dez 08

No dia 28 de Novembro, o Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil/ CELLIJ, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente-SP – recebeu da Fundação Itaú Social, importante doação de livros de Literatura, representados por 49 exemplares constituídos de títulos e autores os mais diferentes. A entrega dessas preciosas obras foi feita pelos Srs. Sandro Martinês, em nome do Itaú (Projeto Saúde Global); Dr.Édison Kuramoto, Presidente da ONG “Coluna do Saber” e Prof.Dr.Milton Hirokazu Shimabukuro, um dos integrantes da ONG e docente da FCT/UNESP.

Os títulos em doação foram recebidos são considerados de extrema importância, sendo entregues no próprio local à Profª. Drª. Renata Junqueira de Souza, Diretora e Coordenadora do CELLIJ, que foi acompanhada pela Diretora da Biblioteca da Unesp, Teresa Raquel Vanalli e pela Servidora Silvana Silgueiro. Os livros que vieram acondicionados numa caixa – além de conter excelentes títulos de autores renomados – vem enriquecer ainda mais o acervo da Biblioteca. São obras que representam novas opções para o público que freqüenta o espaço literário infantil e juvenil.

Vale lembrar que os maiores beneficiados são as crianças e adultos, leitores da Literatura Infantil e Juvenil, cumprindo assim o objetivo do Programa Social e dos Projetos do Centro de Estudos, implantados no câmpus universitário da FCT/Unesp. É importante ressaltar que o Programa da Fundação Itaú Social tem por objetivo o apoio e elaboração de programas que visam o progresso das políticas públicas de educação. Uma de suas ações é representada pelo Projeto “Ler para uma criança”, que assim como nós, acredita no poder que a leitura tem na vida de uma criança.

O que é o CELLIJ ?

É um centro localizado no Câmpus da Unesp em Presidente Prudente, onde ocorrem inúmeros projetos, voltados à área de leitura e literatura infantil e juvenil. Esses projetos, geralmente são financiados por órgãos responsáveis dedicados à pesquisas acadêmicas. No espaço, ainda se encontra a Biblioteca Infantil de Prudente – B I P – motivo das doações do Programa Social do Itaú.

Enfim, a Caixa que o Programa doou para o CELLIJ – com 49 títulos entre infantis e juvenis – já foram cadastrados e se encontram à disposição de todos os usuários inscritos ou interessados em conhecer essas novas e maravilhosas obras da literatura. Agora fazendo parte do acervo da Biblioteca do Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil da FCT/Unesp. A B I P agradece a iniciativa e parabeniza a Fundação Itaú Social, pela brilhante iniciativa.

Profª.Renata: contemplada no PROCAD

A Profa. Dra. Renata Junqueira de Souza, docente do Departamento de Educação e pesquisadora do PPGE foi contemplada no Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (PROCAD), através de um novo Edital (Número 071/2013). O programa PROCAD tem por objetivo apoiar projetos conjuntos de ensino e pesquisa, em instituições distintas que estimulem a formação pós-graduada e, de maneira complementar a graduada. Também foi incluída a mobilidade docente e discente, visando a diminuição das assimetrias regionais observadas no Sistema Nacional de Pós-Graduação – SNPG.

A Professora Renata estará atuando em parceria com a Profa. Cynthia Girotto da Unesp/Marília e as Profas. Fabiane Bularmaque da Universidade de Passo Fundo/RS e Maria Amélia Dalvi da Universidade Federal do Espírito Santo. A finalidade principal dessa atividade é o desenvolvimento do projeto intitulado “Leitura nas licenciaturas: espaços, materialidades e contextos na formação docente” (resumo do projeto). Em síntese: o objetivo é analisar o perfil leitor de universitários ingressantes nas licenciaturas de Letras e Pedagogia de quatro universidades brasileiras.

Com esse trabalho já programado para 2015, serão apontados princípios, conhecimentos e ações pedagógicas para a formação de leitores na universidade, reconhecida como espaço privilegiado de mediação da leitura e de circulação de práticas de leitura. Êxito, com toda certeza, considerando a capacidade demonstrada no decorrer dos anos pela Profª.Drª.Renata Junqueira de Souza, ao desenvolver suas atividades profissionais à frente do CELLIJ e outros órgãos representativos da FCT/Unesp. Congratulações à Profa. Renata e toda sua equipe de pesquisadores, por mais esta brilhante conquista.

O CELLIJ – Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil – funciona no Câmpus da Unesp em Presidente Prudente e recebe importantes visitas.

Em sua nova sede inaugurada recentemente também se encontra a Biblioteca Infantil de Prudente – B I P – e uma de suas ações é o Projeto: ”Ler para uma criança”

A Fundação Itaú Social reconheceu a importância desse empreendimento cultural e ofereceu em doação uma caixa contendo 49 títulos, de autores renomados para enriquecer o acervo.

As obras doadas pela Fundação Itaú Social, foram recebidas pela Diretora do CELLIJ, Profª.Drª. Renata Junqueira de Souza, pela Diretora da Biblioteca da Unesp, Teresa Raquel Vanalli e Silvana Silgueiro.

Em nome do CELLIJ e da Biblioteca Infantil de Prudente – B I P – a Profª.Drª. Renata Junqueira de Souza externou seus agradecimentos à Fundação Itaú Social, pela doação e apoio recebidos.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.