jun 28

Numa solenidade que reuniu grande número de intelectuais e convidados, foram lançados dois novos livros, considerados da mais alta importância para o resgate das orígens de Presidente Prudente e toda a região. As obras trazem a autenticação dos organizadores: Profs.Drs.:Hélio Hirao, Evandro Fiorin e Neide Barrocá Faccio, todos integrantes do Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente da FCT/Unesp. O lançamento previamente programado realizou-se no SPART Cultural à Rua D.Militânia, 359, na noite de 26 de Junho. Com a presença inclusive do Diretor e Vice-Diretor Marcelo Messias e José Carlos da Silva Camargo Filho (Zeca) e inúmeros estudantes e docentes.

Desse auspicioso lançamento editorial também fizeram parte os Profs.Drs.: Nilson Ghirardello, Cristina Maria Perissinotto Baron, Suzana Cristina Fernandes Paiva, Arlete Maria Francisco, Ana Paula Zonta de Melo, Aline Alves Ambesim, Deivis Fernandes, Luis Antonio Barone e Gabriel Loschiavo Cerdeira. O livro “Cidades do Interior Paulista – Patrimônio urbano e arquitetônico” – teve sua apresentação pelo Presidente do Conselho da CAU /SP, Afonso Celso Bueno Monteiro e Prefácio de Helio Hirao e Evandro Fiorin. Já o livro “Os primeiros habitantes que chegaram – Introdução à Arqueologia do Estado de São Paulo – pela Profª. Drª. Neide Barrocá Faccio foi classificado como produto do esforço acadêmico do Laboratório de Arqueologia Guarani da UNESP (LAG-FCT/Unesp).

Além de Presidente Prudente, outras importantes cidades do interior de São Paulo figuram nessa publicação inédita, resultante de pesquisas desenvolvidas por um grupo especializado do Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente-SP. Cidades como: São José do Rio Preto (Patrimônio e “Progresso”); Araçatuba (Da memória dos trilhos à modernização do asfalto); Assis (Medidas para reconhecimento e apropriação do pátio ferroviário) também fazem parte dessa edição especial. E por acréscimo: O patrimônio industrial de Pederneiras e a função social da propriedade.

O livro “Cidades do Interior Paulista” – com 260 páginas – foi produzido pela Editora Cultura Acadêmica, com o apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Sao Paulo/CAU-SP e PACO-Editorial. Já a publicação “Os primeiros que chegaram – introdução da Arqueologia do Estado de São Paulo, reúne 64 páginas. Produção gráfica do Canal 6 – Editora, com o apoio da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”- através do PROEX e FCT/Unesp. “Para compreender a história do indígena brasileiro no período pré-colonial, é preciso retornar ao passado. Mas desse passado, não existem índios vivos…” – diz a Profª.Drª.Neide Barrocá Faccio.

Testemunho de um Urbanista

Enquanto concedida autógrafos, o Urbanista Hélio Hirao falou do que mais preocupa as cidades do interior em termos de patrimônio urbano e arquitetônico; e foi categórico:”São importantes referenciais históricos culturais que estão abandonados ou descaracterizados. Sua estrutura física não comporta os novos usos e apropriações socioespaciais do cotidiano urbano. No entanto, são registros materiais de produções das gerações anteriores. Cheias de significados constituem-se em referências que identificam as cidades”.

Disse ainda que os principais referenciais construídos (dos núcleos urbanos iniciais), ainda estão presentes no cenário das cidades: a Igreja, a Praça, a Estação, o Fórum, a Escola, as casas “art decó” e o cinema. As lojas permanecem nos centros históricos. São ambiências características, significativas para os seus viventes. As transformações no modo de vida com a participação cada vez mais intensa das ferramentas digitais, mudando os comportamentos e modos de apropriação socioespacial. E mais: os interesses do mercado imobiliário ameaçam a permanência desses referenciais históricos e culturais.

Concluindo seu pensamento – diz Hélio Hirao – com base no que produziu em seu livro mais recente: “Os tempos antigos não existem mais. Mas temos os registros materiais dessas épocas, consolidando camadas dos diversos momentos das cidades, demonstrando o processo urbano para entender a paisagem atual. Existe necessidade de adequar esses espaços; e os Arquitetos e Urbanistas têm esse desafio. De integrar o antigo e o novo, preservando os significados e concebendo espaços inovadores para sua apropriação e preservação”.

Para o autor do livro “Cidades do Interior Paulista – Patrimônio urbano e Arquitetônico” – são importantes do mesmo modo: a manutenção dos diversos usos que caracterizam a cidade, cada vez mais murada e fragmentada. “O atributo da vitalidade urbana e a preservação desses referenciais históricos construídos, que são o encanto de nossas cidades” – finalizou.

O lançamento simultâneo de dois livros, reuniu no SPART Cultural os seus principais autores, juntamente com docentes, estudantes e convidados especiais.

Depois de rápida apresentação, os presentes foram convidados a se dirigir à mesa para registro de presença, que foi prestigiada inclusive pelos Diretores da FCT/Unesp.

Os primeiros exemplares foram entregues, enquanto aguardavam autógrafos dos autores presentes: Hélio Hirao, Evandro Fiorin, Neide Barrocá Faccio, Arlete Francisco e outros.

A seção de autógrafos marcou um momento dos mais importantes para a Arquitetura, Urbanismo e também para o resgate histórico das origens desta região do Estado de S.Paulo.

O ato de lançamento de dois novos livros foi considerado um dos mais importantes para a história de uma cidade que está prestes a comemorar seu Centenário: Pres.Prudente.

Os principais autores se reúnem para uma foto histórica: é o registro de uma obra que ficará para a eternidade, evidenciando a figura humana dos primeiros a chegar.

Enquanto alguns ainda aguardavam autógrafos, o Prof.Dr.Hélio Hirao não parou um só instante. E reservou para os Diretores Marcelo Messias e Zeca, dois autógrafos especiais.