mar 12

O curso de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas da FCT/UNESP promoveu na 1ª semana de Março – entre os dias 05 e 06 – sua aula inaugural a partir das 14hs, especialmente para apresentação de projetos com a participação de 35 alunos e coordenação do Prof.Dr.Paulo de Oliveira Camargo. Na 2ª parte, apresentação da “Plataforma Sucupira”, com os docentes: Mariana Dias Chaves, João Fernando Custódio da Silva, Mariana Pereira do Rego e Edmur Azevedo Pugliesi, que desenvolveram ampla exposição sobre Sistema de Informações georreferenciadas de segurança viária: uma contribuição para o estudo e pesquisa de acidentes viários, bem como representação da toponimia de vias em sistemas de guia de rota em automóvel.

No 2º dia, foi cumprida uma programação mais extensa, começando às 9hs da manhã e encerrando-se somente no final da tarde de 06/Março. A apresentação desses projetos envolveu na parte da manhã: Gabriela Takahashi Miyoshi, Daniel Arana, Mariane Marselhe Ribeiro Bernardo, Bruno Vani, Fernanda Magri Torres e Marcus Vinicius Antunes de Moraes. Orientação dos Profs.Drs.: Nilton Nobuhiro Imai, Paulo de Oliveira Camargo, Enner Herenio de Alcântara, João Francisco Galera Monico, Fernanda Magri Torres e Antonio Maria Garcia Tommaselli.

Titulos dos Projetos apresentados: Caracterização espectral de dosséis da vegetação representativa de um estágio sucessional de mata atlântica de interior baseada em imagens multiespectrais de sensor embarcado em VANT; Modelo Geoidal Híbrido para o Estado de São Paulo; Análise do potencial do sensor OLI (Operational Land Imager), a bordo do Landsat-8 para estimativas de concentração de sólidos totaias em suspensão no reservatório de Barra Bonita; Investigações sobre Modelagem, Predição e Mitigação de Cintilação Ionosférica na Região Brasileira; Avaliação de um Sistema de Varredura a LASER embarcado em VANT; Monitoramento e Avaliação de Processos Erosivos Marginais em Resrvatórios de Usinas Hidrelétricas por meio de varredura a Laser.

No 2º e último período de apresentação de projetos na tarde de 06/Março, atuação de André Cáceres Carrilho; Samara Calçado de Azevedo; Mayara Ortega; Stela Rosa Amaral Gonçalves; Carlos Rodrigo Tanajura Caldeira e Nemer Ricardo Amaral Ferreira. Orientadores: Prof.Dr.Maurício Galo; Prof.Dr.Erivaldo Antonio da Silva; Profª.Drª.Daniele Barroca Marra Alves; Prof.Dr.Nilton Nobuhiro Imai e Prof.Dr.João Carlos Chaves.

Projetos apresentados: Aplicação de técnicas de processamento e análise de imagens para detecção de edificaççoes e vegetação a partir de dados LIDAR; Detecção automática de sombras e remoção dos seus efeitos em iagens digitais de alta resolução espacial; Análise do impacto do efeito ionosférico e cintilaççao ionosférica no posicionamento baeada em redes em períodos de alta e baixa atividadee; Extração de informação sobre carbono orgânico dissolvido colorido nso rsrvatórios de |Nova Avanhandava e Barra Bonita por meio de modelagem inversa aplicada a dados de reflectância de sensoriamento remoto; Deteção de mudanças no entorno de resrvatórios a partir de série temporal de imagens orbitais e Estudo das oscilações no sinal de um ETR para fns de monitoramento de estruturas.

Um dos cursos mais avançados, no Brasil e no Mundo

O curso de Ciências Cartográfica da FCT/UNESP tem cotação máxima para sua identificação. É único no Estado de São Paulo, um dos poucos do Brasil e referência internacional como um dos melhores cursos do mundo. As atividades práticas são desenvolvidas no decorrer das disciplinas e parte dessas atividades são realizadas em campo, com levantamentos topográficos e geodésicos onde o processamento dos dados coletados em campo são executados na “Central de Laboratórios do Departamento de Cartografia”. As práticas decorrentes de disciplinas das Áreas de Cartografia e Fotogrametria são realizadas no laboratório, já citado.

A Engenharia Cartográfica é a área da Engenharia que se ocupa da aquisição, processamento, representação e análise da geo-informação, nas formas analógica e digital. Assim, o Engenheiro Cartógrafo é um especialista em planejamento, organização, especificação, projeto, orientação, direção e fiscalização das diversas modalidades de levantamentos, do processamento e interpretação dos dados coletados, bem como da representação e reprodução de documentos cartográficos. Neste sentido, o Curso de Engenharia Cartográfica da FCT/UNESP visa formar profissionais conscientes e aptos a desempenharem suas atividades com qualidade, nas funções de:

  • Planejamento – Definição dos dados a serem coletados e dos recursos e métodos necessários para se atingir os objetivos do mapeamento;
  • Coleta de Dados – Levantamentos geodésicos (posicionamento preciso da região a ser mapeada), topográficos (detalhamento e apoio de campo), batimétricos (determinação do relevo submerso), fotogramétricos (utilização de fotos terrestres, aéreas e espaciais) e por sensoriamento remoto (emprego de dados e imagens obtidas através de sensores);
  • Processamento e Interpretação de Dados – Realização de cálculos matemáticos, modelagem numérica, restituição analógica e digital, classificação de dados multiespectrais; interpretação de fotos e imagens; modelagem de dados geográficos;
  • Representação e Reprodução Cartográfica – Representar nas formas visuais/analógicas ou digitais as informações geográficas, com base nos dados coletados;
  • Análise de Informação – Integrar equipes interdisciplinares em processos de análise ambiental; apoio ao processo de tomada de decisão em planejamento urbano e rural; gerenciamento dos recursos, bens e serviços de forma racional, eficiente e transparente.

Assim, o profissional formado em Engenharia Cartográfica pela FCT/UNESP deverá ter uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, com capacidade de absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na Sala de Apresentação de Projetos do Departamento de Cartografia da FCT/UNESP, realizou-se a aula inaugural/2015, sob a coordenação do Prof.Dr.Paulo de Oliveira Camargo.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O curso de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas conta atualmente com 35 estudantes. Todos eles vieram prestigiar a realização deste 1º evento cultural e científico, que é único no Estado São Paulo.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Com a somatória de esforços desenvolvidos pelos docentes do Departamento de Cartografia, assim como Coordenadores e Apresentadores, o resultado alcançado foi altamente positivo.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Ingressantes e Veteranos demonstraram no final do evento, estar satisfeitos com o que foi apresentado e demonstrado em termos de atividades da Seção de Pós-Graduação, neste novo ano de 2015.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.