nov 02

O candidato Adilson Berveglieri, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas da FCT/UNESP, defendeu tese de Doutorado em sessão presidida pelo Prof.Dr.Antonio Maria Garcia Tommaselli, do Deptº de Cartografia. SimultaneamenteTommaselli atuou também como Orientador do Doutorando, no dia 14/Outubro. A defesa pública verificou-se a partir das 14hs na Sala de Apresentação de Projetos/Cartografia.

Atuaram como membros da Comissão Examinadora, os docentes: Prof.Dr.Maurício Gallo e Prof.Dr. João Fernando Custódio da Silva, ambos integrantes do Deptº de Cartografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/Presidente Prudente; Prof.Dr.Irineu Silva, da Escola de Engenharia da USCar da Universidade de São Paulo/USP e Prof.Dr.Edson Aparecido Mitishita, do Deptº de Geometria da Universidade Federal do Paraná/UFPR.

Tema escolhido para a defesa:”Localização automática de pontos de controle em imagens aéreas baseadas em cenas terrestres verticais”, que o candidato ao Doutorado classifica como controle de campo, fundamental nos processos de orientação de imagens, baseando-se na determinação das coordenadas terrestres de elementos fotoidentificáveis.

O Doutorando Adilson Berveglieri afirma:”As técnicas de levantamento aéreotêm evoluido com a integração de Sistemas de Posicionamento por Satélites (Global Navigation Satellite System –GNSS) e sistema inercial, possibilitando a orientação direta do sensor da câmara. Porém, mesmo com o desenvolvimento e consolidação dessas técnicas, pontos de controle são necessários para corrigir erros sistemáticos e avaliar a orientação direta do sensor da câmara. A localização desses pontos de controle nas imagens ainda é uma tarefa realizada por medições manuais/interativas, sendo uma fonte adicional de erros devido à capacidade limitada do operador para determinar a posição do ponto levantado em campo”.

Para realizar o fluxo automático – diz o Doutorando – desenvolveu-se uma técnica para coletar imagens terrestres na forma necessária. Uma placa com alvo de controle foi acoplada ao receptor GNSS e usada como parte do levantamento de campo, enquanto as imagens terrestres foram coletadas por uma câmara digital com lente panorâmica (fisheye), em posição nadiral, e elevada a alguns metros do terreno para adquirir as principais características da área.

Além dessa técnica outras foram desenvolvidas para preparar a cena terrestre de controle com retificação e ortorretificação; localizar o ponto de controle em janela de busca na imagem aérea e minimizar as diferenças nas correspondências entre imagens terrestre e aérea, definindo melhor a posição subpixel do ponto de controle.

Os resultados alcançados com a medição automática foram mais acurados na comparação com resultados obtidos co medições interativas. Assim – conclui Berveglieri – a abordagem proposta demonstrou que as cenas terrestres podem ser usadas como entidades de controle, permitindo localizar automaticamente coordenadas terrestres em imagens aéreas cm precisão subpixel. Além disso, o trabalho desenvolvido também proporcionou uma técnica eficiente de coleta de imagens terrestres, que pode ser usada para outras aplicações fotogramétricas.

O candidato Adilson Berveglieri, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas se apresenta perante a Comissão Examinadora para sua defesa pública de tese de Doutorado.

Como Presidente da Mesa e Orientador, o Prof.Dr.Antonio Maria Garcia Tommaselli, juntamente com outros docentes que integram a Comissão Examinadora, na Sala de Apres.de Projetos.