraços, música, crônicas e poesias interpretadas pelos membros do Grupo da 3ª idade. Em seguida, vieram as surpresas representadas por trabalhos de Artes Plásticas, seguindo-se a homenagem especial ao Professor Gobbo, que emocionado agradeceu a todos e se colocou à disposição para a continuidade de suas atividades profissionais em novo período, com um Projeto de Extensão nas depedências da Academia ASA/Unesp.

Viva Forte: Como nasceu o Projeto ?

O Projeto VIVA FORTE, sob a coordenação do Prof. Luís Alberto Gobbo, do Depto. de Educação Física da FCT/UNESP, nasceu de uma interação entre um projeto de pesquisa, denominado “EFEITO DO TREINAMENTO RESISTIDO SOBRE FORÇA, MASSA MUSCULAR, MOBILIDADE, CAPACIDADE FUNCIONAL E PARÂMETROS BIOQUÍMICOS EM IDOSOS SARCOPÊNICOS E NÃO SARCOPÊNICOS”. Também no mesmo bloco: um projeto de extensão para atender idosos usuários de unidades básicas de saúde do município de Presidente Prudente.

Assim, após uma avaliação inicial de 307 idosos (em Janeiro de 2015), 60 foram convidados a participar de dois programas de treinamento resistido distintos: a musculação tradicional e o treinamento com tubos elásticos, adaptados em cadeira desenvolvida por Profissionais do Departamento de Fisioterapia que trabalham com pacientes, com doença respiratória. Nos treinos, idosos com alta e baixa quantidade de massa muscular frequentavam 3 vezes por semana – durante 90 minutos – as dependências do Complexo Esportivo II (antigo ASA), com a presença de Profissionais de Educação Física e Alunos de Graduação em Educação Física e Fisioterapia, distribuídos em 3 horários diferentes: 7:45h; 9:00h e 14:00h.

Durante 12 semanas os idosos realizaram atividades musculares, sempre reportando melhoras em relação à saúde física e mental, uma vez que os grupos de treinamento se constituíram verdadeiros grupos de amizades. Idosos de 60 a 91 anos de idade conviveram em um clima bastante harmônico, sempre com descontração. Mas com muita seriedade no treinamento. Dentro do grupo, participaram: Mães de Professora e Funcionária da Unidade, além de pessoas de diferentes pontos da cidade.

Avaliações distintas foram realizadas em momentos Pré e Pós Treinamento, e os resultados, além de serem apresentados a todos os participantes, serão frutos de Trabalhos de conclusão de curso, Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado. Ao todo, 17 alunos participaram como estagiários no projeto, todos integrantes do Grupo de Estudo e Pesquisa em Epidemiologia, Envelhecimento e Exercício – GEPEEEx, e do Laboratório de Avaliação do Sistema Musculoesquelético – LABSIM.

O projeto agora continua, após um período de recesso. No dia 26 de outubro, como Projeto de Extensão. No ano de 2016 deverá ter novos grupos, com novas propostas de modalidades de treinamento.

Pessoas interessadas no Projeto devem entrar em contato com o Professor Luís Alberto Gobbo, pelo telefone (18) 3229-5720.

Ao lado de pessoas respeitáveis da 3ª idade, o Professor Luiz Alberto Gobbo recebeu com surpresa no último fim de semana, as mais expressivas homenagens.

O Encontro com características de festa de confraternização, realizou-se nas dependências do antigo Clube da ASA, ora transformado em Academia da 3ª idade.

Esta tela que retrata a natureza (de 1,30×1,00 m), foi elaborada pela Artista Plástica Nilza Fumagalli, especialmente produzida para homenagear o Professor Gobbo.

Durante o ato de entrega da tela, uma saudação especial em nome de todo o Grupo que integra o Projeto “VIVA FORTE”, três vezes por semana no antigo Clube da ASA.

Nesta confraternização especialmente preparada pelo Grupo da 3ª idade ,participação também dos componentes da Equipe do Professor Luiz Alberto Gobbo.

As homenagens vão além das palavras, com gestos de agradecimento pela carinhosa manifestação de apreço, com palavras, gestos, elogiosas referências e muita música.

Por todas as manifestações de carinho e simpatia, o homenageado agradece com palavras, sorriso e um forte abraço a todos que estiveram presentes nesse memorável Encontro.

Em dois ângulos, aspectos internos da Academia implantada através do Projeto “VIVA FORTE”, nas dependências do antigo Clube da ASA da FCT/Unesp.