jul 22

No Anfiteatro III do Departamento de Educação Física da FCT/Unesp, o candidato Eduardo Zapaterra Campos defendeu tese de Doutorado na última 6ª feira (17 de Julho). A sessão especial teve como Presidente e Orientador, o Prof.Dr.Marcelo Papoti, da Escola de Educação Física e Esporte da USP/Ribeirão Preto-SP, realizou-se no período da tarde, com afluência de público representado por amigos e colegas do Doutorando. Foi uma defesa pública de tese do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Motricidade, desenvolvida junto à Unesp de Rio Claro-SP.

Também fizeram parte da mesa, como integrantes da Comissão Examinadora – além do Orientador já citado – os seguintes membros: Prof.Dr.Gustavo Gomes de Araujo, da Universidade Federal de Alagoas; Prof.Dr.Paulo Roberto Pereira Santiago e Prof.Dr.Adelino Sanches Ramos Silva, ambos, da Escola de Educação Física e Esporte da USP/Ribeirão Preto e Prof.Dr. Júlio Wilson dos Santos, do Departamento de Educação Física da UNESP/ Bauru – SP. O tema escolhido foi:”Determinação do máximo déficit acumulado de oxigênio de nadadores por meio da técnica de retro extrapolação”.

Na defesa pública de sua tese, o Doutorando abordou com riqueza de detalhes, aspectos relados à necessidade de otimização dos métodos de determinação da capacidade anaeróbica, ressaltando: “O objetivo da presente tese de Doutorado foi validar a avaliação do déficit acumulado de oxigênio (AOD), por meio da técnica de retroestrapolação. Para isso, 25 nadadores foram avaliados e quatro trabalhos foram desenvolvidos. Onze nadadores realizaram esforço máximo de 400 m e protocolo incremental para determinar ambas variáveis” – acentuou.

Depois, o candidato ao Doutorado frisou que o 3º estudo teve por objetivo verificar a possibilidade de se estimar a Aer apenas pelo uso da AOD Red e seis nadadores foram submetidos a um esforço máximo de 400 m com snorqujel. O 4º estudo objetivou testar a reprodutividade e a validade (AOD Red) em nado livre (ie retro extrapolação). Para isso, oito sujeitos realizaram dois esforços de 400 m sem snórquel separados por uma semana.

Posteriormente, seis atletas realizaram tanto um esforço de 400 m livre, como o protocolo de AOD convencional com snórquel. Além disso, a utilização do snórquel limita a velocidade do atleta, reduzindo o valor de AOD. Sugere-se a utilização do AOD Red em nado para avaliar a capacidade anaeróbica de nadadores – concluiu o defensor da tese de Doutorado, Eduardo Zapaterra Campos.

Perante a Comissão Examinadora reunida no Anfiteatro III do Departamento de Educação Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/Pres.Prudente, Eduardo Zapaterra Campos defendeu sua tese de Doutorado.

Amigos e colegas do Doutorando, compareceram para prestigiá-lo em sua defesa de tese de Doutorado, que teve como Orientador o Prof.Dr. Marcelo Papoti, da Escpola de Educação Física e Esporte da USP/Ribeirão Preto.

NA SALA DE VÍDEOCONFERÊNCIA MAIS UMA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Na manhã de 6ª feira (dia 17 de Julho), verificou-se na Sala de vídeoconferência da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente /SP – mais uma defesa pública de dissertação de Mestrado/Programa de Educação, pela candidata Juliane Francisqueti Martins Motoyama. Como Orientador e na presidência dos trabalhos, o Prof.Dr. Odilon Helou Fleury Curado, do Departamento de Linguística da Faculdade de Ciências e Letras de Assis – SP.

O tema desenvolvido pela Mestranda versou sobre “Escrita e Liberdade: as relações de causa e consequência na expressão discente”, que ela defendeu muito bem, tendo por objetivo principal investigar de que modo o ensino das relações de causa e consequência ajuda as crianças do 6º ano do Ensino Fundamental no processo de construção do texto escrito.

Na composição da mesa que dirigiu os trabalhos como integrante da Comissão Examinadora, a Profª. Drª.Renata Junqueira de Souza, do Departamento de Educação da FCT/Unesp e “On line”, a Profª.Drª. Stela Miller, do Departamento de Didática da Faculdade de Filosofia e Ciências, de Marília/SP.

Para o levantamento dos dados – segundo relato da candidata Juliane Francisqueti Martins Motoyama – foi lançada mão de diferentes instrumentos, sendo estes: uma análise documental da escrita de três partícipes, que freqüentaram todos os encontros(antes e após a oficina de produção textual), além da observação dos apontamentos feitos pelos discentes, durante a entrevista reflexiva semidirigida.

A análise final foi desenvolvida a partir da triangulação de dados, tendo a escrita dos estudantes como o principal objeto de observação, cruzando esse material com informações obtidas nas entrevistas e observações realizadas durante a oficina, a fim de se chegar a uma conclusão. Os resultados demonstram que a partir da tomada de consciência das relações de causa e conseqüência do gênero textual conto, os estudantes aprimoram a construção dialógica de sua escrita – concluiu.

A candidata do Programa de Educação da FCT/Unesp, Juliane Francisqueti Martins Motoyama fez sua defesa pública de dissertação de Mestrado perante à Comissão Examinadora, na Sala de Videoconferência.

O Orientador foi o Prof.Dr.Odilon H.Fleury Curado. No vídeo, a Profª.Drª.Stella Miller; e ao lado, a Profª.Drª.Renata Junqueira de Souza.Também, uma foto geral de todos os presentes no final da defesa de dissertação/Mestrado.