mai 20

Ontem foi um dia de profunda tristeza na FCT/UNESP: O Professor Doutor Alvanir de Figueiredo – incluído entre os pioneiros – deixou nosso reduto e partiu para a eternidade, sendo conduzido até o Cemitério da Paz, onde agora repousam seus restos mortais. A partida do Mestre provocou consternação geral com profunda tristeza. Desde Diretores, Assessores, Chefes de Departamentos Técnico-Administrativos, Professores, Estudantes, Servidores e muitos amigos. Professor Alvanir, que nasceu em São Vicente litoral sul de SP – há 81 anos – veio para Presidente Prudente no inicio da década 60 do século passado, onde viveu a maior parte de sua vida. Deixa a esposa Regina e duas filhas: Laureni e Paula, além de um irmão (Antonio Carlos de Figueiredo), de 74 anos de idade, Lorena Escobar Figueiredo e as sobrinhas: Flávia e Iracema, que residem em Indaiatuba/SP.

O corpo do extinto foi velado na Organização Athia desde o início da noite de 18 de Maio. Registrou inúmeras visitas até o momento de ser trasladado para o Cemitério da Paz, saindo o féretro após as 15h30 de ontem (19/Maio), cumprindo um trajeto que começou no Parque do Povo até alcançar a Avenida da Saudade; e daí, pela Marginal que contorna a SP-270, até alcançar a Rotatória das Avenidas Manoel Goulart e Comendador Alberto Bonfiglioli. Na etapa final chegou ao Cemitério da Paz (logo após ultrapassar a sede da ACAE), por volta das 16h15. As exéquias só foram concluídas por volta das 17h00.

Nas homenagens ao Professor Alvanir de Figueiredo, presença e participação dos atuais e ex-Diretores da Faculdade de Ciências e Tecnologia, bem como docentes e servidores, além de familiares e amigos do extinto. O trabalho que desenvolveu em Presidente Prudente jamais será esquecido. Começando pelo curso de Engenharia Cartográfica, do qual ele foi um dos precursores juntamente com o Professor Marcos Alegre. O curso ganhou prestígio como um dos melhores do país, e hoje, é referência internacional. O resultado obtido se justifica agora com 4 prêmios conquistados simultaneamente – com acréscimo de mais um diferencial – é o único existente no Estado de São Paulo, desde 1977.
Grande intelectual, formação sólida e memória privilegiada

A Diretoria da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/Câmpus de Presidente Prudente, deu destaque especial à atuação do Professor Alvanir de Figueiredo (ontem), no Portal da Universidade, informando o infausto acontecimento que o vitimou. Foi a perda de um Mestre considerado grande Intelectual, formação sólida e memória privilegiada, além de um grande administrador, com muita sensibilidade e visão de futuro. Entre 1954 e 1957 foi aluno do curso de Geografia e História, da Universidade de São Paulo; e no mesmo período foi professor de cursos de madureza e do Colégio de Aplicação da USP.

O Professor Alvanir foi acima de tudo uma pessoa amável, sensata e com grande capacidade de promover o espírito de cooperação entre os Alunos, Servidores, Docentes e Técnicos Administrativos. Ele deixa muita saudade e exemplo de vida a todos. Quando iniciava sua carreira como profissional formado (nos últimos anos da década 50), trabalhou nas unidades da Pontifícia Universidade Católica/PUC de Sorocaba, Campinas e São Paulo em substituição ao Prof. Aziz Ab’Saber, que havia se afastado para trabalhar na Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRS.

No ano de 1961 começou a trabalhar na então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Presidente Prudente/FAFI, em tempo parcial; e continuava viajando semanalmente no circuito São Paulo, Campinas, Sorocaba, Presidente Prudente para lecionar na PUC. Seu Doutoramento foi concluído no ano de 1968, ao ser contratado em tempo integral pela FAFI. Isso evidencia que o Professor Alvanir sempre teve grande envolvimento com a UNESP, onde foi Chefe do Departamento de Geografia durante vários mandatos. Foi Diretor durante dois períodos: de Março de 1975/1979 e Março de 1994/1988, além de ter sido Vice-Diretor, de Maio de 2001/2005. Também lutou pela criação do Programa de Pós-Graduação em Geografia da FCT/UNESP e foi um dos mais brilhantes professores.

Depois de ser velado desde a noite de 18 de Maio, o corpo do Professor Alvanir de Figueiredo deixa a Casa de Velórios, sendo conduzido para a última morada no Cemitério da Paz.

Familiares do querido Mestre, aguardam a chegada do esquife com os restos mortais do homem que foi acima de tudo uma pessoa amável e sensata, que já deixa saudades.

A caminhada está a poucos passos da morada definitiva do ilustre Professor que veio para Presidente Prudente no início da década 60, numa fase difícil e de incertezas.

No Cemitério da Paz – em cerimônia silenciosa – as atenções se voltam em memória do ilustre Professor que teve importante papel na formação de várias gerações.

Familiares e ex-companheiros do Professor Alvanir voltam suas atenções para esse momento de dor em que vivem com a perda dessa importante personalidade.

O irmão Antonio Carlos de Figueiredo, a esposa Regina Maria Leite Giraldi e outros familiares trocam cumprimentos com a solidariedade dos Diretores e docentes da FCT.

Para quem marcou sua passagem nesta longa jornada em prol do bem comum, nada melhor do que homenageá-lo com flores. Muitas flores e a presença de Deus.