abr 16

O mês de Março p.p. foi marcado pela realização de um concurso em dose dupla, realizado durante três dias consecutivos, com destaque especial para duas docentes da mais alta competência e qualificação profissional. Foi nos dias 23, 24 e 25 de março na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente. Esse concurso de Livre Docência em Fisioterapia Respiratória foi defendido publicamente pelas Professoras Doutoras Ercy Mara Cipulo Ramos e Dionei Ramos, ambas do Departamento de Fisioterapia. As duas docentes foram avaliadas por prova escrita, prova didática, análise do memorial e defesa de Tese.

Pelas informações que nos foram transmitidas, a inscrição no concurso foi bastante rigorosa, tornando-se necessária a comprovação de uma expressiva produção científica, mérito acadêmico e atividade de extensão universitária consolidada, entre outros critérios. De acordo com as exigências, as duas docentes – Dionei Ramos e Ercy Mara Cipulo Ramos – foram submetidas à criteriosa avaliação por uma Banca Examinadora composta por cinco membros: três externos e dois internos da UNESP.

Fizeram parte da banca, os Professores Doutores: José Roberto de Brito Jardim – Pneumologista da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), representante brasileiro da American Toracic Society e European Respiratory Society; Celso Ricardo Fernandes Carvalho, da Universidade de São Paulo (USP), um dos pesquisadores de maior impacto na área de Fisioterapia Respiratória; Débora Bevilaqua Grossi – Fisioterapeuta Pesquisadora da Universidade de São Pulo (USP/Ribeirão Preto) e Coordenadora de área do CNPq; Luiz Carlos Marques Vanderlei, Fisioterapeuta Pesquisador na área de Fisioterapia Cardiovascular da FCT/UNESP, com produções impactantes no estudo da variabilidade da frequência cardíaca e Raul Borges Guimarães, Geógrafo Pesquisador da Área de Geografia da Saúde da FCT/UNESP.

O título de Livre Docente reflete todo o empenho do Professor Universitário para ensino, pesquisa, extensão e gestão. É uma trajetória valorizada pelas instituições públicas de ensino superior, uma vez que demonstra total envolvimento do Professor em todas as instâncias acadêmicas do país.

A Profª.Drª. Dionei Ramos e a Profª.Drª.Ercy Mara Cipulo Ramos, foram as docentes da FCT/UNESP – previamente inscritas em concurso – que defenderam publicamente a tese de Livre Docência em Fisioterapia Respiratória durante três dias de Março/2015.

Clique para ampliar!
Além das Professoras Dionei e Ercy, os integrantes da Comissão Examinadora: Prof.Dr.Celso Ricardo Fernandes de Carvalho/USP; Prof.Dr.Raul Borges Guimarães/FCT-UNESP; Prof.Dr.José Robeto Brito Jardim/UNIFESP; Profª.Drª.Débora Bevilaqua Grossi/USP e Prof.Dr.Luiz Carlos Marques Vanderlei/FCT-UNESP.