mar 18

O curso de Pós-Graduação em Geografia, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – promoveu entre 09 a 13 de Março, extensa programação envolvendo docentes e discentes. Neste ano, foram inscritos 224 estudantes, dos quais, 136 fazem parte da Pós-Graduação para o Doutorado e 86 foram inscritos para o cumprimento do Mestrado. Trata-se de um programa aprovado nos órgãos colegiados; que funciona desde 29 de Outubro de 1987; porém, iniciado em Março de 1988. Transcorridos portanto, 27 anos ininterruptos a nível de Mestrado nesta região do Estado. Em 1991 a área de concentração foi modificada para “Desenvolvimento Regional e Planejamento Ambiental”; e em 1995 iniciadas as atividades relativas ao nível de Doutorado, recomendado em 04/Dezº de 1997 após avaliação do Grupo Consultivo da CAPES.

Os trabalhos desenvolvidos durante Aula inaugural/2015 foram abertos na manhã de 09/Março no Anfiteatro II, com apresentação do PPGG, seguido de diálogo entre ingressantes e veteranos. No período da tarde, os docentes: Eliseu Savério Sposito e João Lima Sant’anna Neto ministraram palestras abordando aspectos da Pós-Graduação e as instituições de fomento à pesquisa (FAPESP e CAPES). Na 3ª feira,10/Março houve apresentação do GAIA e GEDRA – pela manhã e à tarde – com projetos de pesquisas relacionados às linhas: “Dinâmicas da Natureza” (DN) e “Dinâmicas Agrárias, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional (DAPPDR).

No dia seguinte, ou seja: 11/Março, novas apresentações com Ambientação e colóquio do Orientador e projeção do GADIS e seus projetos de pesquisa da linha “Análise e Gestão Ambiental” (DAPPDR). Na 5ª feira – 12/Março – fase matinal, novas apresentações do GASPERR, CEMESPP e ReCiME e dos projetos de pesquisa da linha Produção do Espaço Urbano (PEU). No período da tarde, apresentação do NERA e dos projetos de pesquisa da linha “Desenvolvimento Territorial” (DT).

Finalmente a sexta-feira,13/Março destinou-se à realização de um Trabalho de Campo na parte da manhã, a cargo dos Profs.Drs.João Osvaldo Rodrigues Nunes e Maria Encarnação Beltrão Sposito, com saída às 07h00 e retorno às 12h00. No período da tarde foi cumprida uma programação interna no Câmpus da FCT/Unesp, e que consistiu nas apresentações do CEGET, CETAS e dos projetos de pesquisa da linha “Trabalho, Saúde Ambiental e Movimentos Socioterritoriais” (TSAMS).

Uma linha de pesquisas diversificadas

O Programa de Pós-Graduação em Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/ Presidente Prudente é bastante diversificado. Nesta Semana especialmente reservada para desenvolver uma linha diversificada de pesquisas, os temas foram os mais sugestivos. Participaram 40 estudantes (Mestrado e Doutorado). O número de docentes também impressionou: no total 19, todos integrados desde longa data ao Departamento de Geografia da FCT/Unesp.

A linha de pesquisas consistiu por temas os mais diferentes: Dinâmicas da Natureza; Dinâmica Agrárias, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional. Em seguida, Análise e Gestão Ambiental; Produção do Espaço Urbano; Desenvolvimento Territorial; Trabalho, Saúde Ambiental e Movimentos Socioterritoriais. Para conduzir os trabalhos (tanto na área de Mestrado como Doutorado) foram mobilizados 18 docentes, cujos nomes seguem abaixo:

  • Prof. Dr. Antonio Nivaldo Hespanhol,
  • Prof.Dr.João Lima Sant’anna Neto;
  • Profª.Drª.Margareth Amorim;
  • Prof.Dr.João Osvaldo Rodrigues Nunes;
  • Prof.Dr.Eliseu Savério Sposito;
  • Profª.Drª.Rosângela Aparecida de Medeiros Hespanhol;
  • Prof.Dr.Nécio Turra Neto; Prof.Dr.Everaldo Santos Melazzo;
  • Prof.Dr.Bernardo Mançano Fernandes;
  • Profª.Drª. Maria Encarnação Beltrão Sposito;
  • Prof.Dr.Raul Borges Guimarães; Prof.Dr.Antonio Thomaz Jr;
  • Prof.Dr . Edson Luiz Pirolli;
  • Profª.Drª.Eda Maria Goes;
  • Prof.Dr.Eduardo Paulo Girardi;
  • Profª.Drª.Neide Barrocá Faccio;
  • Prof.Dr.Marcos Aurélio Saquetti;
  • Prof.Dr.Arthur Magon Whitacker e
  • Prof.Dr.Messias Modesto dos Passos, dentre outros.

