set 27

A Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente – através de sua Diretoria e sua Congregação – prestou significativa homenagem aos Professores: Marcos Alegre e Luiz Gonzaga dos Santos (Lugo). Tudo em decorrência da atuação de liderança e pioneirismo que ambos exerceram nos primórdios da implantação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, posteriormente transformada em Instituto de Planejamento e Estudos Ambientais e por fim, Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP – Campus de Presidente Prudente.

Em seu pronunciamento, o Diretor da Instituição, Prof. Dr. Antônio Nivaldo Hespanhol, ressaltou a atuação dos dois professores e do Jornal O Imparcial – representado pelos seus diretores Deodato Silva, Mário Peretti e Adelmo Vanalli – reconhecendo e agradecendo a população de Presidente Prudente que tão bem acolheu e acolhe esta Faculdade, ao longo dos seus 51 anos de existência.

Sem dúvida – disse o Diretor da FCT/UNESP – o Professor Marcos Alegre é merecedor do título de professor emérito, o mais nobre dos títulos acadêmicos que um professor universitário pode receber. A concessão desse título foi sugerida pelo Professor Doutor Hideo Sudo e acatada por unanimidade em reunião da congregação ocorrida no ano de 1983 (há 27 anos atrás). Mas naquela ocasião o ato solene da congregação não foi realizado.

Acrescentou em seu pronunciamento que a correção desse lapso foi sugerida pelos Departamentos de Cartografia e de Geografia, neste ano de 2010 e prontamente aceita pela congregação da FCT – UNESP. Trata-se de um justo reconhecimento a esse notável professor, grande pesquisador, grande geógrafo dedicado à Cartografia (detalhista, rigoroso e minucioso).

Além de notável professor, pesquisador e geógrafo, o Professor Marcos Alegre teve grande envolvimento administrativo com a instituição: Foi coordenador do Departamento de Geografia entre 1966 e 1968; vice-diretor entre 1968 e 1971 e entre 1975 e 1979); chefe do Departamento de Geografia entre 1975 e 1977; coordenador do curso de Engenharia Cartográfica entre 1977 e 1980; chefe do Departamento de Cartografia entre 1980 e 1982; diretor desta instituição entre os anos de 1986 e 1990, quando já estava aposentado e sub-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia entre 1998 e 1999.

Na condição de diretor desta faculdade, o Professor Marcos Alegre, teve visão de futuro e se empenhou para que esta unidade da UNESP, encampasse o antigo Instituto Municipal de Ensino Superior (IMESPP) no final dos anos 1980 e se tornasse uma instituição de maior peso no contexto da UNESP .

Reconhecer as qualidades e a contribuição do Professor Marcos Alegre é um ato de nobreza, que engrandece a todos nós que o realizamos. Felicito o Professor Hideo Sudo e os Departamentos de Cartografia e de Geografia pela iniciativa, bem como os membros da congregação da FCT- UNESP por terem tão sabiamente acolhido a indicação.

O progresso alcançado por esta instituição pública é fruto do esforço, da dedicação e da sensatez não somente dos seus antigos e atuais professores (a exemplo do Professor Marcos Alegre), funcionários e alunos. Mas também de pessoas da comunidade, a exemplo do Professor LUIZ GONZAGA DOS SANTOS e dos diretores do Jornal O Imparcial que tanto lutaram para que a faculdade criada no ano de 1957 fosse realmente implantada em Presidente Prudente. Fato esse, que se deu somente no ano de 1959 depois de muita mobilização e empenho de pessoas como o Professor LUGO e a Professora Ruth (que foi aluna e depois professora da instituição), e o apoio de um importante veículo de comunicação como o Jornal “O Imparcial”.

O passado é o principal suporte da identidade humana e como tal não pode se perder. Relembrar este passado confirma a identidade e enriquece o presente com resíduos ampliados sobre tempo que já se foi. Eu não tenho dúvidas de que o que nós temos de mais importante nesta faculdade, tanto no passado quanto no presente, são as pessoas. São elas que construíram e constroem com o seu trabalho e dedicação o valor e o prestígio alcançado pela instituição ao longo dos seus 51 anos de existência.

Como instituição pública, sustentada com recursos provenientes da arrecadação de ICMS, a FCT – UNESP tem a obrigação de abrir as suas portas e estabelecer parcerias com a sociedade de Presidente Prudente e região, com o intuito: de continuar formando profissionais com elevada competência técnica, mas que ao mesmo tempo tenham sensibilidade e compromisso social; de desenvolver pesquisas puras e aplicadas de qualidade, que contribuam para o avanço da ciência e solucionem problemas da sociedade; de realizar atividades de extensão universitária que coloquem os nossos alunos em contato direto com a realidade, ao mesmo tempo em que aproxima a instituição da sociedade.

