abr 25

Nos dias 16 e 17 de Abril no Ginásio de Esportes da APEA – Associação Prudentina de Esportes Atléticos – foram realizadas três cerimônias de colação de grau referentes aos cursos de graduação concluídos em 2014. Todos os atos solenes foram presididos pelo Prof.Dr.Marcelo Messias, Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – SP. Como 1º ato oficial: o canto do Hino Nacional Brasileiro por todos participantes desse importante evento acadêmico.

Compondo a Mesa Diretora, o Prof.Dr.Hélio Hirao (Paraninfo do curso de Arquitetura e Urbanismo); Prof.Dr.José Mariano Caccia Oliveira (Paraninfo do curso de Geografia); Profª.Drª.Eliane Vani Maria Ortega (Paraninfa do curso de Pedagogia); Profª.Drª.Arlete Maria Francisco (Patronesse dos graduandos e Vice-Coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo); Prof.Dr.Ricardo Pires de Paula (Coordenador do curso de Geografia e docente homenageado); Prof.Dr.Silvio César Nunes (Coordenador do curso de Pedagogia e docente homenageado) e Prof.Dr.José Roberto Fernandes Castilho (homenageado do curso de Arquitetura e Urbanismo).

Representando a Egrégia Congregação da FCT/UNESP, os docentes: Profª.Drª.Vilma M.Tachibana – Chefe do Deptº de Estatística e docente homenageada pelos alunos do curso de Estatística; Profª.Drª.Raquel Gomes de Oliveira, Chefe do Deptº de Educação; Profª.Drª.Encarnita Salas Martin, Representante dos Coordenadores dos cursos de graduação e Coordenadora do curso de Engenharia Ambiental.

Coordenadores

Compondo a mesa, além do Prof.Dr.Marcelo Messias (Presidente), o Prof.Dr.Ronaldo Celso Messias Correia, Coordenador e Paraninfo dos graduandos do curso de Ciência da Computação. Representando os docentes da FCT/UNESP, dentre outros, o Prof.Dr.:Alberto Albuquerque Gomes; a Profª.Drª.Yoshie Ussami Ferrari Leite e os Coordenadores dos cursos de graduação: Profª.Drª.Encarnita Salas Martin, do Deptº de Planejamento, Urbanismo e Ambiente, juntamente com a Profª.Drª.Carolina Lotufo Bueno Bartolomei.

Presentes também à cerimônia inicial no Ginásio de Esportes da APEA, os Paraninfos: Profª.Drª.Rosane Freire (Engenharia Ambiental); Prof.Dr. Mauro Issamu Ishikawa (Engenharia Cartográfica); Profª. Drª. Aparecida Donisete Pires de Souza (Estatística); Profª.Drª.Clarissa de Almeida Olivati (Física); Profª.Drª.Gilcilene Sanches de Paulo (Matemática); Prof.Dr.Sérgio Antonio Marques de Lima (Química); Profª.Drª.Cristiane Néspoli Morelato França (Patronesse dos Graduandos).

Foram convidados para a Tribuna de Honra, os Coordenadores dos cursos de Estatística, Prof.Dr.Manoel Ivanildo Silvestre Bezerra (Estatística); Prof. Dr. Angel Fidel Vilche Peña (Física); Prof.Dr.Marcos Fernando de Souza Teixeira (Docente homenageado); Prof.Dr.Mario Hissamitsu Tarumoto (Vice-Pres.do Cons.Regional de Estatística – 3ª Região). Também homenagedos: Profs.Drs.: Danilo Medeiros Eler; Marco Antono Piteri; Rogério Eduardo Garcia (representado pelo Prof.Dr.Ronaldo Celso Messias Correia) e Rafael Garcia.

Docentes homenageados

Durante a abertura das solenidades de colação de grau na APEA, foram homenageados como representantes do curso de Engenharia Ambiental, os Profs.Drs.: Everaldo Santos Melazzo; João Osvaldo Rodrigues Nunes; Aidê e Alfeu Bortoluzzi e Prof.Dr. Antonio Cezar Leal, representado pela Profª.Drª.Encarnita Salas Martin. Homenageados do curso de Engenharia Cartográfica: Profs.Drs.Antonio Maria Garcia Tommaselli e Otávio Yassuo Itame. Os Profs.Drs. Maurício Gallo e Edmur Azevedo Pugliesi foram representados pelo integrante da Mesa Diretora, Prof.Dr. Mauro Issamu Ishikawa.

Pelo curso de Estatística receberam homenagens os Profs.Drs.: Edilson Ferreira Flores e José Gilberto Spasiani Rinaldi (este último, representado pelo Prof.Dr.Edilson Ferreira Flores) e Prof.Dr.Luiz Carlos Benine. Educação Física – homenageados – Profs.Drs.:Agda Eunice de Souza Albas; Nery Alves; Moacir Pereira de Souza e Carlos Alberto Tello Saenz, na ocasião, representado pelo Prof. Dr. Angel Fidel Vilche Peña (presente na Tribuna de Honra).

Servidores também lembrados

Justa homenagem foi prestada durante a cerimônia em nome dos graduandos de Geografia, sendo convidados os Servidores: Sra.Altina Faustina da Silva; Anderson Mariano, Webster Lisboa Crepaldi, ao aluno do curso, Nivaldo da Silva (cadeirante) e à Profª.Dafne Marques de Mendonça. Já o curso de Pedagogia prestou homenagens à Profª.Andreia Cristiane Silva Wiezzel Suguisava (representada pelo Prof.Dr. Silvio César Nunes Militão), e às Profªs.Drªs.Fátima Aparecida Dias Gomes Marin e Onaide Schwartz Correa de Mendonça, esta última, representada pela Profª.Drª.Fátima.

