mar 04

Reunindo docentes, amigos, colegas, convidados e representante da Diretoria da FCT/Unesp, (na pessoa da docente Roselene Modolo Regueiro Lorençoni), realizou-se no Auditório/Disc.V a cerimônia de colação de grau da 1ª Turma de Residentes em Fisioterapia, do Programa Nacional de Bolsas para Residência Profissional em Saúde, pelos Ministérios da Saúde e da Educação. Contemplando ações de atendimento, em 2013 houve aprovação de 11 bolsas para a formação de Fisioterapeutas para atuar no Sistema Único de Saúde (SUS), no sentido de prepará-los para a realidade brasileira. O Programa foi desenvolvido em dois anos, sendo 80% das atividades práticas e 20% teóricas, tendo como parceira, a Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente, que compartilha da proposta na construção do conhecimento a partir da prática desenvolvida por modelo e diretrizes do SUS, estudos e pesquisas, num movimento entre Prática-Teoria-Prática, com caráter indagativo, reflexivo e crítico.

O cerimonial conduzido por Valmir Cesar Lanza Caldeira, da Seção Técnica/STAEPE chamou para a composição da mesa os seguintes convidados: Profª.Drª.Eliane Ferrari Chagas,Coordenadora do Programa em Residência em Fisioterapia; Profª.Drª.Susimary Aparecida Trevizan Padulla e Profª.Drª.Edna Maria do Carmo, do Conselho Local de Residência;Profª.Drª. Roselene Modolo Regueiro Lorençoni, Chefe do Departamento de Fisioterapia; Prof.Dr.Augusto Cesinando de Carvalho – Vice-Chefe e Coordenador do CEAFIR ; Fisioterapeuta Monica Shizue Matsubara Mendes, Coordenadora da Fisioterapia da Secretaria Municipal de Saúde e Responsável pela Gerência Administrativa do Centro de Reabilitação e Fisioterapia – CF Everest – representando o Secretario Municipal de Saúde, Dr. Sérgio Luiz Cordeiro de Andrade.

Formada a mesa, foram chamados para o recebimento dos Certificados, todos os componentes da Turma constituída de 11 Formandos com o grau de Residentes em Fisioterapia pela FCT/Unesp – Edição 2013/2015, a saber: Aline Fernanda B.Bernardo; Fernanda Contri Messali; Giovanna Altero Arévalo; Juliana Rosini da Silva; Lara Nery Peixoto; Layane Lopes Napoleão; Rayza Fabiane Fell; Simone Feltrin Scarin; Stephanie Nogueira Linares; Vanessa Tiemi Haro e Viviane de Freitas Cardoso. A primeira Oradora anunciada pelo Cerimonial, foi a Profª.Drª.Roselene Modolo Regueiro Lorençoni, representando o Diretor, Prof.Dr.Marcelo Messias.

Em seu discurso, a Professora Roselene parabenizou a Coordenação do Programa na pessoa da Profª.Drª.Eliane Ferrari Chagas pela iniciativa de implantar e coordenar sem medir esforços, o Programa em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente e o Ministério da Saúde. Ressaltou a participação da Profª.Drª.Ana Lúcia de Jesus Almeida que proporcionou o inicio desse processo. Citou nominalmente: o Prof.Dr.Renilton José Pizzol; Prof.Jayme Netto Jr; Profª.Drª.Suzimary Trevizan Padulla e Profª.Drª.Edna Maria do Carmo, que se empenharam para auxiliar na implantação e andamento do Programa.

Por fim, parabenizou também os Professores do Departamento de Fisioterapia que atuam como Tutores e Orientadores, bem como os Fisioterapeutas da Secretaria Municipal de Saúde, como Preceptores. Em nome da direção da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, todos os alunos, por mais essa conquista em mais uma etapa de vida acadêmica, que sem sombra de dúvidas, proporcionará pleno sucesso na carreira profissional. O orador seguinte, foi o Prof.Dr.Augusto Cesinando de Carvalho, que falou como representante do Departamento de Fisioterapia da FCT/Unesp, ressaltando dentre outras considerações que “este é um momento para se comemorar, porque os munícipes têm o prazer de receber essa estrutura, que só a Unesp tem potencial tecnológico para lhes oferecer”. O Professor Doutor Augusto Cesinando assegurou que a área de saúde tem sido benéfica à comunidade, em todos os sentidos, prestando sempre o melhor atendimento.

