mai 01

A Semana de Integração de Calouros/2015 promovida pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – que teve a principal finalidade acolher e dar as boas vindas aos novos integrantes dos cursos de Graduação, correspondeu à expectativa e até surpreendeu pelo êxito alcançado durante sua realização . Nos dias 27 a 29 de Abril houve geral interesse, devido à participação não só dos calouros, mas também dos membros da Comissão Organizadora, docentes convidados para ministrar palestras e minicursos, bem como manifestações artísticas e culturais. Como já noticiado, o evento foi presidido pelo Diretor, Prof.Dr.Marcelo Messias.

A platéia presente no Auditório do Discente V, constituída por centenas de calouros aprovados no último Vestibular da Unesp – e já matriculados nos diversos cursos de graduação – acompanhou com atenção e muito interesse, o pronunciamento do Diretor da FCT/UNESP, que os alertou para os riscos que podem correr numa cidade aparentemente pacata, como é Presidente Prudente. Falou da posição destacada da Unesp junto à comunidade universitária e o elevado conceito que já conquistou perante a nação brasileira e internacional. E lembrou os benefícios proporcionados aos que chegam em busca de cultura e conhecimentos científicos.

O Prof.Dr.Marcelo Messias lembrou a importância e o alcance dos cursos de graduação e pós-graduação, que contam atualmente com 3.650 alunos; o número de docentes (233); servidores técnicos e administrativos (222), além de outras atividades desenvolvidas nos diversos setores do Câmpus, nas áreas de Exatas, Humanas e Biológicas. Para cumprir essa meta, a FCT/UNESP conta com uma ampla estrutura, com modernos e bem aparelhados Laboratórios, Bibliotecas, campo de futebol e instalações esportivas com pistas de Atletismo, atendimento público em Ambulatório de Fisioterapia e Assistência à Saúde.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Semana de Integração de Calouros realizada entre 27 e 29 de Abril, foi um acontecimento marcante deste período inicial de 2015. O ato de abertura foi presidido pelo Prof.Dr.Marcelo Messias, Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os novos alunos dos cursos de graduação da FCT/UNESP acompanharam com a maior atenção, as atividades desenvolvidas no Auditório do Discente V da FCT/Unesp, que contou inclusive com palestras, minicursos e apresentações artísticas e culturais.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Antes de se encerrar o pronunciamento do Diretor da Faculdade, Prof.Dr.Marcelo Messias, todos os calouros demonstraram grande interesse em participar da programação que envolveu inúmeras atividades durante o espaço equivalente a 3 dias.

 

Palestras durante a Semana de Calouros

 

De acordo com a programação especialmente elaborada para a Semana de Integração de Calouros, houve participação de inúmeros docentes nas palestras previamente agendadas: O Prof.Dr.Rômulo Araujo Fernandes, assumiu sua cadeira junto à mesa principal como convidado para ministrar a 1ª palestra, que versou a respeito da “Vida Universitária”, orientando todos os presentes sobre a melhor vivência, tendo por base sua atuação, inicialmente como estudante e depois na condição de Professor Universitário. Alertou para as condições climáticas da região, sempre voltadas ao clima tropical com características de altas temperaturas, com poucas chuvas e frio por apenas duas semanas no Inverno.

Na 3ª feira, dia 28 de Abril, a 1ª convidada foi a Diretora da Divisão Técnica Acadêmica, Antonia Aparecida Escaioni que destacou as Instâncias da Universidade, seguida pela apresentação da Bibliotecária, Micheli Antonia Oshima e a Diretora da Biblioteca, Teresa Raquel Vanalli, que abordaram “ Serviços e Regras de uso da Biblioteca” da Unesp. Por sua vez, Aparecida Tamae Otsuka, do Escritório de Pesquisa, teceu considerações sobre a questão dos Programas de Bolsas e Intercâmbio. Ainda no contexto de informações e orientação, Judith e Regina Kemp enalteceram em sua palestra os principais aspectos que envolvem “Vida e Saúde do Aluno”.

A Comissão Organizadora da Semana de Integração de Calouros foi composta pelos docentes: Arlete Maria Francisco, Aylton Pagamisse, Fábio Santos de Lira e Vilma Mayumi Tachibana. Ao lado dessa atuação relevante e de comprovada eficiência, também marcaram presença a Empresa Junior Geoambiental e Atlética. A participação dos calouros foi considerada foi considerada como atividade letiva, havendo lista de presença para registrar todos os nomes de participantes da Semana de Integração de Calouros/2015.

Atividades artísticas e culturais

No primeiro dia do evento, o Boulevard “Messias Meneguette Junior” que funciona ao lado do Auditório/Discente V, recebeu no período da manhã, um grupo da Reitoria da Unesp que deu um show de Coreografia, aplaudido por todos. Foi a apresentação do Teatro Reitoria sob a denominação de “Poética em cores do cotidiano”. A outra exibição ocorreu uma hora depois no Auditório, sendo confiada ao Diretório Acadêmico/DA, com a coletiva “Mãos Negras”. Essa encenação repetiu-se no período noturno. Houve “Música e Dança” no Ginásio de Esportes e a “Bateria Furiosa” teve participação de destaque, mas apenas na parte da manhã do dia 27.

As atividades programadas envolveram entidades estudantis, Diretórios e Centros Acadêmicos da Arquitetura e Urbanismo; Engenharia Ambiental e Matemática; Empresas Juniores (Arquitetura, Geografia, Engenharia Ambiental, Engenharia Cartográfica, Estatística e Educação Física). Também, importante participação da Atlética, Bateria Furiosa, Cheerleaders, Torcida Organizada e Coletivos Estudantis.

Na etapa final – no dia 29 de Abril – a programação se converteu na apresentação de Oficinas e grupos de discussão na Praça do Boulevard/Discente V. e nas salas de aula do 1º ano de cada curso, encontro com o Coordenador , minicursos e palestras.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Boulevard “Messias Meneguette Junior”, situado no Discente V um Grupo Teatral da Reitoria da Unesp que se apresentou pela com um espetáculo inédito: “Poéticas em cores do cotidiano”, que recebeu calorosos aplausos da platéia presente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A exibição causou impacto pela expressão corporal, pelas cores e sobretudo pela Coreografia demonstrada “ao vivo” como homenagem aos novos estudantes de graduação recém-chegados. A maioria procedente de outras regiões e até de outros Estados.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Nos momentos finais, os integrantes do Grupo Teatro Reitoria são cumprimentados pela magnífica apresentação, confraternizando-se com os expectadores que tiveram o privilégio de assistir à excelente exibição e performance.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na palestra seguinte, tendo como convidado o Prof.Dr.Rômulo Araujo Fernandes teceu considerações sobre a vida de estudante, seguido de uma apresentação artística, dirigida especialmente aos participantes do evento com a coletiva “Mãos negras”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Thais conduziu a apresentação com todos os detalhes, referindo-se à importância do movimento confiado ao Diretório Acadêmico/DA, atuando lado a lado com a coletiva “Mãos Negras”, recebendo apoio e adesão das pessoas presentes.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.