Homenageados do curso de Matemática: Profs.Drs.José Carlos Rodrigues; Vanessa Avancini Botta Pirani (na oasiao representada pela Profª.Drª. Cristiane Néspoli Morelato França) presente na Mesa Diretora; Marcos Tadeu de Oliveira Pimenta e Suetonio de Almeida Meira (ambos representados). Pelo curso de Química: Profs.Drs.:Ana Maria Pires; Homero Marques Gomes (representado na Tribuna de Honra); René Perez Gonzales (representado pelo Prof.Dr.Marcos Fernando de Souza Teixeira).

Principais pronunciamentos

O 1º pronunciamento foi feito pelo Prof.Dr.Marcelo Messias, na condição de Presidente da Mesa e Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/Presidente Prudente, seguindo-se com a palavra a Profª. Drª.Cristiane Néspoli Morelato França (Patronesse das Turmas de Ciências da Computação, Engenharia Ambiental, Engenharia Cartográfica, Estatística, Física, Matemática e Química). O Ato de Juramento foi conduzido pela Acadêmica Dayane Cristine Meira França Caldeira, do curso de Ciência da Computação.

No uso das prerrogativas conferidas pelo Estatuto da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP – o Prof.Dr. Marcelo Messias colocou a “borla” sobre a cabeça de cada concluinte de cursos, conferindo-lhe o Grau de Bacharel. Em seguida, fez a entrega do canudo a cada graduando, cumprimentando-o pela conquista do Certificado e Diploma.

Os demais Atos de Juramento foram proferidos pelos acadêmicos: Amanda de Jesus Jardim (Engenharia Ambiental); Wilson Pereira Duarte Filho (Engenharia Cartográfica); Alex Sandro Alves de Lima Esteves (Estatística); Eduardo Moreni Lopes (Licenciatura em Física); Alex Ribeiro Batista (Licenciatura em Matemática); Caio Vinicius de Lima (Licenciatura em Química); Verônica Pereira de Andrade Flor (Geografia); Camila Fontes Marques (Licenciatura em Pedagogia); Alice Abade do Nascimento (Educação Física) e Wellington Tibúrcio dos Santos (representando todos os graduados).

Concluintes de cursos

Na somatória final, 352 graduandos que integralizaram todos os seus créditos, sendo contemplados com Certificados e Diplomas, entre os quais se incluem: 27 graduandos do curso de Licenciatura e 11 integrantes da 1ª Turma de Residentes em Fisioterapia que também colaram grau anteriormente, através de solenidade no Anfiteatro/Discente V. (Veja matéria inserida no Blog da FCT em 04 de Março deste ano).

Nas cerimônias oficiais, presença de docentes, servidores, convidados e familiares dos graduandos dos doze cursos mantidos no Câmpus Universitário da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente, com ensino gratuito e de qualidade.

Na 1ª solenidade – 16 de Abril/19hs – ÁREA DE HUMANAS – participaram graduandos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Bacharelado em Geografia e Licenciatura em Pedagogia. No dia 17 de Abril/9 hs – ÁREA DE EXATAS – Cursos de Ciência da Computação, Engenharia Ambiental, Engenharia Cartográfica, Estatística, Física, Matemática e Química; às 19hs – ÁREA DE BIOLÓGICAS – Curso de Licenciatura em Educação Física, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/Presidente Prudente.

 

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Esta foi a primeira solenidade de colação de grau realizada pela FCT/Unesp neste ano no Ginásio de Esportes da APEA, sob a Presidência do Prof.Dr.Marcelo Messias.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O público que compareceu à esta cerimônia para prestigiar os concluintes de graduação 2014 superlotou as dependências do Ginásio de Esportes dias 16 e 17/Abril.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.Marcelo Messias – Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – teve um trabalho intenso durante 3 sessões solenes.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Este painel instalado na APEA representa uma réplica do Bloco Central destinado à Diretoria da FCT, sendo homenageada a Servidora, Sra. Altina Faustina da Silva.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na 1ª noite destinada à colação de grau dos concluintes de cursos da Faculdade de Ciências e Tecnologia, foram entregues 160 Certificados e Diplomas aos Graduandos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Nesta cerimônia sonhada por todos, torna-se possível avaliar o grau de cultura adquirida por cada um dos graduandos. Os docentes também se sentem realizados.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No semblante dos graduandos, a certeza de que o futuro estará garantido, com novos conhecimentos e dedicação à causa da educação e cultura no Brasil.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Coordenadores, Paraninfos e representantes da Congregação vieram participar desse importante acontecimento, tendo também recebido justas homenagens.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A colocação da “borla” pelo Prof.Dr.Marcelo Messias, sobre a cabeça do graduando tem um significado todo especial: é o cumprimento das prerrogativas da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os graduandos vão se sucedendo um a um, no cumprimento desse importante ritual que se desenvolve mais uma vez, marcando a conclusão do curso de graduação.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Por fim, o “canudo” que todos os alunos cobiçaram no decorrer do período e que se estendeu até alcançar o objetivo final dos últimos cinco anos.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.