dez 26

No período compreendido entre 18 de Novembro a 22 de Dezembro deste ano foram desenvolvidas na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente/SP – nada menos que onze dissertações de Mestrado. A maioria (cinco) foi representada pela Fisioterapia e as demais: quatro referências à Geografia e duas opções para Educação. Com o recesso em vigor até 04 de Janeiro de 2015, as próximas dissertações de Mestrado ou teses de Doutorado recomeçarão a ser defendidas ainda na primeira quinzena de Janeiro, de conformidade com a programação previamente elaborada.

Nos dois últimos meses do ano, foram registradas as seguintes defesas públicas de Mestrado: dia 18/Novº – Candidata: Ana Márcia dos Santos Antonio – Fisioterapia – Orientador: Prof.Dr.Vitor Engracia Valenti – Departº de Fonoaudiologia da Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília/SP. Tema: “Recuperação da modulação autonômica cardíaca, após sessão de exercícios com haste oscilatória”. 19/Novº – Candidata: Elisa Bizetti Pelai – Fisioterapia – Orientadora: Profª.Drª.Cristina Elena Prado Teles Fregonesi – Departº de Fisioterapia da FCT/UNESP/Presidente Prudente. Tema: “Efeito da terapia manual na Escoliose Idiopática”.

No dia 24/Novº – Candidato: Rafael de Oliveira Coelho dos Santos – Geografia – Orientador: Prof.Dr. Bernardo Mançano Fernandes – Departº de Geografia da FCT/UNESP/Presidente Prudente-SP. Tema: “Reforma agrária em questão: a propriedade privada como fator de desterritorialização camponesa no projeto de assentamento Primavera em Andradina/SP”. 28/Novº – Candidata: Patrícia Cralcev Azevedo – Educação – Orientadora: Profª.Drª.Yoshie Ussami Ferrari Leite – Departº de Educação da FCT/UNESP – Presidente Prudente-SP. Tema: “As representações sociais dos Diretores das escolas estaduais da Diretoria de Ensino de Presidente Prudente – SP – sobre seu papel e sobre a Escola Pública”.

A seguir: dia 04/Dezº – Candidato: Lucas Melo Neves – Fisioterapia – Orientador: Prof.Dr.Ismael Forte Freitas Junior –Departº de Educação Física – FCT/UNESP – Presidente Prudente –SP. Tema: “Alterações de um programa de atividade física com base em protocolo de treinamento funcional sobre as capacidades funcionais, composição corporal e perfil lipídico de mulheres na menopausa”. 05/Dezº – Candidata: Maria José da Costa – Geografia – Orientador: Prof.Dr.Bernardo Mançano Fernandes – Departº de Geografia da FCT/UNESP – Presidente Prudente – SP. Tema:”Construção do plano camponês: experiências de políticas públicas de desenvolvimento para o campo brasileiro”.

A candidata Maria José da Costa, do Programa de Pós-Graduação em Geografia da FCT/UNESP fez sua defesa pública de dissertação para obtenção do título de Mestrado.

No dia 05/Dezº, a candidata Mariana de Carvalho Pinto fez sua defesa pública de dissertação de Mestrado/Fisioterapia, tendo como Orientadora a Profª.Drª. Cristina Elena Prado Teles Fregonesi, do Departº de Fisioterapia da FCT/UNESP – Presidente Prudente – SP.Tema: “Parâmetros neuropáticos no Diabetes Mellitus”. Em 09/Dezº, a candidata Lucinete Ferreira de Andrade enfrentou a Comissão Examinadora, para defesa de sua dissertação de Mestrado/Geografia. Orientador: Prof.Dr.Paulo César Rocha – Departº de Geografia da FCT/UNESP – Presidente Prudente – SP – Tema:”Análise espaço-temporal do escoamento fluvial nas bacias hidrográficas dos rios Aguapeí e Peixe, Oeste Paulista/Brasil”.

Mariana de Carvalho Pinto, do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia defendeu sua dissertação na FCT/UNESP p/obtenção do título de “Mestrado”.

Da mesma forma, Lucinete Ferreira de Andrade, do Programa de Pós-Graduação em Geografia também desenvolveu sua defesa de dissertação de Mestrado, perante a Comissão Examinadora.

Em continuidade, no dia 19/Dezº – Candidata: Juliana Marina Zanata – Geografia – Orientador: Prof.Dr.Edson Luis Piroli, da UNESP – Câmpus de Ourinhos – SP. Tema: “Mudanças no uso e cobertura da terra na bacia hidrográfica do Ribeirão Bonito/SP”. 22/Dezº – Candidata: Anne Kastelianne França da Silva – Fisioterapia – Orientador: Prof.Dr.Luiz Carlos Marques Vanderlei, do Departº de Fisioterapia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Presidente Prudente – SP. Tema: “Dinâmica Linear e Não Linear da variabilidade da frequência cardíaca: Sensibilidade, especificidade, valor preditivo e correlação de características físicas e clínicas do Diabetes Mellitus Tipo 1”.

Juliana Marina Zanata, do Programa de Pós-Graduação em Geografia se apresentou perante a Comissão Examinadora no último dia 19/Dezº para sua defesa de dissertação de Mestrado.

A candidata Anne Kastelianne França da Silva defendeu publicamente sua dissertação de Mestrado/Fisioterapia, perante a Comissão Examinadora reunida na FCT/UNESP.

Finalmente, no período da tarde de 22/Dezº – 14hs – no Anfiteatro II da FCT/UNESP – Câmpus de Presidente Prudente/ SP – a última defesa pública do ano 2014, ref. Mestrado/Educação. Candidata: Keila Beatriz Fernandes Custódio, tendo como Orientadora a Profª.Drª. Gilza Maria Zauhy Garms, do Departº de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp. Tema:“Concepções epistemológicas que fundamentam práticas educativas do Professor, consolidadas no cuidar e o educar no cotidiano do berçário: contribuições de uma leitura piagetiana”.

A candidata Keila Beatriz Fernandes Custódio – do programa de Pós-Graduação em Educação, desenvolveu na FCT/UNESP a última defesa de dissertação de Mestrado do ano 2014.

PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA FCT/UNESP

NÚMERO DE DEFESAS EM 2014