jul 27

Cumprindo extensa programação que começou na última 2ª feira (20/Julho) e encerramento na 6ª feira, a FCT/Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – promoveu no Centro Cultural Matarazzo, a 60ª Reunião da RBRAS (Região Brasileira da Sociedade Internacional de Biometria), juntamente com o 16º Simpósio de Estatística. O número de inscritos para participação nos dois eventos surpreendeu, chegando a 450 no total e 295 trabalhos cadastrados, dos quais 265 foram selecionados para apresentação.

A abertura no Teatro Paulo Roberto Lisboa, reuniu – além de docentes e estudantes – destacadas personalidades da cultura, ciência e tecnologia. Dentre outros, o Prof.Dr.John Hinde, Presidente da Internacional Byometric Society (IBS), do Reino Unido; Prof.Dr.Paulo Justiniano Ribeiro Júnior, Presidente da Região Brasileira/RBRAS e Profª.Drª.Vera Lúcia Damasceno Tomasella, Presidente da Associação Brasileira de Estatística/ABE.

O ato de abertura foi presidido pelo Vice-Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia, Prof.Dr.José Carlos Silva Camargo Filho, que anunciou a execução do Hino Nacional Brasileiro, seguido de pronunciamentos. A Profª.Drª.Aparecida Donizete Pires de Souza, falou em nome do Departamento de Estatística da FCT/Unesp. A palestra principal “A Medley of Mixtures” foi pronunciada (em inglês) pelo Presidente da Sociedade Internacional de Biometria, Prof. Dr. John Hinde, com apresentação do cerimonialista Walmir César Caldeira, da Seção de Apoio ao Ensino e Pesquisa/SAEPE, da FCT/Unesp.

As palavras da Professora Aparecida foram de cumprimentos e agradecimentos a todos os integrantes da mesa e em especial ao Centro Cultural Matarazzo pelo espaço cedido para a realização do evento. Aos pesquisadores nacionais e internacionais e a todos aqueles que submeteram seus trabalhos em formato oral ou pôster. À Comissão científica – com destaque ao Prof.Dr.Hélio Migon – Coordenador Científico do evento; às Comissões Organizadoras dos minicursos e sessões temáticas.

Os agradecimentos foram extensivos à Comissão Organizadora Geral, envolvendo o Conselho Diretor da RBRAS e Comissão local (em particular aos Professores Mario Tarumoto e Vilma Tachibana), bem como, o apoio da Empresa Júnior de Estatística e alunos que estão auxiliando na organização. Em especial: destaque para Marcelo Fernandes, Tamara Marmore e Fernanda Hess, autoras da Arte do Cartaz, Folder e capa do Livro. Também a Secretária Giuliana Felício, pelo empenho nas tarefas realizadas.

Finalmente – disse a Profª.Drª.Aparecida Donizete Pires de Souza – gostaria de informar que tivemos aproximadamente 450 participantes, 295 trabalhos submetidos, dos quais, 265 foram aceitos. Em nome da Comissão Organizadora e do Departamento de Estatística, desejo a todos, que o evento seja produtivo e que a semana em Presidente Prudente seja excelente.

A importância desses eventos

No ato de apresentação realizando no Centro Cultural Matarazzo (Teatro Paulo Roberto Lisboa), o cerimonial ressaltou a importância dos dois eventos que a cidade de Presidente Prudente sediou no decorrer da última semana, entre 20 a 24 de Julho. “A RBRAS e o SEAGRO representam os principais Congressos Brasileiros de Estatística Aplicada à Biometria e à Experimentação Agronômica” – acentuou o titular do SAEPE, Walmir César Caldeira.

O objetivo deste evento é o de reunir pesquisadores de todas as áreas, que empregam a Estatística na tomada de decisões para discutir processos inovadores em estatística e análises de dados e formas de ampliação do acesso ao conhecimento estatístico, promovendo intercâmbios multidisciplinares. A Sociedade foi fundada no dia 08 de Julho de 1955 (portanto há 60 anos) e está incluída entre as mais tradicionais sociedades científicas do Brasil.

