out 10

Através do Projeto de Extensão Universitária – PROEX – mediante gerenciamento de resíduos sólidos urbanos, organização de Catadores de materiais reciclados e Educação Ambiental, realizou-se em Presidente Prudente mais um Workshop, onde foi ressaltada a importância e participação das Escolas e da comunidade em geral. A coordenação do evento esteve a cargo do Prof.Dr.Sílvio Rainho Teixeira, do Departamento de Física, Química e Biologia da FCT/UNESP. Abertura no dia 7 de Outubro (Das 8h30 às 12h30) no CEFORPPE da Secretaria Municipal de Educação (na Rodovia Comendador Alberto Bonfiglioli), seguindo-se uma programação especial para debater o assunto.

Desse evento participaram cerca de 80 pessoas; a maioria Professores da Rede Municipal de Ensino. Também compareceram representantes da Diretoria de Ensino de Presidente Prudente e Secretarias Municipais de quatro municípios da região. O principal objetivo do Workshop foi destacar a importância da participação das escolas, educadores e estudantes para conscientização e integração da comunidade no processo de separação dos recicláveis residenciais. É um trabalho que visa separar esse material dos resíduos sólidos, posteriormente coletado e manipulado para transformação pelas Cooperativas de Reciclagem.

O Professor Silvio explica que grande parte do Lixo produzido, é matéria prima que pode ser reutilizada. “O aproveitamento desse material, resulta em benefícios ambientais, financeiros e de saúde para toda a comunidade. Nossa participação no tratamento correto do Lixo, começa em nossas residências, reduzindo sua produção, separando os recicláveis e colaborando com a coleta seletiva por parte das Cooperativas de Coletores de recicláveis” – acentuou.

O Gestor Comercial (Voluntário), Mário Augusto Serrano – da Cooperlix – Cooperativa que opera na coleta dos reciclados há alguns anos juntamente com a Coo-Prudente informou que atualmente vem enfrentando dificuldades para o atendimento geral, exclusivamente por falta de mão-de-obra. Considerando o custo de manutenção calculado em 19 mil reais por mês, o Cooperado recebe em média o equivalente a pouco mais de um salário mínimo. Recebe ainda outros R$100,00 para o transporte mensal; e a coleta se faz preferencialmente nos Condomínios residenciais, onde existe maior quantidade de reciclados, previamente selecionados.

Importante participação

Entre os dirigentes desse Encontro, a Profª Agda Eunice de Souza, alunos e estagiários da FCT/UNESP: Daniel de Souza Lemes Cardoso, Bárbara Hernandes de Almeida, Amanda Pereira dos Santos Lima, Henrique Brandimarte Molleta, Caíque Bonfietti Martins e outros. Presença também da Secretária de Educação, Profª Ondina Gerbasi e representantes da Secretaria do Meio Ambiente, Prefeituras, Associações e 34 Escolas Públicas Municipais. David Aquino, da área de Engenharia Ambiental da Unesp falou sobre a Segurança dos Cooperados. Destacou as características do material reciclável, classificado com 3 R -Reduzir/Reutilizar e Reciclar – lembrando que “reciclável é o que pode ser reaproveitado novamente”.

Outros integrantes da equipe abordaram aspectos da Educação Ambiental na Educação Integral através do Programa “Cidade-Escola”, com a transformação das escolas em espaços educadores sustentáveis. Outros trataram da questão da Horta Escolar ou Comunitária e o uso eficiente da água na conservação do solo, da compostagem e espaço de Educação Ambiental para desenvolver ações em defesa do meio ambiente. É papel da escola, ensinar às crianças a cuidar da terra. O Prof.Dr.Sílvio Rainho Teixeira nesse Workshop, conclui: “Através da educação ambiental e da participação das crianças e jovens, é possível mostrar à nossa comunidade que o Lixo é um problema de todos nós. Somos responsáveis pelo seu destino final correto, uma vez que somos os principais geradores” – disse.

Workshop de Educação Ambiental chamou a atenção de todos para a importância da participação das Escolas e Comunidade, na separação dos materiais recicláveis para a Coleta Seletiva. Coordenação do Prof.Dr.Silvio Rainho Teixeira, da FCT/UNESP.

O Gestor Comercial (Voluntário), Mário Augusto Serrano falou da importância das Cooperativas na Coleta Seletiva de materiais recicláveis envolvendo a maior parte da cidade de Presidente Prudente, conforme se verifica neste mapa especial.

Sob a Coordenação do Prof.Silvio, estagiários e estudantes da FCT/UNESP estão envolvidos nesse trabalho de Educação Ambiental, incluindo David Aquino representando a equipe de alunos do curso de Engenharia Ambiental da UNESP.

A Profª. Agda Eunice de Souza está integrada a esse trabalho de voluntários, contando ainda com a participação de Sheila Lopes e apoio de inúmeros estudantes e estagiários do Departamento de Física, Química e Biologia e outros.

Cada participante desse Workshop tem sempre uma palavra de incentivo aos que se dedicam à esse trabalho dedicado à causa ambiental. Por isso, deve ser valorizado em todos os aspectos, recebendo o reconhecimento por essa dedicação.

Avaliação e sugestões marcaram o encerramento deste Workshop que teve por finalidade analisar os resultados alcançados através do projeto de Extensão Universitária da UNESP – Câmpus de Presidente Prudente – SP.