abr 29

Tendo como local o Aruá Hotel, realizou-se em Presidente Prudente no dia 17, o Workshop – Extensão Universitária, Inovação Tecnológica e Desenvolvimento Regional, que contou com a presença e participação de inúmeras autoridades e convidados. Dentre os quais, a Profª.Drª. Mariângela Spotti Lopes Fujita, Pró-Reitora de Extensão/PROEX, que representou o Magnífico Reitor, Prof.Dr.Julio Cezar Durigan. O ato de Abertura foi presidido pelo Prof.Dr.Messias Meneguette Junior, representando a Diretoria da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente/SP.

Na coordenação do evento, os Profs.Drs. José Carlos Silva Camargo Filho (Vice-Diretor da FCT/UNESP) e o Prof.Dr.Aldo Eloizo Job, do Departamento de Física, Química e Biologia/DFQB. Realização: Centro Local de Apoio à Extensão/CLAE; Pró-Reitoria de Extensão/PROEX-UNESP; Centro das Indústrias do Estado de São Paulo/CIESP – Regional de Presidente Prudente e FCT-UNESP. Nesse evento, um dos objetivos foi o de enfocar num painel específico, questões sobre a Extensão Tecnológica, Lei de Incentivo às Empresas pelo Governo Federal e Pesquisa nas pequenas empresas (de forma inovativa) e intercâmbio visando o desenvolvimento econômico e tecnológico. Em especial, nas atividades industriais, comerciais e de Serviços.

Prestigiando o evento e fazendo parte da mesa principal, o Prefeito Milton Carlos de Mello – Tupã – o Deputado Estadual Ed Thomas; o representante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Informação/MCTI, Dr. Felipe Silva Belucci (Área de Projetos de Infraestrutura Científica e Tecnológica – Subsecretaria de Coordenação das Unidades de Pesquisas-SCUP); o representante da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Prof.Dr. Douglas Eduardo Zampieri (Coordenador de Área – Pesquisa para inovação); o Gerente Regional do SEBRAE, Eduardo Noronha Viana, bem como representantes da NETZSCH do Brasil, Indústria e Comércio, Francisco Regina; Aristeu Santos Penalva de Oliveira e Rogério Alessi, respectivamente, Secretários de Desenvolvimento Econômico e de Tecnologia do município de Presidente Prudente – SP.

Na presidência dos trabalhos, o Prof.Dr.Messias Meneguette Junior ressaltou a importância da participação dos empresários, bem como autoridades e convidados que se fizeram presentes. Em nome do Diretor, Prof.Dr.Marcelo Messias, deu as boas vindas a todos que compareceram, dirigindo-lhes uma mensagem de otimismo em nome da FCT/UNESP pela destacada posição em que se encontra atualmente, sendo uma das unidades mais importantes do complexo universitário de São Paulo e do Brasil. Por isso, parabenizou os promotores do evento pela excelente iniciativa de realizar o I Workshop, voltado ao Desenvolvimento Regional, Extensão Universitária e Inovação Tecnológica.

Palestras ministradas

Inúmeras palestras foram ministradas durante a realização do Workshop no Aruá Hotel, começando pela Pró-Reitora de Extensão Universitária/PROEX da Unesp, Profª.Drª.Mariângela Spotti Lopes Fukita que desenvolveu o tema:”A Unesp e a Extensão Tecnológica”. Em seguida, a Profª.Drª.Vanderlan Bolzani, Diretora Executiva da Agência UNESP de Inovação/AUIM, com abordagem sobre “Patentes e Certificações”, enquanto o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico tratou do “Intercâmbio com unidades nacionais e internacionais, visando o desenvolvimento econômico e tecnológico das atividades industriais, comerciais e serviços.

O Vice-Presidente da CETESB, Dr. Nelson R.Bugalho marcou presença do evento e através de palestra destacou o Plano Estadual de Resíduos Sólidos. O Empresário Waldyr Olivetti Júnior, da Regional do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo/CIESP-FIESP-SENAI, falou a respeito da “Importância do Associativismo”. Já o representante do MCTI, Felipe Silva Bellucci se pronunciou sobre a “Lei de Incentivo às Empresas pelo Governo Federal”. O tema desenvolvido a respeito do Programa FAPESP – Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas/PIP, ficou a cargo do Prof.Dr.Douglas Eduardo Zampieri, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo/FAPESP (Coordenador de Área – Pesquisa para Inovação).

Ainda no período da tarde, as duas últimas palestras. A primeira, pelo representante do SEBRAE – Serviço de Apoio às Micro Empresas – Regional de Presidente Prudente – Francisco Regina, sob o tema: Empreendedorismo como “Opção de Carreira” destacando a importância do Associativismo e Empreendedorismo. A última palestra foi ministrada pelo Prof.Dr.Aldo Eloizo Job, do Departamento de Física, Química e Biologia/DFQB da FCT/UNESP e versou sobre a “Inovação e o Desenvolvimento Regional”. A questão do relacionamento Universidade-Empresa, buscando estabelecer diagnósticos e soluções, tornando a produção científica e a geração de novas tecnologias em uma alavanca para o crescimento econômico e social do município e região.

O êxito deste I Workshop foi comemorado no dia seguinte, na Chácara das Oliveira (município de Álvares Machado), com um Encontro de Confraternização, sob a coordenação do Prof.Dr.Aldo Eloizo Job, do DPQB da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – SP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A mesa que conduziu os trabalhos do Workshop, instalada no Aruá Hotel sob a Presidência do Prof.Dr.Messias Meneguette Jr, representando a Diretoria da FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Pró-Reitora de Extensão Universitária/PR0EX, Profª.Drª. Mariângela Spotti Lopes Fujita, representou neste ato o Reitor da Unesp, Prof.Dr.Julio Cezar Durigan.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Dep.Estadual Ed Thomas representou a Assembleia Legislativa do Estado, tendo também a presença do Vice-Diretor da FCT/UNESP, Prof.Dr.José Carlos Silva Camargo Filho.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Workshop – Extensão Universitária, Inovação Tecnológica e Desenvolvimento Regional foi uma realização do Centro Local de Apoio à Extensão/CLAE, Pró-Reitoria de Extensão/PROEX, Centro das Indústrias do Estado de São Paulo/CIESP e FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O evento realizado pela 1ª vez na região de Presidente Prudente surpreendeu pela participação de empresários e convidados. A coordenação foi confiada ao Prof.Dr.Aldo Eloizo Job, do DFQB da FCT/UNESP.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.