jul 10

Na primeira semana do mês de Julho (dia 02/9hs), realizou-se no Anfiteatro II, importante palestra ministrada pelo Prof.Dr.Roberto Luís de Melo Monte-Mor da Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG. O tema desenvolvido pelo ilustre visitante versou sobre “Universidade e Planejamento: a experiência da UFMG em Belo Horizonte”. O evento (aberto à comunidade) foi promovido por iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Geografia da FCT/Unesp – Campus de Presidente Prudente.

O tema enfocado pelo professor e pesquisador do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional/CEDEPLAR e Coordenador Geral do Projeto de Macrozoneamento Metropolitano de Belo Horizonte, despertou a atenção de grande número de interessados. Especialmente professores e estudantes de graduação e pós-graduação integrados à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Após a palestra foram realizados debates.

O Programa de Macrozoneamento Metropolitano faz parte da Política Territorial de Regulação de Uso do Solo, uma das 28 políticas do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado de Belo Horizonte. Para organizar a discussão – diz o Prof.Monte-Mor – foram identificados seis grandes vetores, que hoje compõem o foco dos estudos da região metropolitana de Belo Horizonte/MG.

Acrescenta o palestrante que “todas essas áreas passaram por movimentos de reestruturação territorial nos últimos anos, por meio da expansão urbana residencial e industrial, do avanço tecnológico, da ampliação do turismo, entre outros fatores. A expansão urbana observada nas grandes metrópoles mundiais. Nesse processo se destaca a importância de Betim, que vem se tornando referência para as demais cidades das proximidades”.

Zonas e Áreas de Interesse

O Prof.Dr.Roberto Luis de Melo Monte-Mor destacou ainda as Zonas e áreas de interesse, que são espaços relativamente pequenos, para os quais serão propostos modelos de ocupação e padrões do uso do solo. Já as áreas de interesse metropolitano são espaços maiores, que deverão ser objetos prioritários de políticas afins, além de outras políticas a serem decididas de forma conjunta entre Governo e municípios.

Por sua vez, além das áreas industriais, complexos ambientais culturais, áreas habitacionais e espaços de ruralidades, foi proposta a criação de uma “trama verde e azul”, idéia originária da França, cujo objetivo é articular espaços verdes, bacias hidrográficas, áreas de preservação e proteção, áreas de interesse ambiental e cultural, corredores de transporte; enfim, uma trama de interesse metropolitano.

Lembra o Prof.Monte-Mor que existe um mapa preliminar dessa trama verde e azul que envolve os grandes eixos da Região Metropolitana de Belo Horizonte. “Nossa proposta está relacionada à ligação e articulação dos cursos d’água, com um sistema de áreas protegidas de parques lineares urbanos e corredores ecológicos. Temos visto, não apenas no Brasil, mas mundo afora, uma tentativa de naturalizar a cidade, trazer a região metropolitana para dentro da cidade, dando visibilidade e força à presença da natureza” – concluiu.

No Anfiteatro II da FCT/Unesp a apresentação do palestrante da UFMG pelo Prof.Dr.Everaldo Santos Melazzo, do Deptº de Urbanismo,Planejamento e Ambiente.

O tema desenvolvido pelo Prof.Dr.Roberto Luis Melo Monte-Mor, versou sobre “Universidade e Planejamento: a experiência da UFMG em Belo Horizonte”.