jul 27

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – realizou nos dias 23 e 24 de Julho), um Workshop para Gestão Cadastral, prestigiado por representações de várias regiões de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul. Ao todo foram 160 participantes, entre os quais docentes, profissionais, alunos e ex-alunos de graduação e pós-graduação em Engenharia e Ciências Cartográficas. O evento teve seu encerramento na 6ª feira – dia 24 – por volta das 12h30, após a realização de uma mesa redonda. Tema: “Inovação tecnológica e a construção de GeoPortais para a Gestão Cadastral”, envolvendo representantes da UNICENTRO(Guarapuava), UEMS (Dourados),UNEMAT (Colider) e FCT/UNESP (Pres.Prudente).

O ato que marcou a abertura do Workshop realizado no Auditório/Disc.V teve a coordenação do Prof.Dr. Amilton Amorim, do Departamento de Cartogafia, seguindo-se o pronunciamento do Vice-Diretor da FCT/Unesp, Prof.Dr.José Carlos Silva Camargo Filho. Depois, falaram: o representante do Prefeito Milton Carlos de Mello, Engº Laércio Alcântara (Secretário de Planejamento do município) e o Chefe do Departamento de Cartografia, Prof.Dr.Maurício Galo. Seguiu-se a conferência internacional, a cargo do Prof.Dr.Rui Pedro Julião, da Universidade Nova de Lisboa, com o tema: “Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE) e Gestão Cadastral”.

No período da tarde, realizou-se Mesa Redonda, abordando a questão de inovação tecnológica: ‘’O que a Prefeitura ganha com isso?”. Nos debates, participação de representantes de Presidente Prudente/SensorMap (Dr.Roberto da Silva Ruy), São José dos Campos/GeoPixel (MsC Fernando Leonardi) e Curitiba/UFPR (Prof.Dr.Daniel R.dos Santos). Atuou como Moderador, o Prof.Dr.Amilton Amorim. Houve posteriormente mostra de trabalhos executados em Prefeituras de Campo Grande/Ms (Wilson Brasil) e Campinas/SP (Daniela Scarassati).

Na programação alusiva ao encerramento do Workshop – incluindo a mostra de trabalhos – foram desenvolvidas diversas atividades a partir das 8h00, que envolveram representações da UFPR/Curitiba, UNESP (Prof.Dr.Guilherme H.B.de Souza), de Rosana, com Cadastro 3D; UNEMAT (Prof.Dr.Marcelo L.Hotzschuh), de Colider – Modelagem de Banco de Dados 3D, UEMS (Profª.Drª.Gláucia G.Sass), de Dourados – Análise Espaço – Temporal a partir de Dados Cadastrais.
Foi muito importante a atuação dos docentes convidados, e especialmente designados para atuar nesse evento que correspondeu à expectativa geral, sob todos os aspectos e pontos de vista.

A Abertura do Workshop foi feita pelo Coordenador, Prof. Dr. Amilton Amorim, tendo ao lado o Vice-Diretor da FCT/Unesp, Prof.Dr.José Carlos Silva Camargo Fº e o Chefe do Deptº de Cartografia, Prof.Dr.Maurício Galo.

O principal convidado deste evento foi o Prof.Dr.Rui Pedro Julião, da Universidade Nova de Lisboa, que ministrou a conferência inicial. Ele e o Auditório foram saudados pelo representante da Empresa Junior, EJECart e pelo Coordenador do evento.

Docentes, profissionais, alunos e ex-alunos de graduação e pós-graduação em Engenharia Cartográfica e Ciências Cartográficas compareceram e acompanharam com toda a atenção a conferência do Prof.Dr.Rui Pedro Julião.

– O número de inscrições de pessoas interessadas na conferência e realização do Workshop nos dias: 23 e 24 de Julho, foi de aproximadamente 160 participantes. Aqui, aspectos parciais do público que prestigiou o evento.

Aqui se pode avaliar a importância que o Workshop despertou, considerando principalmente o tema desenvolvido em cada período, de forma especial no que se relaciona às soluções inovadoras para Gestão Cadastral.

Quando o tema em debate tem importância, aumenta também o interesse do público, como aqui se observa. Todos que vieram até esse Auditório da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, demonstraram satisfação.