dez 09

No período de 2 a 4 de Dezembro, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente /SP – promoveu a Semana da Educação Física,reunindo centenas de participantes. A Abertura solene realizada no Anfiteatro I durante ato presidido pelo Diretor, Prof.Dr.Marcelo Messias, estando também presente, o Vice-Diretor, Prof.Dr.José Carlos da Silva Camargo Filho (Zeca), docentes e alunos dos cursos de graduação do Departamento de Educação Física da FCT/Unesp. Trata-se de um evento de âmbito regional, em sua 12ª versão anual.

O tema adotado este ano foi: “Preparação profissional e mercado de trabalho em Educação Física”, com o objetivo de se refletir a respeito das perspectivas futuras do Profissional formado em Educação Física. Para o desenvolvimento dessa programação foram convidados diversos profissionais das diferentes áreas de saúde, através do tema:”Políticas atuais do Ministério da Saúde e a atuação profissional de Educadores Físicos e Fisioterapeutas no Programa de Educação pelo Trabalho e para a Saúde”, organizado em conjunto com professores do Departamento de Fisioterapia da FCT/Unesp.

Na noite de abertura, o cerimonial conduzido por Tony Moreira, anunciou os objetivos principais do evento: Discutir as transformações e desafios do Conhecimento, bem como suas correlações com as atribuições profissionais em Educação Física. Integrar docentes e pesquisadores com a finalidade de trocar experiências e idéias. Oferecer Mesas Redondas e Conferências que complementem e potencializem a formação acadêmica dos participantes e discutir o Trabalho Interdisciplinar e Multiprofissional, bem como sua importância na formação do Estudante.

Feita a composição da mesa, presidida pelo Prof.Dr.Marcelo Messias, foram convidadas a tomar assento: a Profª.Drª.Camila Buonani da Silva (Coordenadora do Curso de Educação Física) e a Profª.Drª.Márcia Regina Canhoto de Lima (Chefe do Departº de Educação Física da FCT/Unesp. E em companhia dos demais participantes (de pé), foi entoado o Hino Nacional Brasileiro, seguindo-se os pronunciamentos dos três ocupantes da mesa.

Palestras pronunciadas

Coube ao Prof.Dr.Ismael Forte Freitas Jr., a missão de proferir a 1ª palestra da XII Semana da Educação Física, abordando o tema: ”Preparação profissional e mercado de trabalho em Educação Física”. A seguir, foi convidada a Profª.Drª.Margareth Anderáos, representante do Conselho Regional de Educação Física/CREF de São Paulo, que falou sobre “Perspectivas futuras”.
Na palestra de encerramento no dia 4/Dezembro, foi Mediador o Prof.Dr.Ismael Forte Freitas Jr, que anunciou a presença do Prof.Dr.Sebastião Gobbi (Unesp/Rio Claro). Convidado para a palestra, discorreu sobre “Exercício Físico, Saúde e Envelhecimento”.

Oficinas e mesas redondas

Oficinas e mesas redondas predominaram no campus da Unesp em Presidente Prudente nos primeiros dias do mês de Dezembro. A 1ª mesa redonda tratou do tema: “Políticas atuais do Ministério da Saúde e a educação profissional de Educadores Físicos e Fisioterapeutas no Programa de Educação pelo trabalho e para a Saúde/PET”, Prof.Dr.Luiz Rogério Romero(DEF-FCT).Participantes: Profª.Drª.Cássia Marisa Manoel (Unesp/Botucatu); Prof.Esp.Guilherme Shimocomaqui (USP-FMRP) e Profª.Me Valéria M.Mendes (USP/SP).

As Oficinas PET com início no dia 3/Dezº no período da manhã nas Salas de Aulas da EF, tiveram inicialmente o Prof.Dr. Luiz Rogério Romeiro como Mediador. Os assuntos evidenciados foram diversos: Ensinar e Aprender; O que fazer da gestão no âmbito do SUS; diálogos e possibilidades; Educação Física e o trabalho em Saúde. Como estamos percorrendo os caminhos da docência universitária nos cursos de graduação das profissões da saúde?

Nas duas últimas Oficinas, o Prof.Dr.Rômulo Araujo Fernandes (DEF-FCT) e o Prof.Dr.Luiz Alberto Gobbo (DEF-FCT) foram os moderadores, tendo ainda a participação do Prof.Dr.Manoel Carlos Spiguel Lima (UNOESTE/SP) e Prof.Me Tony Moreira (UNESP/FCT) falaram sobre ”Treinamento personalizado:aplicações teóricas e práticas” e “Educação Física Escolar: movimento e alegria na Escola”, respectivamente.

Nas mesas redondas que se seguiram, atuação dos seguintes docentes: Profª.Drª.Giovana Rampazzo Teixeira; Prof.Dr.Diego G.Destro Christófaro; Prof.Dr.Rômulo Araujo Fernandes (todos eles do DEF-FCT) e o tema para debate:”Esporte x Comportamento sedentário: E o efeito no crescimento/ desenvolvimento de jovens? Posteriormente, a última mesa redonda, tendo como Mediadora a Profª.Drª.Jamila Sanches Codogno (DEF-FCT) e participantes: Prof.Dr.Luiz Alberto Gobbo e Prof.Dr.Fábio Santos de Lira (ambos do DEF-FCT). Tema para debater:”Prática de exercícios físicos e prevenção de complicações metabólicas e funcionais”.

A XII Semana da Educação Física na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – SP – foi aberta em ato solene no Anfiteatro I.

No ato de abertura, presença de alunos do Departamento de Educação Fisica, docentes e convidados. O ato foi prestigiado por Diretores e Servidores da FCT/Unesp.

Com a formação da mesa, os trabalhos foram presididos pelo Prof.Dr.Marcelo Messias, Diretor da FCT/Unesp, com o primeiro pronunciamento com votos de boas vindas.

Ao lado do Diretor da FCT, a Coordenadora do curso de Educação Física, Profª.Drª.Camila Buonami da Silva e a Chefe do Deptº de Educação Física da FCT/Unesp, Profª.Drª. Márcia Regina Canhoto de Lima.

O Anfiteatro I da FCT/Unesp que sediou o evento, recebeu grande número de participantes. A primeira e a última palestra foram ministradas pelo Prof.Dr.Ismael Forte Freitas Jr.

O Prof.Dr.Rômulo Araujo Fernandes (DEF-FCT) teve atuação destacada como Moderador e membro dirigente da XII Semana da Educação Física na FCT/Unesp-2014

A presença do Prof.Dr.Ismael Forte Freitas Júnior como Moderador e Palestrante – na Abertura e no encerramento do evento – valorizou ainda mais essa realização do Departº de Educação Física.