jun 19

Neste mês de Junho, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – registrou quatro teses de Doutorado defendidas publicamente nos dias 9, 12 e 17, conforme programação previamente elaborada pela Pós-Graduação. A 1ª tese foi desenvolvida no Anfiteatro II – Geografia (dia 9/8h30); a 2ª e a 3ª nos Anfiteatros I e VI – Educação e Geografia (dia 12/14hs) e a última, no Anfiteatro II – Geografia (dia 17/14hs).

As defesas públicas foram desenvolvidas pelos candidatos: Natália Cristina Alves; Sidney de Oliveira Souza; Roberto Aparecido Mancuzo da Silva Junior e Ricardo Lopes Batista. Orientadores: Prof.Dr.Raul Borges Guimarães, do Deptº de Geografia da FCT/Unesp; Prof.Dr.Klaus Schlüzen Junior, do Deptº de Matemática, Estatística e Computação, da FCT/Unesp; Prof.Dr.Clifford Andrew Welch, do Deptº de História, da Universidade de São Paulo/UFSP e Profª.Drª.Eda Maria Goes, do Deptº de Geografia, da FCT/Unesp.

Os temas defendidos foram os seguintes: 1) – “O outro na cidade” – deficiência, acessibilidade e saúde em Presidente Prudente; 2) “Blended on line Popbl – Uma abordagem Blended Learning para uma aprendizagem baseada em problemas e organizada em projetos”; 3) – “O sistema ideológico do agronegócio: o Poder do discurso e o Discurso do Poder”; 4) – “Produção do espaço urbano e controle social: Os espaços residenciais populares fechados como novo modelo de moradia”.

Bancas Examinadoras

Nesta programação de quatro defesas públicas participaram como integrantes das Comissões Examinadoras os docentes (além dos Orientadores já citados): Dra.Eliane Ferrari Chagas, do Deptº de Fisioterapia da FCT/Unesp; Dr.Vitor Ribeiro Filho, do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia/MG; Dr. Márcio José Ornat, do Deptº de Geociências, da Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR e Dr. Marcelo Dornelis Carvalhal, da Coordenadoria de curso da Unidade de Ourinhos/SP.

No dia 12 de Junho – duas teses defendidas – atuaram: Dr.Jordi Quintana Albalat, da Universidade de Barcelona/Espanha; Dra. Adriana Aparecida de Lima Terçariol, da Universidade do Oeste Paulista/Unoeste-Presidente Prudente/SP; Dra.Cláudia Maria de Lima, do Deptº de Educação, do Instituto de Biociências de São José do Rio Preto/SP e Dra.Ana Maria Osório Araya Balan, da FCT/Unesp. Ainda no mesmo dia: Dr.Antonio Thomaz Junior, do Deptº de Geografia da FCT/Unesp; Dra. Sônia Maria Ribeiro de Souza (Pós-Doutoranda), da FCT/Unesp; Dr. Munir Jorge e Dra. Larissa Crepaldi Trindade, ambos da Universidade do Oeste Paulista/ Unoeste-Presidente Prudente-SP.

Finalmente no dia 17 de Junho, defesa pública de tese de Doutorado/Geografia, com atuação dos seguintes membros da Comissão Examinadora: Dra. Maria Encarnação Beltrão Sposito e Dr.Nércio Turra Neto, ambos do Departamento de Geografia da FCT/Unesp; Dra. Maria Angélica de Oliveira Magrini, da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal, da Universidade Federal de Uberlândia/MG e Dr.Francisco José Avelino Junior, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Câmpus de Três Lagoas/MS.

Tendo como Orientador, o Prof.Dr.Raul Borges Guimarães, do Deptº de Geografia, Natália Cristina Alves defendeu tese de Doutorado/Programa de Geografia (dia 9/Junho), na FCT/Unesp.

O candidato Sidinei de Oliveira Souza, do Programa de Pós-Graduação em Educação pela FCT/Unesp, fez sua defesa pública de tese de Doutorado/Educação (dia 12/Junho), no Anfiteatro I.

O Doutorando teve como seu Orientador, o Prof.Dr. Klaus Schlüzen Junior, do Deptº de Matemática, Estatística e Computção, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/Pres.Prudente.

O candidato Roberto Aparecido Mancuzo Silva Junior se apresentou perante a Comissão Examinadora para defender tese de Doutorado/Geografia (dia 12/Junho), no Anfiteatro VI da FCT/Unesp.

Na tese que defendeu publicamente, o Doutorando Mancuzo Silva Jr. teve como seu Orientador o Prof.Dr.Clifford Andrew Welch, do Deptº de História da Universidade Federal de São Paulo/UFSP.

No dia 17/Junho apresentou-se perante a Comissão Examinadora (reunida no Anfiteatro II), para sua defesa pública de tese de Doutorado/Programa de Geografia,o candidato Ricardo Lopes Batista.

O Doutorando desenvolveu sua tese, tendo como Orientadora, a Profª. Drª. Eda Maria Goes, do Deptº de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente- SP.