O Prof. Dr. Antônio Nivaldo Hespanhol, disse mais: Hoje é um dia especial para a FCT – UNESP porque estamos concedendo o título de Professor Emérito ao Prof. Dr. Marcos Alegre, que tanto se dedicou e ainda se dedica a esta instituição. Estamos agradecendo e reconhecendo o importante papel exercido por pessoas como o Professor LUGO e instituições como o Jornal “O Imparcial” pelo papel desempenhado no passado e pela parceria que temos no presente.

Os homenageados

O Prof.Luiz Gonzaga dos Santos, usou o microfone para o seu agradecimento. Primeiro, agradeceu a Deus por ter colocado nesse estabelecimento, tantas pessoas competentes, idealistas e despreendidas, proporcionado a outras tantas pessoas, a oportunidade de participar e contribuir para que a Faculdade continuasse prestando tão excelentes serviços, neste meio século de atividades. Jamais me esquecerei do apoio da imprensa – disse ele – nem da participação dos colegas de magistério, dos funcionários, dos estudantes, daqueles que militavam na área política e da comunidade.

A seguir, num testemunho inédito relatou que Presidente Prudente acolhia estudantes de muitas cidades da região. Daí, a necessidade de ser criado um “Trem de estudantes”, que trazia alunos de Rancharia, parando em cada cidade até chegar ao seu destino, perto das 18h40. Simultaneamente, outro Trem saía de Presidente Epitácio, numa viagem demorada à tarde até alcançar Presidente Prudente, quase no mesmo horário. Da estação até as Escolas era uma correria para não perder a primeira aula.

Outro detalhe interessante: os alunos eram obrigados a assistir às aulas, usando paletó e gravata. O mesmo se exigia dos funcionários e dos professores. Perto das 23h00 os Trens deixavam a Estação e os levavam de volta às cidades de origem. Muitos pais iam aguardá-los nas Estações ferroviárias para o retorno às suas residências. Em seguida, o Prof. Lugo falou do Movimento que ele e outros professores lideraram com vistas à criação e instalação da primeira Faculdade (Filosofia,Ciências e Letras de Pres.Prudente), que desde o início contou com o apoio sumamente importante da imprensa.

“Os jornais e emissoras de rádio deram ampla e elogiável cobertura à manifestação. Ao cair da noite de 03 de Maio de 1958, muitos e muitas estudantes se reuniram em frente ao I.E. Fernando Costa. Carregavam caixas e caixas de foguetes, milhares de folhetos, cartazes e faixas. De outras escolas também participaram muitas e muitos estudantes. Ao som das fanfarras, chegaram à Praça 9 de Julho nas proximidades do palanque e muitos foram os oradores; entre eles sete estudantes. Exatamente um ano depois, a 03 de Maio de 1959, a Faculdade foi instalada com dois cursos, nove professores e quarenta alunos” – concluiu o Prof. Luiz Gonzaga dos Santos.

O Prof. Dr. Marcos Alegre, complementa as palavras do Prof. Lugo, dizendo: De fato, a trajetória desta unidade universitária está descrita nessa história. Começou pequenina, enfrentando imensas dificuldades, como ocorre sempre com a família muito pobre, sem casa para morar, perambula pela cidade. Apesar de tudo, o gruo – verdadeira família – vai crescendo e seu trabalho começa a aparecer. O edifício chamado carinhosamente de FAFI vai se fazendo, toma forma, acaba se integrando à família maior, à sociedade e, de tal maneira se comporta que aos poucos também vai transformando essa sociedade que cresce junto, irmanada. Há dificuldade e muita luta para vencê-la, mas também alegria e esperança!”

Depois, diz o Prof. Dr. Marcos Alegre: Os tempos estão mudados e a nova construção (FCT), com muito esforço, vai se fazendo. Os recursos continuam parcos, mas, mesmo assim, as coisas acontecem porque os operários são bons, competentes e conseguiram levantar grandioso edifício bem maior do que aquele imaginado pelo pessoal do passado (12 cursos,alguns desdobrados,pós-graduação,alta qualificação).

Finalizando seu pronunciamento como “Professor Emérito” declara: É importante ressaltar que agora esse edifício (FCT) faz parte de uma espécie de Condomínio (UNESP) e, como tal perfeitamente seguro. Deus é o grande guia, mas na obra deve haver um comando eficiente. E para mostrar que Deus está atento, nossos comandantes e vices, têm sido verdadeiramente abençoados. Assim, esta Faculdade continua em sua triunfal trajetória ascendente. O futuro se apresenta muito promissor!


O Prof. Dr. Marcos Alegre foi o grande homenageado da FCT/UNESP, em reconhecimento a sua brilhante e destacada atuação. A Universidade foi representada pelo Prof. Dr. Antonio Nivaldo Hespanhol.


A família do grande homenageado, Prof. Dr. Marcos Alegre se fez presente à cerimônia realizada no Auditório V da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP.


Outros dois homenageados foram o Professor Luiz Gonzaga dos Santos e o Jornalista Adelmo Santos Reis Vanalli, que representou o Jornal O Imparcial, juntamente com outros Diretores.

Escrito por Assessor de Imprensa

Escreva um Comentário

Você deve estar logado para escrever um comentário.