Como funciona a Pós-Graduação

O Programa de Pós-Graduação em Geografia da Unesp/Presidente Prudente vem procurando estabelecer um vínculo mais consistente entre suas linhas de pesquisa e produção dos grupos acadêmicos e laboratórios da Faculdade de Ciências e Tecnologia. Além disso, tem sido implementada uma política de credenciamento de novos docentes; com incentivo cada vez maior para o intercâmbio de Professores e Alunos, em consonância com várias instituições de pesquisa do Brasil e do Exterior.

A criação dos grupos de pesquisas na FCT/Unesp em Presidente Prudente – a partir dos anos 1990 – pode ser considerada um marco fundamental no desenvolvimento da pesquisa no Câmpus, com reflexos nos rumos do Programa de Pós-Graduação em Geografia. Avaliado pela CAPES com nota 6 nos triênios 2001-2003 e 2004-2006, e com nota 7 no triênio 2007-2009, constituiu-se num dos melhores Programas de Pós-Graduação da UNESP (e também no Brasil). Com aprovação no Programa de Excelência da CAPES a partir de 2008.

Pós-Graduação – Dissertações e Teses defendidas

Até Dezembro de 2012, foram concluídas no Programa de Pós-Graduação em Geografia da FCT/Unesp, 347 dissertações de Mestrado e 167 teses de Doutorado. Defendidas 11 dissertações em 2010 e outras 15 teses; 28 dissertações e 11 teses; em 2011; 16 dissertações e 28 teses de Doutorado em 2012. A partir do mês de Agosto de 2011 teve início a 1ª turma do Curso de Mestrado Profissional no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente com aprovação pela CAPES e Nota 3.

A Seção de Pós-Graduação da FCT/Unesp esclarece que durante o ano de 2013 foram oficialmente registradas 24 defesas de dissertação de Mestrado/Programa de Geografia, e 16 teses de Doutorado. No ano de 2014, Mestrado Acadêmico alcançou 27 defesas e outras 7 ref.Mestrado Profissional. Teses de Doutorado totalizaram 14 defesas.

Docentes da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp, participam regularmente de atividades em outros programas de Geografia e áreas afins, como membros de bancas de Mestrado, Doutorado e de Concursos Públicos, ministrando palestras ou disciplinas como professores convidados.Tendo em vista manter e ampliar a internacionalização do Programa, os alunos – especialmente os de Doutorado – têm sido incentivados e apoiados a realizar estágios no exterior, Doutorado-sanduíche e em co-tutela.

A internacionalização do Programa também se evidencia na presença de alunos estrangeiros, provenientes de países da América Latina, Europa e África. O ambiente coletivo dos grupos e laboratórios a eles vinculados, transforma-se na base de sustentação; Tanto dos projetos cadastrados no Programa, como da integração entre alunos e professores de graduação e de pós-graduação, estendendo-se para trabalhos com a comunidade e intercâmbios institucionais.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.João Lima Sant’anna Neto foi um dos primeiros participantes, com ampla exposição sobre o Progr.de Pós-Gradução em Geografia, juntamente com o Prof.Dr.Eliseu Savério Sposito.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Entre 1971 e 2013, o Progr.de Pós-Graduação em Geografia foi bem expressivo. O Prof.Dr. Antonio Nivaldo Hespanhol, contribuiu com excelente atuação e desenvolvimento de pesquisas.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Atuação marcante também da Profª.Drª.Maria Encarnação Beltrão Spósito, que nesta programação especial, participou de todas as atividades (incluindo trabalho de campo), dia 13/Março.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Geografia da FCT/Unesp vai comemorar 28 anos do desenvolvimento da Pós-Graduação. A Profª.Drª.Rosângela Aparecida de Medeiros Hespanhol, tem atuação destacada e merece louvores.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.Antonio Thomaz Junior está sempre presente. Desta vez com a apresentação dos projetos de pesquisa da linha:”Dinâmicas Agrárias, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Alunos de Pós-Graduação em Geografia acompanharam a programação desenvolvida entre 10 e 13/Março e foram contemplados com o testemunho de dois especialistas: Profs.Drs:Bernardo Mançano Fernandes e Eliseu Savério Sposito.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A disciplina: “Organização do Trabalho Científico I e II” foi desenvolvida com o enfoque de vários temas, trabalho de campo e apresentação de projetos de pesquisa. Participação do Prof.Dr.João Osvaldo Rodrigues Nunes, dentre outros.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.