jun 27

No último dia 19 de Junho, os Programas de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas e Estatística da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – promoveram duas importantes palestras, tendo como convidados o Prof.Dr. Pedro Miguel Berardo Duarte Pina e o Prof.Dr. Hélio S.Migon. O primeiro é membro integrante do Instituto Superior Técnico de Lisboa/Portugal e o segundo, docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ. As palestras foram ministradas nos Anfiteatros I e II, respectivamente.

A palestra inicial do Dr. Pedro Pina, versou sobre “Cartografia das zonas livres de gelo na Antártida Marítima através de imagens de detecção remota de alta resolução espacial”, tendo comparecido docentes e alunos dos cursos de graduação e pós-graduação, do Departamento de Cartografia, em sua maioria interessados no tema escolhido para essa palestra. O palestrante já ministrou outros temas em suas visitas anteriores.

O Prof.Dr. Hélio S.Migon que é graduado desde 1970, em sua palestra na FCT/Unesp defendeu o tema:”Modelos dinâmicos não lineares – abordagem seqüencial” e nessa apresentação procurou discutir modelos de séries temporais na família exponencial, incluindo componentes autoregressivos na função de ligação. “Reservaremos os modelos dinâmicos generalizados e apresentaremos um algoritmo para a estimação sequencial dos coeficientes autoregressivos. Alguns resultados de simulação serão apresentados” – disse.

Uma modelagem de dados de óbitos de crianças (por causas respiratórias), usando modelos de função de transferência com estimação seqüencial, será ilustrada. Concluiremos apontando avanços recentes ocorridos na modelação dinâmica bayesiana – são informes complementares – segundo informes dos colaboradores: Mariane B.Alves e Carlos T.Zanini.

A Professora Aparecida D.P.Souza – do Deptº de Estatística – revelou que o Prof.Dr.Hélio S.Migon (da UFRJ com extenso currículo), visitou a FCT na condição de Avaliador Externo do Curso de Graduação em Estatística, parte do processo de avaliação institucional da Unesp. Na oportunidade, proferiu importante palestra.

O Prof.Dr.Pedro Miguel Berardo Duarte Pina, do Instituto Superior de Lisboa proferiu palestra no Anfiteatro I da FCT/Unesp, como convidado especial do Departamento de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas.

O Prof.Dr. Helio S.Migon visitou a FCT/Unesp na condição de Avaliador Externo do Curso de Graduação em Estatística e aproveitou para ministrar palestra no Anfiteatro II, a convite do Departamento de Estatística.