A RBRAS é uma Sociedade Internacional de caráter científico e cultural, sem fins lucrativos; e representa uma das regiões da The International Biometric Society (IBS), direcionada aos pesquisadores que trabalham com os aspectos Matemáticos e Estatísticos das pesquisas desenvolvidas em Biologia, Medicina, Ecologia, Análise de Riscos, Geografia, Agronomia, Economia e áreas afins.

O tema geral desta Edição consiste em “A Estatística e os novos desafios: Tratamento e modelagem da informação”, com rica programação envolvendo Pesquisadores do Brasil e do Exterior. A RBRAS procura estimular as atividades de pesquisa de seus sócios, incentivando-os e apoiando eventos científicos. A primeira reunião da RBRAS ocorreu em Janeiro de 1956. A partir de 1985 – nos anos ímpares – as reuniões dessa instituição passaram a ser realizadas conjuntamente com o SEAGRO. Em 2015, esse evento conjunto sediado em Presidente Prudente foi desenvolvido especialmente para a comemoração da 60ª RBRAS.

A maior movimentação científica

No período compreendido entre 20 e 24 de Julho, a cidade de Presidente Prudente registrou a maior movimentação científica que se tem notícia até hoje. Em decorrência de um período equivalente a cinco dias, a 60ª Reunião RBRAS da Sociedade Internacional de Biometria reuniu cientistas da maior expressão, participando ativamente do evento com 14 conferências, dezenas de minicursos, sessões temáticas, vídeo conferência, sessão pôster e mesas redondas.

As conferências, começando pelo Presidente John Hinde, da Sociedade Internacional de Biometria e representante da National University of Ireland, envolveram também outros nomes famosos, como: Sujit K.Glosh, da NC State University & SAMSI/USA; Martin S.Ridout, da University of Kent/USA; Lurdes Inoeu, da University of Washington/USA; Eliane Rodrigues, da Univesidade Autônoma do México; John W.Emerson, do Deptº de Estatística Yale University/ USA, todos do exterior.

A nível de Brasil, aqui estiveram representações de inúmeras instituições, como: Dani Gamerman, da UFRJ; Leonardo Bastos, da Fundação Osvaldo Cruz; Marcos Prates, da UFMG; Luiz A.Milan, da UFSCar; Renato M.Assunção, da UFMG; Júlio M.Singer, do IME/USP. No encerramento 6ª feira (24/Julho), as duas últimas conferências por Thaís Cristina de Oliveira Fonseca, da UFRJ e Paulo C.Rodrigues, da UFBA.

Nos minicursos ministrados durante o período, participação direta e eficiente de representações da USP, ESALQ/USP, EMBRAPA, PUC/RIO, UFLA, UFPR, UNB, UFSCar, UFMG, UFRJ, UFPel, IME/USP, UNIFAL, IP/USP, FMRP, IP/USP,CCE/UEL, CCE/UFAC, DES/UEM, UFABC, Fundação Osvaldo Cruz e Universidade Carlos III/Madrid.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No Teatro Paulo Roberto Lisboa (Centro Cultural Matarazzo) foram sediados 2 grandes eventos científicos: a 60ª Reunião RBRAS (Sociedade Internacional de Biometria) e 16º Simpósio de Estatística, da FCT/Unesp-2015.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
– O ato de abertura foi presidido pelo Vice-Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – Prof.Dr. José Carlos Silva Camargo Filho e prestigiado por importantes personalidades.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na mesa de abertura dos trabalhos presença honrosa do representante da Sociedade Internacional de Biometria e representante da National University of Ireland, Prof.Dr. John Hinde, que ministrou a 1ª conferência.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O cerimonial foi conduzido pelo titular do SAEPE, Walmir César Caldeira que anunciou todos os lances programados para o ato de abertura, incluindo a apresentação em inglês do 1º conferencista, Prof.Dr. João Hinde.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Profª.Drª.Aparecida Donizete Pires de Souza, na condição de representante do Departamento de Estatística, fez seu pronunciamento agradecendo a todos que se empenharam na realização desses dois eventos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O número de participantes surpreendeu: mais de 400, dos quais se produziu um número bastante significativo de trabalhos científicos: 295. Desse montante, 265 foram apresentados, o que representa excelente resultado.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.