dez 08

No dia 28 de Novembro, o Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil/ CELLIJ, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente-SP – recebeu da Fundação Itaú Social, importante doação de livros de Literatura, representados por 49 exemplares constituídos de títulos e autores os mais diferentes. A entrega dessas preciosas obras foi feita pelos Srs. Sandro Martinês, em nome do Itaú (Projeto Saúde Global); Dr.Édison Kuramoto, Presidente da ONG “Coluna do Saber” e Prof.Dr.Milton Hirokazu Shimabukuro, um dos integrantes da ONG e docente da FCT/UNESP.

Os títulos em doação foram recebidos são considerados de extrema importância, sendo entregues no próprio local à Profª. Drª. Renata Junqueira de Souza, Diretora e Coordenadora do CELLIJ, que foi acompanhada pela Diretora da Biblioteca da Unesp, Teresa Raquel Vanalli e pela Servidora Silvana Silgueiro. Os livros que vieram acondicionados numa caixa – além de conter excelentes títulos de autores renomados – vem enriquecer ainda mais o acervo da Biblioteca. São obras que representam novas opções para o público que freqüenta o espaço literário infantil e juvenil.

Vale lembrar que os maiores beneficiados são as crianças e adultos, leitores da Literatura Infantil e Juvenil, cumprindo assim o objetivo do Programa Social e dos Projetos do Centro de Estudos, implantados no câmpus universitário da FCT/Unesp. É importante ressaltar que o Programa da Fundação Itaú Social tem por objetivo o apoio e elaboração de programas que visam o progresso das políticas públicas de educação. Uma de suas ações é representada pelo Projeto “Ler para uma criança”, que assim como nós, acredita no poder que a leitura tem na vida de uma criança.

O que é o CELLIJ ?

É um centro localizado no Câmpus da Unesp em Presidente Prudente, onde ocorrem inúmeros projetos, voltados à área de leitura e literatura infantil e juvenil. Esses projetos, geralmente são financiados por órgãos responsáveis dedicados à pesquisas acadêmicas. No espaço, ainda se encontra a Biblioteca Infantil de Prudente – B I P – motivo das doações do Programa Social do Itaú.

Enfim, a Caixa que o Programa doou para o CELLIJ – com 49 títulos entre infantis e juvenis – já foram cadastrados e se encontram à disposição de todos os usuários inscritos ou interessados em conhecer essas novas e maravilhosas obras da literatura. Agora fazendo parte do acervo da Biblioteca do Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil da FCT/Unesp. A B I P agradece a iniciativa e parabeniza a Fundação Itaú Social, pela brilhante iniciativa.

Profª.Renata: contemplada no PROCAD

A Profa. Dra. Renata Junqueira de Souza, docente do Departamento de Educação e pesquisadora do PPGE foi contemplada no Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (PROCAD), através de um novo Edital (Número 071/2013). O programa PROCAD tem por objetivo apoiar projetos conjuntos de ensino e pesquisa, em instituições distintas que estimulem a formação pós-graduada e, de maneira complementar a graduada. Também foi incluída a mobilidade docente e discente, visando a diminuição das assimetrias regionais observadas no Sistema Nacional de Pós-Graduação – SNPG.

A Professora Renata estará atuando em parceria com a Profa. Cynthia Girotto da Unesp/Marília e as Profas. Fabiane Bularmaque da Universidade de Passo Fundo/RS e Maria Amélia Dalvi da Universidade Federal do Espírito Santo. A finalidade principal dessa atividade é o desenvolvimento do projeto intitulado “Leitura nas licenciaturas: espaços, materialidades e contextos na formação docente” (resumo do projeto). Em síntese: o objetivo é analisar o perfil leitor de universitários ingressantes nas licenciaturas de Letras e Pedagogia de quatro universidades brasileiras.

Com esse trabalho já programado para 2015, serão apontados princípios, conhecimentos e ações pedagógicas para a formação de leitores na universidade, reconhecida como espaço privilegiado de mediação da leitura e de circulação de práticas de leitura. Êxito, com toda certeza, considerando a capacidade demonstrada no decorrer dos anos pela Profª.Drª.Renata Junqueira de Souza, ao desenvolver suas atividades profissionais à frente do CELLIJ e outros órgãos representativos da FCT/Unesp. Congratulações à Profa. Renata e toda sua equipe de pesquisadores, por mais esta brilhante conquista.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O CELLIJ – Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil – funciona no Câmpus da Unesp em Presidente Prudente e recebe importantes visitas.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Em sua nova sede inaugurada recentemente também se encontra a Biblioteca Infantil de Prudente – B I P – e uma de suas ações é o Projeto: ”Ler para uma criança”

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Fundação Itaú Social reconheceu a importância desse empreendimento cultural e ofereceu em doação uma caixa contendo 49 títulos, de autores renomados para enriquecer o acervo.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
As obras doadas pela Fundação Itaú Social, foram recebidas pela Diretora do CELLIJ, Profª.Drª. Renata Junqueira de Souza, pela Diretora da Biblioteca da Unesp, Teresa Raquel Vanalli e Silvana Silgueiro.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Em nome do CELLIJ e da Biblioteca Infantil de Prudente – B I P – a Profª.Drª. Renata Junqueira de Souza externou seus agradecimentos à Fundação Itaú Social, pela doação e apoio recebidos.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.