fev 27

A Seção Técnica de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente /SP – registrou no decorrer dos meses de Janeiro e Fevereiro de 2015, nada menos que 20 dissertações de Mestrado e 7 teses de Doutorado defendidas publicamente. Os temas foram os mais diversificados e envolveram estudantes, orientadores e docentes previamente designados para compor as Comissões Examinadoras que se reuniram em sua maior parte no Anfiteatro II da FCT/Unesp.

As teses de Doutorado foram defendidas pelos candidatos: dia 13/Janº: Reinaldo José de Souza (Programa de Pós-Gradução em Geografia), tendo como Orientador o Prof.Dr.Messias Modesto dos Passos. Tema:”Raia divisória ou raia socioambiental? Uma (re) definição baseada na análise da paisagem, através do Sistema GTP”. No dia 21/Janº: Sérgio Pereira de Souza (Programa de Pós-Graduação em Geografia), tendo como Orientadora a Profª.Drª.Rosângela Aparecida de Medeiros Hespanhol. Tema: “Políticas públicas e desenvolvimento territorial: o Programa de Territórios da Cidadania no Estado de São Paulo”.

No dia 02/Fevº, apresentou-se perante a Comissão Examinadora, o candidato Jean Italo de Araujo Cabrera, para sua defesa de tese de Doutorado (Programa de Pós-Graduação em Geografia), tendo como Orientadora a Profª.Drª. Ruth Künzli. Tema:”O espaço ocupado pelo homem pré-histórico no Oeste Paulista: o caso do Sitio Arqueológico Lagoa São Paulo – 02”. No dia 04/Fevº: Andreia Nunes Militão defendeu tese de Doutorado (Programa de Pós-Graduação em Educação), tendo a Profª.Drª.Yoshie Ussami Ferrari Leite, como Orientadora. Tema:”A complexidade da administração/gestão escolar em sua dimensão pedagógica: limites e possibilidades”.

Na continuidade dos trabalhos desenvolvidos na FCT/Unesp, outras sessões de defesa pública de teses de Doutorado/Geografia, por Aline Weber Sulzbacher (dia 06/Fevº), sob orientação do Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol. Tema:”Política, Território, Poder e Agroindustrialização em Assentamentos de Reforma Agrária no Rio Grande do Sul”. No dia 12/Fevº apresentou-se à Banca Examinadora, o candidato Allaim Wilham Silva de Oliveira, do Programa de Pós-Graduação em Geografia, tendo o Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol, como seu Orientador. Tema escolhido:”Inovação social e sua relação nas políticas públicas”.

Finalmente, no dia 23/Fevº foi desenvolvida mais uma defesa de tese de Doutorado/Programa de Pós-Graduação em Geografia, pela candidata Sandra Medina Benini. A Orientadora foi a Profª.Drª.Encarnita Salas Martn e o tema defendido: “Infraestrutura verde como prática sustentável para subsidiar a elaboração de planos de drenagem urbana: um estudo de caso da cidade de Tupã/SP”.

Perante a Comissão Examinadora, a candidata Sandra Medina Benini do Programa de Pós-Graduação em Geografia defendeu tese de Doutorado no Anfiteatro II, dia 23/Fevº.

A tese defendida publicamente teve a orientação da Profª.Drª. Encarnita Salas Martin, do Departamento de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente, da FCT/Unesp.

A tese de Doutorado/Geografia, defendida pelo candidato Jean Italo de Araujo Cabrera noAnfiteatro II da FCT/Unesp, realizou-se no dia 02/Fevº, sendo uma das primeiras do ano.

Para desenvolver sua tese nesta defesa pública, o candidato ao Doutorado/recebeu total orientação da Profª.Drª. Ruth Künzli, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp.