out 13

A Conferência de encerramento com a presença e participação do Prof. Dr.Jurandyr L.S.Ross, as homenagens tributadas à Assessora Administrativa do Deptº de Geografia, Maria Lúcia Campos de Castro; ao Prof.Dr.João Osvaldo Rodrigues Nunes (DEGEO) e à Mestranda de Geografia, Lucinete Ferreira Andrade, bem como trabalhos de campo no vizinho Estado do Paraná foram os destaques finais nos eventos da Geografia entre 29/Setº a 3/Outº de 2014.

Desde a abertura oficial no Auditório do Discente V pelo Prof.Dr.Everaldo Santos Melazzo (representando a Diretoria da FCT/UNESP), a brilhante palestra (na Conferência de Abertura), proferida pela Profª.Drª.Maria Encarnação Beltrão Sposito, seguida de outras atividades até a Conferência de Encerramento do I Seminário Nacional de Integração da Graduação e Pós-Graduação em Geografia, a XV Semana da Geografia e o X Encontro de Estudantes de Licenciatura em Geografia da FCT/UNESP, tudo foi coroado de pleno êxito.

A conferência “Teoria e Prática: Pensar e agir na Geografia” proferida no dia 2/Outº pelo Prof. Dr. Jurandyr L. S. Ross, Professor Titular do Departamento de Geografia da FFFLCH/USP, foi acompanhada com o máximo interesse. Na ocasião, o conferencista discorreu sobre o desenvolvimento da Ciência Geográfica bem como sobre o exercício da profissão de Geógrafo. Nessa oportunidade, muitos geógrafos e demais interessados presentes, fizeram interpelações, com resposta imediata e esclarecedora do Professor Jurandyr.

Excursão científica

Para coroar os trabalhos desenvolvidos durante o evento, foi realizada uma excursão científica pela região do Pontal do Paranapanema, sob orientação do Prof. Dr. Jurandyr Ross, no dia 3/Outº. Através de observação e análise de aspectos físicos, bióticos e antrópicos em paisagens diversas, desenvolveram-se ricos debates que muito contribuíram para entender algumas características regionais, sob diversos aspectos.

Contando com a participação de mais de 60 geógrafos (entre alunos de graduação, de pós-graduação e professores), foram percorridos – desde Presidente Prudente – aproximadamente 500 km. As atividades do Grupo de Pesquisa foram concentradas no vizinho Estado do Paraná, depois de transpor o Pontal e o rio Paranapanema, na divisa dos 2 Estados. As atividades só foram concluídas no município de Terra Rica, no extremo noroeste do Estado do Paraná. Os participantes asseguraram que as atividades desenvolvidas nessa missão científica proporcionaram excelentes resultados, com o mais amplo aproveitamento por parte de todos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.Jurandyr L.S.Ross, da USP veio especialmente convidado para a Conferência de Encerramento do I Seminário Nacional de Integração da Graduação e Pós-Graduação em Geografia, juntamente com outros eventos da Geografia na FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Docentes e estudantes de Pós-Graduação do Deptº de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp juntamente com palestrantes convidados,5 realizaram um encontro científico para debater importantes temas ligados à Geografia brasileira..

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na sessão de encerramento desses três eventos simultâneos de Geografia realizados em Presidente Prudente, houve participação de quase uma centena de Geógrafos de várias regiões brasileiras e também homenagens especiais a integrantes do Deptº de Geografia.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.Ricardo PIres de Paula anunciou como Coordenador, as homenagens prestadas em nome do Departamento de Geografia da FCT/UNESP à Mestranda Lucinete Ferreira Andrade e ao dedicado Prof.Dr.João Osvaldo Rodrigues Nunes, do DEGEO.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Por todos os méritos, uma homenagem especial à eficiente Assessora Administrativa do Deptº de Geografia, Maria Lúcia Campos de Castro. E o Prof.Dr.Jurandyr L.S.Ross fez questão de cumprimentar e abraços todos os homenageados.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
E os cumprimentos foram extensivos ao ex-colega de vida universitária do Professor Jurandir, o Prof.Dr.Armando Garms, de destacada atuação na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A etapa final foi mais distante: em Terra Rica/Estado do Paraná no dia 03 de Outubro, onde se cumpriu um novo projeto de Pesquisa Científica, com um Grupo formado por mais de 60 Geógrafos ( entre Alunos de graduação, Pós-Graduação e Professores).

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.