out 09

A candidata Viviane Fernanda de Oliveira, do Programa de Pós-Graduação em Geografia na FCT/UNESP defendeu publicamente sua dissertação para obtenção do titulo de Mestrado no último dia 30 de Setembro. A Orientadora foi a Profª.Drª.Eda Maria Goes, do Deptº de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia. A defesa se desenvolveu no Anfiteatro VI e foi acompanhada por grande número de interessados, em sua maioria, estudantes de graduação e pós-graduação em Geografia.

Fizeram parte da mesa como integrantes da Comissão Examinadora, as docentes: Maria Angélica de Oliveira Magrini, da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal – Universidade Federal de Uberlândia/MG; Profª.Drª.Maria Encarnação Beltrão Sposito, do Departamento de Geografia da FCT/UNESP e a Orientadora já citada, Profª.Drª. Eda Maria Goes, do mesmo Departamento.

O tema desenvolvido foi relacionado ao Setor habitacional: “Os sentidos da casa própria: Condomínios horizontais fechados e novas práticas espaciais em Presidente Prudente e São Carlos, no Estado de São Paulo”, que a Mestranda classifica como espaços residenciais fechados de alto padrão (mas também populares), em áreas distantes da malha urbana.

A abordagem inicial diz respeito à expansão urbana experimentada pelas cidades brasileiras, que vem ocorrendo em descontinuidade, “aos quais voltamos nossa atenção nesta dissertação; que procura compreender como essas novas formas de morar são influenciadas e influenciam a produção do espaço urbano de cidades médias como Presidente Prudente e São Carlos”.

Viviane Fernanda de Oliveira acrescenta em sua defesa de dissertação de Mestrado: “A perspectiva metodológica adotada é a do cotidiano dos seus moradores, em sua relação com os espaços urbanos, e as práticas dos moradores de um espaço residencial popular aberto em cada uma dessas cidades também foram analisadas, como forma de identificar contrapontos e semelhanças”.

Com as entrevistas – diz ela – constatamos que a opção pela tipologia fechada, pelos agentes imobiliários, visa reverter desvantagens locacionais e superexplorar espaços internos, enquanto que, para os moradores, ela é estratégia na evitação dos estigmas próprios das periferias nas quais estão localizados os condomínios pesquisados.

“Embora convivam com processos que não são novos de produção desses espaços periféricos, as novas barreiras (físicas e simbólicas) contribuem para que novos sentidos da casa própria sejam difundidos, ao mesmo tempo em que acentuam a tendência à privatização, em curso nessas cidades”. – concluiu.

Viviane Fernanda Oliveira, do Programa de Pós-Graduação em Geografia defendeu dissertação para obtenção do titulo de Mestrado na FCT/UNESP, perante a Comissão Examinadora, reunida no Anfiteatro VI no dia 30 de Setembro de 2014.