Outros integrantes da mesa também se pronunciaram durante o ato solene de colação de grau da 1ª Turma de Residentes em Fisioterapia, o que representa motivo de júbilo para toda a comunidade local e regional. Afinal, é a 1ª Turma que acaba de ser formada com 11 integrantes, preparados para dar o melhor atendimento na área de Residência em Fisioterapia, na região, no Estado e no país.

Discurso da representante dos Residentes

Será que valeu a pena ? Assim, Aline Fernanda Bernardo, na condição de representante dos Residentes em Fisioterapia começou seu discurso durante ato solene, de colação de grau da 1ª Turma, no Auditório/Disc.V da FCT/Unesp. Depois de um agradecimento geral a todos os que participaram do evento, em especial aos seus pais e à Profª.Drª. Eliane Ferrari Chagas, a Lika: “Ao longo desta conquista vivemos muitas experiências, ampliamos nossos conhecimentos e nosso maior ganho, foi o amadurecimento pessoal e profissional. Aprendemos a conviver, a não desistir de lutar, a superar e a surpreender. Valeu a pena, meninas? Valeram os dias de angústia, de cansaço, de medo, de tédio e exaustão?

Valeu cada momento vivido na loucura e correria em busca dos locais de atendimento ou a casa de pacientes no fim do mundo? Valeu a pena desbravar Prudente de ônibus, de van ou por muitas vezes a pé, embaixo do sol de 40°? Valeu a pena escutar: Agora você tá rica com a bolsa da residência, heim? Valeu a pena cada aula, cada folder, cada orientação à pacientes ou aos alunos do 4º ano, reuniões e as dores de cabeça do nosso ÚNICO churrasco? Valeu a pena ter nosso trabalho reconhecido pelos pacientes, seus familiares e funcionários da secretaria municipal? Valeu cada sorriso, cada muito obrigada. Valeu por ouvir: mais você já vai embora? Não vai não, fia. Eu tô bem melhor agora?

Sim meninas…valeu a pena, valeram as 5760h vividas nesse programa…pelo simples fato de que hoje o município de Presidente Prudente e o departamento de Fisioterapia da FCT sabe que as residentes são diferentes, pois nós a 1ª Turma de Residência em Fisioterapia, fomos diferentes e fizemos diferentes, e dessa maneira, mostramos a importância desse programa”.

E agora…finaliza a representante dos Residentes em Fisioterapia da FCT/Unesp, Aline Fernanda Bernardo: “Nossa missão foi cumprida com êxito. E é necessário seguir em frente; buscar nossos objetivos. Cada uma seguirá um caminho, com a lembrança de que fomos, a 1ª turma da Residência em Fisioterapia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp. Por isso, afirmo a vocês: sim, valeu muito a pena” !

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No Auditório/Disc V da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, realizou-se a cerimônia de colação de grau da 1ª Turma de Residentes em Fisioterapia. Foi um acontecimento inédito!

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
– No total, são 11 formandos pela FCT/Unesp. A Residência Profissional em Fisioterapia faz parte do Programa Nacional de bolsas, aprovado pelos Ministérios da Saúde e da Educação.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Profª.Drª.Roselene Modolo Regueiro Lorençoni, Chefe do Departº de Fisioterapia representou o Prof.Dr.Marcelo Messias. E a Residente em Fisioterapia, Aline Fernanda Bernardo fala em nome dos formandos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Chegou o momento mais esperado, onde cada um dos formandos recebe o seu Certificado que oficialmente o qualifica como Residente em Fisioterapia. É a 1ª turma do Estado de São Paulo.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Seguem-se as manifestações de alegria e entusiasmo pela conquista do titulo tão esperado. Foram dois anos de luta e sacrifício com dificuldades, porém, um trabalho dos mais dignificantes.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Cada Residente está devidamente preparado para enfrentar desafios, vivenciando experiências nas áreas de atuação, na Fisioterapia Preventiva ou Terapêutica nas UBS ou no CEAFIR.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Aqui, tudo é festa para comemorar um acontecimento auspicioso: Residência em Fisioterapia, a nova modalidade de serviço de saúde para a qual, 11 especialistas se prepararam.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Professores Doutores do Departamento de Fisioterapia recebem flores e se confraternizam com a nova turma de Residentes em Fisioterapia pela FCT/Unesp. Pela 1ª vez nesta região e no Estado

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.