mar 16

Nos dias 06 e 11 de Março/2015 a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp –Câmpus de Presidente Prudente – registrou a defesa de duas teses de Doutorado ref.Programas de Pós-Graduação em Educação e Ciências Cartográficas, defendidas publicamente pelos candidatos Simone Conceição Pereira Deak e Luiz Henrique da Silva Rotta, respectivamente. Atuaram como Orientadores, os Profs.Drs.Alberto Albuquerque Gomes, do Departamento de Educação da FCT/Unesp e Nilton Nobuhiro Imai, do Departamento de Cartografia da FCT/Unesp.

Além dos Orientadores, atuaram como integrantes das duas Comissões Examinadoras, os seguintes docentes: Dra.Leny Rodrigues M.Teixeira; Dra.Yoshie Ussami Ferraria Leite, do Departº de Educação, ambas da FCT/Unesp; Dr.Antonio Geraldo Magalhães Gomes Pires, da Universidade Estadual de Londrina/UEL e Dr.José Cerchi Fusari, da Universidade de São Paulo/USP. E mais: Dr.Antonio Maria Garcia Tommaselli,do Departº de Cartografia da FCT/Unesp; Draª. Lígia Flávia Antunes Batista, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Dr.Deepak Ranjan Mishra, do Departº de Geografia, da Universidade da Georgia/EUA e Dr.Arcilan Trevenzoli Assireu, do Inst.de Recursos Naturais da Universidade Federal de Itajubá/MG.

1ª tese de Doutorado – Programa de Educação – O tema desenvolvido foi: “Formação De Professores centrada na Escola: A ação dos Gestores faz a diferença? – Por Simone Conceição Pereira Deak. A tese seguinte – ref.Programa de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas – defendida por Luiz Henrique da Silva Rotta: “Estimation of submerged Aquatic Vegetation Height and distribution in Nova Avanhandava Reservoir (São Paulo State, Brazil) using bioptical modeling”. A defesa pública dessas teses ocorreram no Anfiteatro I e na Sala de Apresentação de Projetos do Departamento de Cartografia, respectivamente.

As duas teses em resumo

Optamos pela “pesquisa qualitativa” na modalidade estudo de caso, desenvolvendo-se em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Presidente Prudente – acentuou a candidata Simone Conceição Pereira Deak. Procedimentos adotados: análise documental; observação dos momentos de formação centrada na escola; entrevistas com Gestoras e Professoras e para a escolha da escola, elegemos critérios internos e externos. Como estratégia de fundamentação teórico-metodológica, resgatamos o conceito de formação – disse Simone.

E na seqüência: Os resultados apontam que no caso dessa escola, a continuidade dos gestores – apesar da rotatividade dos professores – garantiu um processo de formação mais qualitativo, pois a experiência das gestoras fez com encontrassem formas de ajuste à formação dos professores, de conformidade com a realidade atual.

A 2ª tese de Doutorado/Ciências Cartográficas, defendida por Luiz Henrique da Silva Rotta destaca inicialmente: “Modelos semi-analíticos vem sendo desenvolvidos para remover a influência da coluna da água, e com isso, recuperar a resposta do substrato em corpos águas, com o intuito de estudar alvos submersos. Porém, a maioria desses m modelos foram elaborados para águas oceânicas e costeiras”…

Os objetivos do trabalho foram: avaliar a disponibilidade de radiação subaquática na coluna de água e total concentração de sólidos suspensos (TSS) no Reservatório de Nova Avanhandava para analisar a sua influência no desenvolvimento da VAS ( Vegetação Aquática Submersa); recuperar a resposta do substrato e gerar modelos bio-ópticos para estimular a altura e posição da vegetação aquática submersa no Reservatório…

Assim, pela complexidade em se estudar alvos submersos em águas interiores, os resultados trouxeram contribuições relevantes. Finalmente – frisa Luiz Henrique da Silva Rotta – observou-se que estudos sobre a disponibilidade de radiação subaquática por meio de atenuação vertical da radiação na coluna de água, pode ajudar a compreender o comportamento da VAZ em reservatórios tropicais e, portanto, contribuir para sua gestão – finalizou.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O candidato Luiz Henrique da Silva Rotta defendeu tese de Doutorado/Ciências Cartográficas, na Sala de Apresentação de Projetos do Departº de Engenharia Cartográfica da FCT/Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Inúmeros colegas do Programa de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas foram prestigiá-lo em sua defesa de tese de Doutorado, tendo como Orientador o Prof.Dr.Nilton Nobuhiro Imai.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No Anfiteatro I da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, a candidata Simone Conceição Pereira Deak fez sua defesa pública de tese de Doutorado/Programa de Pós-Graduação em Educação.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
“Formação de Professores centrada na Escola: A ação dos Gestores faz a diferença?” – foi o tema desenvolvido para a defesa de tese, tendo como Orientador, o Prof.Dr.Alberto Albuquerque Gomes, da FCT/Unesp.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.