mai 21

Com a presença de uma platéia que superlotou o Anfiteatro II da FCT/Unesp no último dia 16 de Maio, o Centro de Estudos de Geografia do Trabalho/CEGeT comemorou seus 19 anos de atuação. Participação de dois convidados especiais: o Prof.Dr.Ariovaldo Umbelino de Oliveira (USP) e Prof.Dr.Carlos Alberto Feliciano (UFPE). O evento foi bastante prestigiado. Coordenação geral do Prof.Dr.Antonio Thomaz Junior, do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia, prestigiado por inúmeros companheiros dedicados à ciência e tecnologia.

O tema desenvolvido durante a realização do Seminário se relacionou à ‘’Constituição da propriedade da terra e as terras devolutas do Brasil e no Pontal do Paranapanema’’. Em termos regionais, enfoque especial na questão agrária envolvendo 34 perímetros; a definição de terras devolutas e ações discriminatórias; ordenamento jurídico; terras sem ações discriminatórias e formação de Assentamentos. Em foco: a Gleba XV de Novembro, nos municípios de Rosana e Euclides da Cunha Paulista. Também referência especial à Fazenda São Bento, localizada no município de Sandovalina, ambos na região de Presidente Prudente.

O Prof.Dr.Antonio Thomaz Junior – na condição de dirigente do CEGeT – declara:”Em 2015 alcançamos 19 anos; e neste momento temos muito o que festejar. No que se refere aos avanços coletivos; aos aprendizados; às inserções no debate público; aos projetos aprovados, etc. Todavia, com a prevalência do sistema destrutivo das forças produtivas regentes na sociedade capitalista, pouco temos a comemorar no que se refere às condições de vida e de trabalho, daqueles (as) que estão envolvidos direta ou indiretamente no metabolismo produtor de mercadorias”.

Na sequência dos acontecimentos, o Centro de Estudos de Geografia do Trabalho acrescenta: “Em meio a esse verdadeiro e tensionado conflito de classe, o CEGeT se mantém coeso enquanto Grupo de Pesquisa, para oferecer e socializar conhecimentos oriundos das pesquisas. Com o propósito de contribuir com a construção de melhores condições de vida, trabalho e referenciais de liberdade para trabalhadores (as). Entretanto, ao mesmo tempo, atento à truculência protagonizada pelos setores da sociedade envolvidos com a complexa sistemática de dominação/exploração dos trabalhadores (as), bem como as ações organizadas dos movimentos sociais, conscientes da luta da resistência, necessária e imprescindível para fazer avançar a construção de outra sociedade. Essa sim, emancipada e livre da dominação de classe” – finalizou.

O Prof.Dr.Ariovaldo Umbelino de Oliveira, da Universidade de São Paulo/USP veio especialmente como palestrante convidado pela Coordenação do evento na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp.

– O Seminário comemorativo ao 19º aniversário do Centro de Estudos de Geografia do Trabalho/CEGeT debateu a questão da propriedade e terras devolutas do Brasil e do Pontal do Paranapanema.

O Coordenador do CEGeT, Prof.Dr.Antonio Thomaz Junior conduziu o Seminário que foi um dos mais concorridos, com o público superlotando as dependências do Anfiteatro II da FCT/Unesp, em 16/Maio.

Outro importante convidado:Prof.Dr.Carlos Alberto Feliciano da Universidade Federal de Pernambuco/UFPE que abordou aspectos da ocupação da terra através dos Assentamentos, inclusive do extremo oeste pta.

– O Prof.Dr.Antonio Thomaz Junior – Coordenador Geral do CEGeT – ficou satisfeito com a participação dos convidados e da platéia que compareceu p/ prestigiar o evento, um dos mais significativos do ano.

O tema desenvolvido pelo CEGeT, relativo à “Constituição da propriedade da terra e as terras devolutas do Brasil e no Pontal do Paranapanema” é um dos mais atualizados, merecendo enfoque especial.